Bibliotecas recebem certificação ISO 9001:2008

0h00

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Anhembi Morumbi (SISBAM) foi certificado pela ISO 9001:2008, um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.

O SISBAM, que têm como objetivo a prestação de serviços e produtos de informação voltada ao universo acadêmico, é certificado pela ISO 9001 desde 2006. “Receber novamente essa certificação ratifica o compromisso que os nossos serviços têm com a qualidade”, diz Eveli Freire, coordenadora do Sistema de Bibliotecas da Universidade.

Segundo Eveli, essa nova conquista reflete no ensino e na aprendizagem dos alunos da Anhembi Morumbi, disponibilizando o acesso à informação de forma eficiente. “Sempre utilizamos os princípios de gestão da qualidade para conduzir as Bibliotecas, focando na satisfação do cliente, na melhoria contínua e nos processos nos serviços de informação”, ressalta.

Para receber a certificação, o SISBAM passou por uma avaliação que compreende todos os processos e serviços oferecidos em conformidade com os requisitos da Norma NBR ISO 9001:2008. Entre os processos avaliados estão o planejamento e a constituição do acervo, o processamento documental, os serviços de referência, a consulta, a circulação e os empréstimos de acervos; bem como a divulgação e marketing, a gestão de recursos, a medição, a análise e a melhoria.
 
A coordenadora do SISBAM conta que o maior desafio das Bibliotecas é manter a qualidade, buscando melhoria contínua em todos os processos e a satisfação da comunidade acadêmica.

Sobre o SISBAM

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Anhembi Morumbi – composto por quatro unidades, distribuídas de acordo com a área de conhecimento de cada campus – está alinhado aos objetivos da Instituição, promovendo, por meio das instalações, acervos e serviços, as condições ideais à pesquisa e aprendizado dos estudantes.

As unidades das Bibliotecas são interligadas por meio de rede informatizada, que possibilita ampliar e oferecer ao usuário o conteúdo do acervo, composto de mais de 360 mil itens, que compreende documentos digitais, livros, periódicos, publicações científicas, filmes e materiais não convencionais como: tecidos, games e embalagens. Acesse aqui o site das Bibliotecas.