“Balloons”, animação produzida pelo prof. Jonas Brandão, é premiada no 3º Granimado

0h00

Na 3ª edição do Granimado – Festival Brasileiro de Animação de Gramado/RS, principal evento destinado à animação brasileira, realizado entre os dias 9 e 12 de outubro, o prof. Jonas Brandão, do curso de Design de Animação, recebeu o “Prêmio Especial do Júri” pela produção de “Balloons”, obra realizada durante o programa Hothouse da National Film Board (NFB), no Canadá.

O filme, feito com 2D Digital, totalmente realizado em computador e com a técnica de cut-out (recorte), conta a história de dois homenzinhos voando no céu, amarrados a balões, que decidem que o céu pertence a apenas um deles. “É sobre egoísmo e a falta de gentileza”, explica o professor.

Cena de Balloons, animação produzida pelo prof. Jonas Brandão, do curso de Design de Animação
Cena de Balloons, animação produzida pelo prof. Jonas Brandão, do curso de Design de Animação

A animação foi produzida em 2007, quando Jonas esteve por três meses na NFB, em Montreal, um dos maiores redutos de artistas independentes no ramo da animação, participando do projeto Hothouse. Segundo Jonas Brandão, a instituição de quase 70 anos mantém até hoje uma grande produção de filmes animados, com muito espaço para inovação e experimentação, que já rendeu prêmios como Palmas de Ouro, Oscares e Ursos de Berlim.

“O Hothouse é um programa de produção de filmes para serem vinculados, a princípio, na internet. Pela primeira vez, no ano passado, foi aberto a estrangeiros. Houve uma seleção nacional, em que um júri no Brasil selecionou oito projetos. Na NFB, foram escolhidos dois para participar, entre eles, o ‘Balloons’”, diz o professor

O professor Jonas Brandão, do curso de Design de Animação
O professor Jonas Brandão, do curso de Design de Animação

Os projetos apresentados se enquadram em um tema fornecido previamente pela instituição e um diretor da NFB fica incumbido de orientar os aprovados. No ano passado, a orientadora do grupo que participei foi a Torill Kove, ganhadora do Oscar de melhor curta-metragem de animação em 2007, com o filme ‘The Danish Poet’”, lembra Jonas Brandão.

“Balloons” estreou no Ottawa International Animation Festival, no ano passado, e já participou de festivais na Europa, nos EUA e de pelo menos 15 eventos no Brasil. “Com ele (Balloons), ganhei quatro prêmios até agora, sendo o ‘Prêmio do Júri’ do Granimado, o maior de todos”, diz o professor.

“Este prêmio é como se fosse uma menção honrosa e recebi na categoria competitiva ‘mostrinha infantil’. Fiquei muito surpreso, já que a animação tem um minuto de duração e é bem difícil ganhar qualquer tipo de prêmio com filmes curtos assim”, finaliza.

O vídeo da animação “Balloons” está disponível na página do Hothouse, da NFB. Acesse aqui.