Até 23/11/11 – Fundação Biblioteca Nacional abre inscrições para o Programa Nacional de Apoio à Pesquisa 2011

0h00

Estão abertas até 23 de novembro as inscrições para seleção de bolsistas do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa da Fundação Biblioteca Nacional, que tem como objetivo incentivar a pesquisa multidisciplinar, no acervo da Biblioteca, e a produção literária e científica brasileira, com a concessão de bolsas a candidatos com doutorado e mestrado, concluídos ou em andamento.

Neste ano, a Fundação Biblioteca Nacional apoiará pesquisas nas áreas de Artes, Biblioteconomia, Ciências Sociais, Comunicação, Design, Educação, Filosofia, História, Literatura (incluindo a tradução de obras brasileiras no exterior) e Música.

O edital deste ano dará prioridade a projetos que contemplem temas em dois grandes pilares:

1. Cultura letrada brasileira, especialmente no âmbito dos estudos do Livro, Imprensa Periódica, Leitura, Escrita, Bibliotecas, Livrarias, Editoras, Design, Artes Gráficas, Produção Editorial, Vida Literária, Literatura Popular, Direitos Autorais, Autores, Tradutores, Ilustradores e outros agentes do mundo do livro.

2. Relativos a efemérides: relações Alemanha-Brasil (imigração alemã no Brasil, arte alemã no acervo da FBN, à presença brasileira na Feira do Livro de Frankfurt etc.), aos escritores Rubem Braga, Vinícius de Moraes, ao historiador José Honório Rodrigues, ao prefeito Pereira Passos, à artista Tomie Ohtake, ao Barão de Mauá, ao cantor e compositor Jamelão e às Copas do Mundo de Futebol.

O projeto de pesquisa deverá, obrigatoriamente, contemplar, como fonte ou objeto o acervo da Biblioteca Nacional, em qualquer uma de suas partes: geral, periódicos, livros raros, manuscritos, iconografia, cartografia ou música.

As bolsas serão divididas em duas categorias:

1. Bolsas para doutores ou doutorandos (matriculados como alunos regulares em programas de doutorado reconhecidos pela Capes), no valor unitário de 26.400,00 (vinte e seis mil e quatrocentos reais), dividido em 12 (doze) parcelas mensais de 2.200,00 (dois mil e duzentos reais);

2. Bolsas para mestres ou mestrandos (matriculados como alunos regulares em programas de mestrado reconhecidos pela Capes), no valor unitário de 20.400,00 (vinte mil e quatrocentos reais), dividido em 12 (doze) parcelas mensais de 1.700,00 (um mil e setecentos reais);

Clique aqui e confira o edital

Participe!