Artigos científicos de estudantes da Universidade Anhembi Morumbi foram aprovados no SIMPEP

14h09

Cinco estudantes do curso de Engenharia de Produção, reunidos em dois grupos, tiveram seus artigos científicos aprovados no principal evento científico do setor

Dois grupos de estudantes da Universidade Anhembi Morumbi obtiveram aprovação de seus artigos no SIMPEP – Simpósio de Engenharia de Produção, evento do Departamento de Engenharia de Produção da UNESP (Universidade Estadual Paulista). Os trabalhos com temas ligados à Logística e Estratégia de Operações foram gerados a partir da iniciativa dos estudantes e submetidos para a comissão científica do SIMPEP formada, unicamente, por professores pesquisadores na área de Engenharia de Produção. Foram cerca de 1.800 trabalhos inscritos e os dois estão entre os 500 aprovados.

Um dos projetos é do grupo de estudantes do 4º semestre do curso de Engenharia de Produção, elaborado para a disciplina Gestão de Projetos. Os estudantes João Seyssel, Leandro Lopes, Otávio Stela e Victoria Benites aperfeiçoaram o trabalho de final da disciplina cujo título é ‘Aplicação da Matriz: Importância e Desempenho para Priorização de Projetos de Melhoria em Empresa de Pequeno Porte’ em forma de artigo. “A experiência no Congresso foi além do esperado. Apresentar em uma seção temática, em que estavam mestres e doutores, nos trouxe uma incrível sensação de satisfação, tanto pelo trabalho desenvolvido quanto pelos frutos gerados por ele”, afirma Leandro Lopes. “Olhar para trás e ver que um trabalho semestral, que poderia ser feito de forma básica, mas que, por interesse do grupo, rendeu uma apresentação em congresso e a consequente publicação, é muito gratificante e me deixa a sensação de que não é preciso ser um gênio, apenas ter interesse no que se está trabalhando”, finaliza ele.

O segundo trabalho é da estudante do 4º semestre do curso de Engenharia de Produção, Viviane Gomes. Ela está no programa de Iniciação Científica da Universidade Anhembi Morumbi e o artigo aprovado ‘Avaliação Preliminar de Implementação de Sistemas de Gerenciamento em Centros de Distribuição’ já é resultante de seu desenvolvimento no programa.

Segundo Viviane, ter um artigo aprovado em um evento tão importante como SIMPEP é magnífico. “Eu fiquei muito feliz quando vi o resultado e com a sensação de dever cumprido. Afinal, quem já fez um artigo sabe o quão trabalhoso é deixá-lo bem estruturado”, afirma ela. “Com certeza foi uma experiência indescritível que quero viver mais vezes”, conclui.Com 20 anos, o SIMPEP – Simpósio de Engenharia de Produção é considerado um dos mais relevantes da área de Engenharia de Produção do Brasil pela qualidade dos seus conferencistas e pela expressão científica dos trabalhos apresentados. Os artigos passam por avaliação na qual os professores doutores – no mínimo dois – não sabem quem são os autores.

Parabéns aos estudantes pela conquista!