Anhembi Morumbi reúne mais de 300 voluntários no Dia da Responsabilidade Social 2012

0h00

No último dia 29 de setembro, a Universidade Anhembi Morumbi abriu as portas de seu câmpus Centro (Mooca) para a realização do Dia da Responsabilidade Social 2012, um evento que faz parte da ação nacional Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

De acordo com Gabriel Rodrigues, Reitor da Universidade Anhembi Morumbi, a iniciativa da ABMES reúne cerca de 400 instituições de ensino superior em todo o Brasil e um dos principais motivos dessa ação é “mostrar para a sociedade o que estas instituições fazem, tanto pelos alunos quanto pela sociedade, principalmente nessa data”.

 Os presentes puderam assistir a apresentações musicais
Os presentes puderam assistir a apresentações musicais

Em sua 8ª edição, o evento realizado pela Anhembi Morumbi contou com mais de 300 voluntários – entre alunos, professores e colaboradores – para a promoção de 40 atividades voltadas a toda comunidade, como recreações infantis, consultoria jurídica, cultura e esportes, inclusão digital, medicina veterinária, oficinas e palestras, saúde e bem-estar.

A jovem Patrícia Domingos Salvador, de 16 anos, reside nas proximidades do câmpus, na região do Braz, e esteve presente na iniciativa. “De todas as atividades que participei a que mais gostei foi a massagem com bolas. Esta foi a primeira vez que vim ao Dia da Responsabilidade Social, mas espero ter a oportunidade de voltar no próximo ano.”

 Massagem e alongamento com bolas chamaram a atenção
Massagem e alongamento com bolas chamaram a atenção

O Dia da Responsabilidade Social é um importante momento pra a Universidade demonstrar a toda comunidade o valor e o potencial do trabalho acadêmico realizado por alunos e professores nos diversos cursos da Instituição. Além disso, é uma oportunidade de aproximar a comunidade do ambiente acadêmico.

Camila Oliveira, de 45 anos, moradora de Santana, soube sobre a ação por meio de sua irmã, que é professora da Anhembi Morumbi, e achou o Dia da Responsabilidade Social maravilhoso. “O que mais me chamou a atenção foram os tratamentos oferecidos pelo SPA. Fiz quick massage, hidratação nas mãos e limpeza facial Até me animei em voltar a estudar e, quem sabe, fazer um curso aqui na Universidade.”

 No SPA & Wellness Center, a comunidade pode escolher entre diversos atendimentos de bem-estar
No SPA & Wellness Center, a comunidade pode escolher entre diversos atendimentos de bem-estar

Para Maurício Homma, coordenador de Responsabilidade Social da Anhembi Morumbi, é possível destacar os diversos aspectos positivos nessa ação. “O primeiro deles é porque colocamos à disposição da comunidade os atendimentos e a possibilidade de interação com nossa excelência acadêmica e infraestrutura, de elevada qualidade. Por outro lado, o reforço ao compromisso profissional, bem como ao espírito de voluntariado, permite aos nossos alunos aproveitarem as oportunidades de experiências práticas em suas formações, apoiadas em benefícios sociais e sustentáveis”, afirma.

 As crianças puderam participar de atividades de pintura artística, leitura de histórias e muitas outras atividades
As crianças puderam participar de atividades de pintura artística, leitura de histórias e muitas outras atividades

Acesse aqui mais fotos do Dia da Responsabilidade Social 2012.

DESFILE DA PRIMAVERA
O Dia da Responsabilidade Social também contou com uma ação especial em 28 de setembro: a realização do 8º Desfile da Primavera, uma iniciativa promovida pelo CRSM Hospital Pérola Byington, especializado na saúde da mulher, em parceria com a Anhembi Morumbi, que marcou a abertura oficial do evento.

Organizado pelo hospital há sete anos, o desfile tem o objetivo de elevar a autoestima das pacientes que estão em tratamento contra o câncer. Um grupo, com aproximadamente 20 voluntários, composto por docentes e alunos dos cursos de Design e Negócios da Moda, trabalhou ativamente ao longo dos últimos dois meses na concepção das criações e no desenvolvimento da estratégia de divulgação do desfile. Além disso, houve também a participação e o envolvimento de diversos profissionais dos cursos de Produção Musical, Design Gráfico, Medicina Humana e Visagismo e Terapia Capilar, entre outros.

 O desfile usou como conceito o tabuleiro de um Jogo de Damas
O desfile usou como conceito o tabuleiro de um Jogo de Damas

Desde o início, segundo Eloize Navalon, coordenadora do curso de Design de Moda, a intenção da Universidade foi se comprometer com essa ação social e mostrar que a moda poder ser um meio de conscientizar a sociedade a ter uma postura mais solidária e sustentável. “Sabemos o quanto uma ação como essa pode contribuir para o bem-estar das mulheres. Por isso sugerimos também o envolvimento de docentes e alunos do curso de Negócios da Moda”, conta.

A concepção do projeto teve como referência a constituição da formação do povo brasileiro. Sendo assim, a partir de “retalhos culturais e étnicos”, embasados na teoria de Darcy Ribeiro, peças já existentes foram trabalhadas, de maneira sustentável, transformando-se em novas roupas. “As mulheres que desfilaram as criações doaram algumas de suas roupas para que pudéssemos modificá-las e reutilizá-las, exercitando assim, objetiva e subjetivamente, a criação realizada a partir de retalhos”, destaca Eloize.

 O vídeo relatava suas experiências enquanto as pacientes desfilavam suas criações.
O vídeo relatava suas experiências enquanto as pacientes desfilavam suas criações.

Já para o desfile, a ideia norteadora foi a criação de um Jogo de Damas, em que um vídeo relatou a história e as referências culturais de cada uma das mulheres, demonstrando as diversas influências que as constituem. “Acreditamos que a moda modifica valores e comportamento de consumo, mas também expressa a cultura de um povo. Nosso desejo com esse projeto é mostrar a moda como uma expressão cultural que contribui para a valorização das pessoas e potencializa uma mudança social”, ressalta a coordenadora do curso de Design de Moda.

O evento foi regado a muita emoção por parte das pacientes que desfilaram suas criações, como também de todas as pessoas presentes, entre elas familiares, amigos, docentes, alunos, representantes da Anhembi Morumbi e do Hospital Pérola Byington.

 O evento foi encerrado com muita emoção e valorização da superação..
O evento foi encerrado com muita emoção e valorização da superação..