A Anhembi Morumbi acaba de firmar parceria com a Prefeitura de São Paulo na Campanha de Vacinação contra a Gripe. A partir do dia 28 de abril até 09 de maio, das 13h às 17h, a população do entorno do Câmpus Centro, alunos e colaboradores da instituição poderão ser imunizados no Centro Integrado de Saúde (CIS). A vacina no CIS pode ser tomada por:
- Gestantes e parturientes;
- Idosos acima de 60 anos;
- Profissionais de saúde (com a comprovação da carteira profissional);
- Portadores de doenças crônicas;
- Alunos da saúde que estagiam no CIS (os alunos que estão estagiando em outros locais deverão receber a vacina no local do estágio);
- Colaboradores e familiares (que pertencem ao grupo citado acima).
Os interessados devem levar documento com foto e carteira de vacinação para receberem a dose da vacina gratuitamente.
Essa é a primeira vez que a sala de vacinação do CIS estará aberta a comunidade. Desde 2002, a Anhembi Morumbi auxilia a prefeitura nas campanhas de vacinação para adultos distribuindo as doses para o seu público interno com o objetivo aumentar o número de pessoas imunizadas. A partir de novembro de 2013, a sala de vacinação do CIS passou a funcionar integralmente para estudantes e funcionários, independente de campanhas.
Cuidados para evitar o contágio
Segundo o Ministério da Saúde a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalização por pneumonia e em até 75% a mortalidade. Na população idosa, o risco da evolução de uma gripe para pneumonia cai em cerca de 60% e o risco global de hospitalização e morte pode ser reduzido em 50% e 68%, respectivamente.
A transmissão do vírus da gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.
Alguns cuidados simples podem reduzir os riscos de contágio e disseminação do vírus:
- Cobrir boca e nariz com um lenço ou com a parte superior das mangas das roupas ao espirrar ou tossir, evitando assim que as secreções se espalhem pelo ar e possam contaminar outras pessoas;
- Evitar locais fechados;
- Lavar sempre as mãos com água e sabão;
- Manter a janela do transporte coletivo aberta, mesmo em dias mais frios para facilitar a circulação de ar;
- Descartar corretamente os lenços de papel no lixo.