|
Em uma sociedade tão desigual como a atual, a Anhembi Morumbi procura ir além de seu papel de transmitir aos jovens apenas o conhecimento acadêmico. A Universidade tem o compromisso de propagar também valores como cidadania e responsabilidade social, com o objetivo de contribuir para uma sociedade mais igualitária.
Por isso, no dia 6 de março, promoveu o lançamento do Iam – Iniciativa Jovem Anhembi Morumbi, desenvolvido em parceria com a Sylvan/Laureate Foundation e a International Youth Foundation. “O bem mais precioso de uma universidade é o saber que ela produz. Por isso, a Anhembi Morumbi investiu nesse programa de formação de jovens empreendedores”, ressalta a profa. Marisa Forghieri, diretora de Pós-graduação e Pesquisa.
|
Vice-Reitora Elizabeth Guedes e o Reitor Gabriel Mário Rodrigues |
Desenvolvido a partir da iniciativa internacional YouthActionNet®, o programa visa reconhecer e apoiar projetos de jovens empreendedores sociais que desenvolvam ações de impacto em comunidades, a fim de conquistar mudanças positivas para o bem-estar social. “A proposta do Iam é reforçar e apostar no papel do jovem para uma mudança positiva. Afinal, os jovens são solucionadores de problemas e não problemas a serem resolvidos”, analisa Alan Williams, vice-presidente da International Youth Foundation.
Representado por Silvia Cézar, diretora de Marketing da Rede Laureate – Região Brasil, o presidente da Rede Laureate – Região Brasil, Dante Iacovone, acredita que o programa fortalecerá a formação desses jovens empreendedores que têm importante influência nas comunidades.
|
Daniel Neves e Leandro Romero, alunos da Anhembi Morumbi que desenvolvem projeto social na Mooca |
Formação de jovens empreendedores
Articulada com organizações da sociedade civil, até 7 de maio, a Anhembi Morumbi acolherá a inscrição de projetos de toda a região metropolitana de São Paulo e promoverá uma seleção de 20 jovens, que terão a oportunidade de participar de um curso específico do Iam, de agosto a novembro de 2008. Esse curso terá como foco o desenvolvimento de competências e habilidades desses jovens, voltadas ao empreendedorismo social, à liderança, à elaboração de projetos e às ações comunitárias.
As voluntárias do Aprendiz Comgás, Ivy Moreira e Rayssa Winnie, viram no Iam uma oportunidade de complementar o trabalho já desenvolvido pelo programa da ONG Cidade Escola Aprendiz. “Nossa função no Aprendiz Comgás é dar orientação aos jovens para a aplicação de seus projetos junto à sociedade. Por isso, esperamos saber um pouco mais sobre o Iam e, assim, agregar conhecimento a ser disseminado junto a muitos jovens que atendemos”, afirmam.
|
Del, voluntário do projeto Batakeri, e Blec Paulo, aluno de Música Brasileira e voluntário do OCA |
Ao saber sobre o lançamento do Iam, os alunos Daniel Neves e Leandro Romero, dos cursos de Gestão de Planejamento de Marketing e Vendas e de Rádio e TV, respectivamente, viram a oportunidade de agregar conhecimento para a condução de um projeto de esporte radical, com skate e bicicleta, junto a uma comunidade na Mooca.
A ação Iniciativa Jovem Anhembi Morumbi (Iam) é aberta para a participação de jovens, entre 18 e 29 anos, que tenham ou não qualquer vínculo com a Anhembi Morumbi. É fundamental que os projetos sociais apresentados para seleção, já implantados ou em desenvolvimento há pelo menos um ano, envolvam a comunidade e visem uma mudança positiva de impacto na realidade local.
|
Rayssa Winnie e Ivy Moreira, voluntárias do programa Aprendiz Comgás |
“Acredito que as ações sociais são o melhor caminho para construir um novo mundo, por isso esse programa Iam é tão interessante”, comenta o aluno de Música Brasileira Paulo Gonçalves Sobrinho, mais conhecido como Blec Paulo no projeto OCA. Realizado desde 1996 na Aldeia de Carapicuíba, o projeto promove a integração social e cultural de crianças por meio de diversas atividades como oficinas de brinquedo, dança, percussão, reforço escolar e exibição de filmes pelo programa CineOca com pipoca.
De acordo com o prof. Maurício Homma, coordenador de Responsabilidade Social da Anhembi Morumbi, além de bolsa-auxílio de R$ 340 mensais durante o curso, a Universidade também oferecerá um prêmio de R$ 2 mil, em dinheiro, aos jovens que participarem do curso, como forma de apoio ao desenvolvimento de seu projeto comunitário, em solenidade que será realizada em dezembro de 2008.
|
Prof. Maurício Homma, coordenador de Responsabilidade Social da Anhembi Morumbi |
Clique aqui e veja as fotos do evento.
Conheça mais sobre o programa Iam em www.iam.anhembi.br.