Anhembi Morumbi inaugura novo ponto de BookCrossing

16h29

A Anhembi Morumbi inaugurou no último dia 21 de abril um novo ponto de BookCrossing na cidade de São Paulo: a biblioteca do câmpus Vila Olímpia (Rua Casa do Ator, 294, Vila Olímpia, 5º andar).

O movimento nasceu nos Estados Unidos, em 2001, e propõe a “libertação” de livros em lugares públicos. O usuário escolhe os livros que gostaria de compartilhar, cadastra-os no site do projeto, onde obtém um número que deve ser anotado na contracapa, e depois os “libertam” em um dos Pontos cadastrados ou em qualquer local público, fazendo da iniciativa uma grande corrente de incentivo à leitura. Desde o seu lançamento, o BookCrossing já “libertou” mais de 9,5 milhões de livros.

Em um primeiro momento, o ponto do BookCrossing na biblioteca do câmpus Vila Olímpia colocará à disposição cerca de 200 títulos, doados tanto pelo projeto como pela universidade. Os gêneros literários disponíveis são os mais variados, desde ficção a obras didáticas e de referência. Vale destacar que esse é o segundo ponto de Bookcrossing da universidade. O primeiro funciona, desde 2010, no câmpus Centro (Rua Dr. Almeida Lima, 1.134 – Mooca).

Saiba como participar
O interessado em participar deve acessar o site www.bookcrossing.com.br e criar gratuitamente um login e perfil. A partir deste acesso, é possível registrar o livro para obter o código de identificação (BCID) da obra que pretende doar, anotando-o na contracapa no livro junto com uma mensagem e o endereço do site. Após o cadastro, o livro pode ser deixado em um dos pontos oficiais de troca ou até mesmo em um espaço público qualquer.

A pessoa que tiver acesso ao livro pode informar o paradeiro da obra utilizando o site ou pode registrar sua opinião sobre a leitura, o que possibilitará aos demais usuários seguir o destino do livro pelo mundo.