Anhembi Morumbi envolve-se em Campanha de Vacinação contra a Gripe

15h33

A Anhembi Morumbi firmou uma parceria com a Prefeitura de São Paulo para participar da Campanha de Vacinação contra a Gripe. De 05 a 22 de maio*, a população do entorno do Câmpus Centro, estudantes e colaboradores da instituição poderão ser imunizados no Centro Integrado de Saúde (CIS).

A vacina contra a Gripe H1N1 pode ser tomada por:

• Gestantes e parturientes (até 45 dias após o parto);

• Idosos acima de 60 anos;

• Profissionais de saúde (com a comprovação da carteira profissional ou de estudante);

• Portadores de doenças crônicas (com comprovação da doença).

A aplicação da vacina ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, na Sala de Vacinação. Os interessados devem levar documento com foto e carteira de vacinação para receberem a dose da vacina gratuitamente.

Desde 2002, a Anhembi Morumbi auxilia a Prefeitura nas campanhas de vacinação para adultos distribuindo as doses para o seu público interno com o objetivo de aumentar o número de pessoas imunizadas. A partir de novembro de 2013, a sala de vacinação do CIS passou a funcionar integralmente para estudantes e funcionários, independente de campanhas, e em 2014, foi aberta pela primeira vez para atendimento à comunidade externa.

Cuidados para evitar o contágio

Segundo o Ministério da Saúde a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalização por pneumonia e em até 75% a mortalidade. Na população idosa, o risco da evolução de uma gripe para pneumonia cai em cerca de 60% e o risco global de hospitalização e morte pode ser reduzido em 50% e 68%, respectivamente.

A transmissão do vírus da gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.

Alguns cuidados simples podem reduzir os riscos de contágio e disseminação do vírus:

• Cobrir boca e nariz com um lenço ou com a parte superior das mangas das roupas ao espirrar ou tossir, evitando assim que as secreções se espalhem pelo ar e possam contaminar outras pessoas;

• Evitar locais fechados;

• Lavar sempre as mãos com água e sabão;

• Manter a janela do transporte coletivo aberta, mesmo em dias mais frios para facilitar a circulação de ar;

• Descartar corretamente os lenços de papel no lixo.

*O período da campanha pode ser encerrado sem prévio aviso caso o estoque de vacinas fornecido pela Prefeitura de São Paulo tenha se esgotado.