A Universidade Anhembi Morumbi firmou uma parceria com a Prefeitura de São Paulo que possibilitará sua atuação na Campanha de Vacinação contra a Gripe, voltada para a população do entorno do câmpus Mooca, estudantes, colaboradores e professores da Instituição.
A ação de imunização acontecerá no Centro Integrado de Saúde (CIS) até 19 de maio ou até que o estoque de vacinas fornecido pela Prefeitura de São Paulo tenha se esgotado.
Poderão participar da Campanha de Vacinação contra a Gripe H1N1 o seguinte público, de acordo com o cronograma previsto:
- A partir de 18 de abril – Idosos acima de 60 anos e Profissionais de Saúde que atuam no CIS (com comprovação da carteira profissional ou de estudante);
- A partir de 24 de abril – Indígenas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto);
- A partir de 2 de maio – Portadores de doenças crônicas (Ex.: diabetes, obesidade, hipertensão, asma, bronquite etc.), desde que possua comprovação da doença;
- A partir de 8 de maio – Professores (com comprovação docente ou vínculo com a Universidade) e todos os grupos anteriores.
A aplicação da vacina ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Sala de Vacinação do CIS. Os interessados devem levar documento com foto e carteira de vacinação para receberem a dose da vacina gratuitamente.
Desde 2002, a Anhembi Morumbi auxilia a Prefeitura nas campanhas de vacinação para adultos distribuindo as doses para o seu público interno com o objetivo de aumentar o número de pessoas imunizadas. A partir de novembro de 2013, a sala de vacinação do CIS passou a funcionar integralmente para estudantes e funcionários, independente de campanhas, e em 2014, foi aberta pela primeira vez para atendimento à comunidade externa.
Cuidados para evitar o contágio
Segundo o Ministério da Saúde a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalização por pneumonia e em até 75% a mortalidade. Na população idosa, o risco da evolução de uma gripe para pneumonia cai em cerca de 60% e o risco global de hospitalização e morte pode ser reduzido em 50% e 68%, respectivamente.
A transmissão do vírus da gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.
Alguns cuidados simples podem reduzir os riscos de contágio e disseminação do vírus:
- Cobrir boca e nariz com um lenço ou com a parte superior das mangas das roupas ao espirrar ou tossir, evitando assim que as secreções se espalhem pelo ar e possam contaminar outras pessoas;
- Evitar locais fechados;
- Lavar sempre as mãos com água e sabão;
- Manter a janela do transporte coletivo aberta, mesmo em dias mais frios para facilitar a circulação de ar;
- Descartar corretamente os lenços de papel no lixo.
Campanha de Vacinação contra a Gripe
Data: 18 de abril a 19 de maio
Horário: 8h às 17h
Local: Centro Integrado de Saúde (CIS)
Endereço: Rua: Frei Gaspar, 131
Agendamento: ordem de chegada
Informações: 2790-4531 ou 2790-4561