Anhembi Morumbi e Beneficência Portuguesa firmam parceria para Hospital Escola

0h00

A Universidade Anhembi Morumbi acaba de firmar parceria com um dos principais complexos hospitalares do Brasil, a Beneficência Portuguesa de São Paulo. A partir do acordo a instituição torna-se o Hospital Escola para os alunos do curso de Medicina da Universidade. É a academia e o mercado se unindo em prol da formação dos futuros médicos do País.

“A Universidade Anhembi Morumbi se orgulha de proporcionar uma vivência médica qualificada como a da Beneficência Portuguesa de São Paulo. Isto porque os estudantes terão a oportunidade de atuar em uma instituição de saúde que possui referência nacional em assistência médica”, comenta Dr. Sergio Timerman, diretor acadêmico da Escola de Ciências da Saúde da Universidade Anhembi Morumbi.

Dr. Timerman ressalta que além de ampliar os conhecimentos, o contato com situações reais e cotidianas dos pacientes no Hospital Escola estimulará o desenvolvimento do raciocínio clínico e contribuirá para a formação da postura médica do estudante.

A proposta inicial é que cerca de 60 graduandos, a partir do quarto ano, atuem por mês na Beneficência Portuguesa de São Paulo. Contudo, até 2013, a previsão é que sejam 200 alunos ao longo do ano. Além disso, há a ideia de ampliar a parceria para as demais áreas da Escola de Ciências da Saúde da Anhembi Morumbi, como Beleza e Bem-Estar.

A partir do quinto ano da graduação, os estudantes cumprirão praticamente toda a carga horária na Beneficência Portuguesa de São Paulo – aproximadamente 1.360 horas por ano –, além dos plantões noturnos e de final de semana, a serem estabelecidos.

“Qualidade assistencial e aperfeiçoamento educacional sempre foram valores fundamentais na Beneficência Portuguesa de São Paulo. Por isso, vemos na parceria com a Anhembi Morumbi a possibilidade de integração com uma rede internacional de ensino, que trouxe para o Brasil um método inovador na educação médica. E, como consequência, poderemos promover o aprimoramento do profissional médico no Brasil”, afirma Fábio Teixeira, superintendente corporativo da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

I Simpósio de Internato Médico

O evento que selou a parceria entre as duas Instituições, reuniu, além de alunos e professores, representantes da diretoria da Universidade Anhembi Morumbi e da Beneficência Portuguesa de São Paulo, entre eles Gabriel Mário Rodrigues, reitor; Dr. Sérgio Timerman, diretor acadêmico da Escola de Ciências da Saúde; Dra. Karen Abrão, diretora-adjunta da Escola de Medicina; Dr. Marcos Freire, coordenador do Internado da Escola de Medicina da Anhembi Morumbi, e Dr. Cláudio Rangel, coordenador de Ensino e Pesquisa da Beneficência Portuguesa.

Os alunos presentes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Hospital, local que a partir de agora, com a parceria, funcionará como um internato médico para a turma do quarto ano de Medicina da Universidade. Na ocasião, representando o corpo discente, o aluno Ali Samir Laila recebeu o jaleco com os logos da Anhembi Morumbi e da Beneficência Portuguesa das mãos da diretora-adjunta da Escola de Medicina, Dra. Karen Abrão.

O encontro foi finalizado com uma Aula Magna, ministrada pelo Dr. João Tomás de Abreu Carvalhaes, responsável pelo internato de Pediatria, que falou sobre a profissão, sua importância ao longo dos tempos e a responsabilidade daquele que escolhe esta atuação.

O ensino da medicina na Universidade Anhembi Morumbi

A Escola de Ciências da Saúde da Universidade Anhembi Morumbi, na qual a graduação em Medicina está inserida, oferece aos alunos uma proposta de vanguarda para a educação médica no Brasil. Todas as atividades pedagógicas são planejadas para possibilitar a aquisição de conhecimento e, ao mesmo tempo, estimular o desenvolvimento do raciocínio clínico. Ela inclui sólida fundamentação acadêmica e científica, corpo docente formado por mestres e doutores e infraestrutura que possibilita a prática das habilidades clínicas desde o início do curso.

Os futuros médicos têm acesso a laboratórios de simulação de alta tecnologia, com ambientes tridimensionais, robôs (SimMan 3G), equipamentos de realidade virtual e o atendimento no CIS – Centro Integrado de Saúde.

O CIS atende a comunidade em geral, por meio de consultas agendadas em nove especialidades diferentes, como fisioterapia, nutrição, quiropraxia e psicologia, entre outras. O Centro foi inaugurado em maio de 2010 e hoje é um dos mais amplos e completos centros de atendimento clínico integrado de saúde da cidade de São Paulo. Sua criação faz parte da proposta pedagógica dos cursos da Escola de Ciências da Saúde, que prioriza o desenvolvimento multidisciplinar do aluno, com ênfase nos cuidados preventivos, ambulatoriais e comunitários.

Beneficência Portuguesa de São Paulo

Com 152 anos completados em 2011, a Beneficência Portuguesa de São Paulo é um dos maiores complexos hospitalares privados da América Latina, com alcance de atendimento de 1,5 milhão de pessoas por ano e excelência em cardiologia, transplantes, neurologia, gastroenterologia, urologia, ortopedia e oncologia. Em 2007, foi inaugurado o Hospital São José, projetado para ser referência em oncologia, cardiologia, ortopedia e neurologia, com diferenciais em tecnologia e hotelaria hospitalar.