Anhembi Morumbi celebra 42 anos do primeiro curso de Turismo do Brasil

10h52

Com um evento para os ex-alunos da primeira turma de Turismo da então Faculdade Morumbi, a Universidade Anhembi Morumbi comemorou os 42 anos de existência do curso na noite da última quinta-feira, 21/03, no câmpus Vila Olímpia.

Os primeiros alunos de Turismo, o reitor Gabriel Mário Rodrigues, a diretoria da instituição e demais convidados se reuniram para celebrar. Na ocasião, além do Reitor, estiveram presentes: Josiane Tonelotto, Pró-Reitora Acadêmica da Universidade Anhembi Morumbi; Caio Luiz de Carvalho, diretor geral da Enter-Entertainment & Experience (do Grupo Bandeirantes de Comunicação), e Domingos Peña, professor que implantou o primeiro plano curricular para o curso.

O Reitor Gabriel Mário Rodrigues se emociou durante o evento.

A noite foi marcada pela emoção. O Reitor comentou se sentir muito feliz e realizado em ver que o projeto, idealizado há quatro décadas, foi vitorioso e transformou o cenário econômico do Turismo. “É muito bom ver cada um de vocês, me lembrar dos seus nomes e das histórias que vivemos no Real Parque (região localizada no Morumbi, em São Paulo, sede da então Faculdade do Morumbi)”, destaca.

Caio Luiz de Carvalho tomou a palavra para ressaltar o quanto os presentes, integrantes da primeira turma formada, foram visionários em acreditar que o Turismo no Brasil poderia ser um segmento promissor – o que se confirmou hoje com o desenvolvimento do setor e dos megaeventos esportivos a serem realizados no Brasil. “Nesta noite comemoramos um fato passado, mas espero que o exemplo de vocês sirva de incentivo para que os jovens se comprometam profissionalmente, pois ainda há muito que se desenvolver em relação ao turismo brasileiro”, ressalta.

A Pró-Reitora Acadêmica da Anhembi Morumbi, Josiane Tonelotto, mostrou em números o que era e o que é o turismo hoje no Brasil. Destacou o quanto o setor tem espaço para o estudo e a profissionalização, ressaltando seu compromisso acadêmico com o curso. “Não mediremos esforços para que os nossos estudantes tenham uma formação de qualidade e se tornem profissionais dos mais completos para o mercado”, ressalta.

Evento comemorou os 42 anos do curso de Turismo regado de muita história.

O responsável pelo primeiro plano curricular do curso de Turismo da então Faculdade do Morumbi também fez questão de participar, para relembrar os desafios diversos vivenciados por ele no árduo processo de implementação do curso. “Não se falava de turismo no Brasil e foi o Dr. Gabriel, com sua persistência, ao longo de muitos anos, que conseguiu trazer a profissionalização para a área”, relembra.

Como o momento era de celebração dos ex-alunos, o evento não poderia terminar sem que três deles relembrassem passagens felizes vivenciadas nos anos de formação. Ibrahim Georges Tahtouh, diretor-presidente da IT Mice Travel Solutions; Virgílio Carvalho, chefe de gabinete da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil e da Fundação Brasileira de Marketing; e Marcos Vinícius Ranieri, do Rancho Ranieri, trouxeram à tona vivências especiais daquela primeira turma, como o campeonato de pipas no Autódromo de Interlagos, a criação do diretório acadêmico e tantas outras atividades organizadas pelo grupo.