Anhembi Morumbi adere ao Outubro Rosa e promove ações de conscientização para prevenção do câncer de mama

14h44

Durante o mês de outubro, a Universidade Anhembi Morumbi promove uma série de ações voltadas à conscientização e prevenção do câncer de mama como parte do movimento popular internacional conhecido como Outubro Rosa. O principal objetivo dessa iniciativa é conscientizar o maior número de pessoas possível sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Grande parte das atividades ocorrerá no câmpus Centro da Anhembi Morumbi e contará com o envolvimento de docentes e estudantes de toda a comunidade acadêmica.

No dia 21 de outubro, todos são convidados a usar uma peça de vestuário rosa, com o objetivo de deixar toda a Universidade mais rosa em prol dessa nobre causa.

Confira aqui a programação completa do Outubro Rosa na Anhembi Morumbi e participe!

Como surgiu o movimento?

O movimento Outubro Rosa se originou nos Estados Unidos, em 1997, quando entidades das cidades de Yuba e Lodi começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama. A partir de então, o movimento se expandiu e passou a ser comemorado em todo o mundo.

A origem do nome Outubro Rosa remonta a última década do século 20, quando o laço cor de rosa foi distribuído pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, em 1990, a todos os participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. Desde então, o laço cor de rosa simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula entidades, empresas e população a se envolverem nessa causa.

A importância do autoexame

Conhecer o próprio corpo é o melhor caminho para detectar qualquer anormalidade. Por isso, o autoexame de mama é tão fundamental. Por meio dele, as mulheres podem identificar qualquer alteração na mama e procurar um profissional especializado para identificar a causa.

Em geral, o câncer de mama atinge principalmente mulheres entre 45 e 55 anos – fase da menopausa. No entanto, a herança genética, a obesidade e o número elevado de ciclos menstruais também estão entre os principais fatores que estimulam o surgimento do câncer de mama. Por isso, a prática do autoexame deve ser incentivada desde a adolescência.

O autoexame favorece a identificação de um possível câncer de mama de modo precoce, aumentando as chances de tratamento e cura da doença. No entanto, ele não substitui exames como mamografia e ultrassonografia, os quais devem ser solicitados por profissionais especializados. A prevenção é o melhor remédio.

Acesse aqui e saiba como fazer o autoexame.

O câncer de mama em animais

De acordo com estudos do mercado médico veterinário, a ocorrência de tumores mamários em gatas e, principalmente, em cadelas é muito frequente. Quando malignos, há um potencial de se propagarem para outras partes do corpo.

De modo geral, os tumores mamários são de duas a três vezes mais frequentes em cadelas do que em mulheres, representando 52% de todos os casos identificados. Já no caso das gatas, apesar do tumor mamário ter menor ocorrência, comumente são malignos, com taxas superiores a 92%.

A maioria dos tumores mamários torna-se aparente como nódulo na área da glândula mamária, tipicamente em cadelas e gatas mais velhas. Quando diagnosticado, é adequado realizar uma série de exames no animal para saber se houve metástase ou não do tumor. Esses testes incluem radiografias do tórax e ultrassonografia do abdômen, os quais permitem a detecção de nódulos tumorais no pulmão e em outros órgãos.

Em animais, o melhor tratamento para tumores mamários benignos e malignos é a remoção cirúrgica, tendo como a cura como resultado em cerca de metade dos casos. Após a cirurgia, o animal deve ser examinado pelo veterinário periodicamente para determinar se houve reincidência tanto na área mamária como em outra parte do corpo.

O melhor método preventivo de câncer mamário em cadelas e gatas é a castração. O mais indicado é que ocorra precocemente, antes do primeiro cio. Após esse período, a taxa percentual de prevenção é reduzida, podendo chegar a ser nula.

Outubro Rosa
Data: 1º a 31 de outubro
Local: Câmpus Centro (Rua Dr. Almeida Lima, 1.134 – Mooca)