Álvaro Merino aborda “Coaching em equipes e comunicação não verbal” em aulas especiais

0h00

Nos dias 24 e 25 de abril, o curso de MBA em Gestão e Marketing de Entidades Esportivas da Universidade Anhembi Morumbi realizou, no campus Avenida Paulista aulas sobre o tema Coaching em equipes e comunicação não verbal, com o diretor acadêmico da Escola de Estudos Universitários Real Madrid da Universidad Europea de Madrid, Álvaro Merino.

As aulas foram acompanhadas também por Manuel Sanchís Hontiyuelo, ex-jogador do Real Madrid e da seleção espanhola de futebol, atual presidente da Deporte y Gestión de Actividades Docentes y Deportivas e criador do programa Alfredo Di Stéfano de Competência em Direção e Gestão de Entidades Esportivas.

 Álvaro Merino abordou os temas Coaching em equipes e comunicação não verbal em suas aulas
Álvaro Merino abordou os temas Coaching em equipes e comunicação não verbal em suas aulas

Álvaro Merino abordou os temas de forma dinâmica, realizando atividades práticas e de raciocínio para retratar os cases e tópicos estudados. Para o aluno Marcelo Claro, a experiência dos dois dias de aula foram enriquecedoras para a formação pessoal e profissional de todos. “Os tópicos abordados dentro dos temas propostos, como habilidades gerenciais, gestão de pessoas e liderança, são assuntos importantíssimos para todo gestor e, especialmente, para o gestor esportivo, que lida o tempo todo com atividades ligadas a pessoas e emoções. As dinâmicas em grupo contribuíram para uma grande vivência do que estávamos aprendendo, e como ele mesmo comentou, quando se aprende com emoção e vivência, se retém muito mais o que está aprendendo”.

 Durante as dinâmicas propostas, Merino acompanhou de perto o desenvolvimento dos alunos
Durante as dinâmicas propostas, Merino acompanhou de perto o desenvolvimento dos alunos

Álvaro ressaltou a relevância do coaching para os profissionais esportivos como diferencial de um líder. “O que diferencia os profissionais é como as coisas são ditas. Sempre deve ser priorizado o fato de que trabalhamos com pessoas e a maneira como as direcionamos é o que diferencia os profissionais qualificados dos demais. Para se alcançar isso, podemos trabalhar alguns fatores de coaching que auxiliam nessa conduta de sucesso”.

Ele afirmou ainda que o esporte é um mercado em constante expansão, principalmente por não ser apenas feito por atletas, mas também por uma vasta equipe de profissionais que atuam em conjunto. “Outro fator que comprova a constante expansão do esporte é a afirmação de médicos de que o sedentarismo é uma das principais causas de morte no mundo. E nós sabemos que esporte é a melhor ferramenta para reverter esses índices. Então, devemos difundir fortemente essa ideia”.

 O trabalho em equipe foi fundamental para que todos lograssem êxito ao final
O trabalho em equipe foi fundamental para que todos lograssem êxito ao final

Para Manuel Sanchís, o Brasil tem grande potencial esportivo não só em competições, mas também nos negócios. “Acredito que qualquer país que tenha o esporte como uma das atividades fundamentais e grande paixão das pessoas, como é o caso do Brasil, será muito favorecido com um curso de MBA como o oferecido pela Universidade Anhembi Morumbi. Esse curso qualifica os profissionais da área esportiva para atuarem com precisão e eficácia nas mais diversas vertentes do setor, podendo assim obter sucesso e vitória”. 

 As atividades ajudaram a ilustrar situações reais de decisão e liderança
As atividades ajudaram a ilustrar situações reais de decisão e liderança

Para a diretora de Esportes da Universidade, Deborah Duarte Palma, o trabalho de um esportista e dos líderes tem que ser realizado com paixão. “É fundamental o coach direcionar o profissional para que ele consiga se posicionar no mercado e orientar a carreira. Os temas abordados nessas aulas foram muito pertinentes para destacar o posicionamento ideal do coach em relação aos profissionais que serão encaminhados por ele”.