Alunos são premiados no Hackathon Ambiental

19h14

Nos dias 14 e 15 de dezembro de 2019, alunos da Anhembi Morumbi participaram do desafio universitário Hackathon Ambiental – Novos Caminhos na Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos, promovido pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Diversas outras universidades marcaram presença, classificando, ao final, cinco grupos e seus projetos como os vencedores do desafio. Destes cinco ganhadores, dois eram formados por alunos da Anhembi Morumbi!

Os projetos vitoriosos foram de Engenharia Civil, chamado Cimento Verde, e de Engenharia Ambiental, chamado Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar.

O projeto Cimento Verde consiste na produção de um cimento á base de fibra de coco. Estudos apontam que anualmente são descartadas 4,4 milhões de toneladas de resíduo de Coco no Brasil, e que apenas 2% desses resíduos são reciclados. Além disso, o período médio para a decomposição desse resíduo é de cerca de 12 anos. Propõe-se que é possível alinhar a possibilidade de gerar um novo material para construção civil, retirando este resíduo do meio ambiente.

Os alunos integrantes deste grupo são: Ana Carolina Ribeiro Timbó, Júlio César Procópio Caumo, Luana Alves Santos, Paulo Henrique Santos, Ralf Sousa e Sandra Alves Silva.

Já o projeto de Engenharia Ambiental, Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar, propõe a criação de uma estação de monitoramento que informa, através de um aplicativo, as concentrações de gases poluentes na atmosfera. Com base nestas informações, é possível determinar ações previstas na Legislação Ambiental quando os padrões de qualidade do ar forem ultrapassados e apresentarem níveis prejudiciais à saúde pública.

Os integrantes deste grupo são os alunos: Raquel Farias e Guilherme Farhat.

A Anhembi parabeniza todos estes estudantes pela visão ambiental, pela preocupação com o impacto da geração de resíduos e, o mais importante, pela consciência humana.

Estamos muito orgulhosos de vocês!