Alunos participam de iniciativas da família Ohtake

12h28

Em 14 de maio, os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, acompanhados pelo Prof. Marcus Vinicius Pereira e pela Prof. Natália Germolhato Botoni Lembke, visitaram a residência em que viveu a artista plástica Tomie Ohtake. A visita foi guiada por Ricardo Ohtake, filho da artista e atual morador da casa.

O projeto da casa foi realizado em 1970, pelo arquiteto Ruy Ohtake, também filho da artista, passando por duas ampliações: a primeira em 1985 e a segunda em 1997. As obras de arte de Tomie Ohtake permanecem soltas e distribuídas pela residência desde seu projeto original e integram-se totalmente à arquitetura de concreto aparente proposta pelo arquiteto.

A iniciativa faz parte de uma ação do Laboratório de Estudos em Design (LED), um dos laboratórios do curso de Arquitetura e Urbanismo da Anhembi Morumbi. A visita teve como objetivo proporcionar aos alunos a experiência em uma residência de um artista. Dessa maneira, puderam conhecer um pouco sobre as particularidades, as técnicas construtivas, contexto histórico e cultural, além de diretrizes projetuais.

Oficina com Ruy Ohtake
Durante a visita, a aluna Sara Grimoni Marafão Honório, do 8º semestre de Arquitetura e Urbanismo e estagiária do LED, foi selecionada para participar de uma oficina ministrada pelo arquiteto e designer Ruy Ohtake. A ação foi destinada a estudantes universitários matriculados em cursos de Design e Arquitetura e teve o intuito de explorar possibilidades do uso da madeira na produção de objetos.

O curso foi realizado no Oficina Lab, um espaço de coworking, escola e troca de conhecimento para todas as áreas, localizado na Barra Funda. Estudantes selecionados de diversas Instituições do Brasil e do mundo participaram de três dias de mentoria com o arquiteto para o desenvolvimento de projetos de design.