Alunos e professores apresentam suas investigações no V Encontro Científico e de Iniciação Científica

0h00

Com o objetivo de divulgar as investigações científicas, a Universidade Anhembi Morumbi realizou, entre os dias 27 e 29 de maio de 2009, o V Encontro Científico e de Iniciação Científica, no campus Vila Olímpia.

Durante o evento, foram apresentados ao público trabalhos científicos desenvolvidos por docentes e discentes da Universidade e de outras instituições de ensino superior. Eles abordaram temas nas áreas de Engenharia e Tecnologia, Negócios e Direito, Comunicação, Cinema e Audiovisual, Hospitalidade e Turismo, Psicologia e Educação, Medicina Veterinária, Saúde e Bem-estar e Artes, Arquitetura, Design e Moda.

 Público prestigia as apresentações
Público prestigia as apresentações

 

Este ano, o encontro contou com a participação de 180 autores, entre docentes e discentes internos e externos da Universidade, o que, segundo a assistente da Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Célia Torres, “consolida o objetivo do evento, que é proporcionar aos professores e alunos espaço próprio para discussões sobre temas relevantes dentro da comunidade acadêmica.”

A mesma opinião tem o Pró-Reitor de -graduação, Pesquisa e Extensão, prof. Márcio da Graça, considera o evento muito importante, na medida em que relaciona a teoria e a prática, bem como proporciona contato com estudantes de instituições e áreas diferentes.

Para a profa. Dra. Márcia Marques Jericó, coordenadora do Hospital Veterinário e das comunicações coordenadas da área de Medicina Veterinária, o evento é uma oportunidade que os estudantes têm de se prepararem para a vida acadêmica e de pesquisa, além de conferir à Anhembi Morumbi um importante diferencial, que é o apoio e a promoção da investigação científica.

Ela enfatiza o pluralismo dos trabalhos apresentados, conferindo às diversas áreas do conhecimento da Instituição a responsabilidade pela qualidade dos estudos. “Com muito orgulho, ressalto o desempenho dos alunos de Medicina Veterinária, que apresentaram 25 trabalhos, a maioria assentada sobre a rotina de atendimentos do Hospital Veterinário”, conclui.

O aluno Eduardo Saavedra Coutinho, do 4º semestre de Medicina Veterinária, conta sua experiência: “Vale muito a pena participar de um encontro como este, sobretudo porque é uma maneira de conhecer as investigações que são feitas não só por alunos, mas por professores, mestres e doutores da área”, diz. “Como ainda estou no início do curso, este evento proporcionou conhecimentos que eu só teria contato no final da graduação. Sem dúvidas, este foi o primeiro dos muitos encontros dos quais pretendo fazer parte”, completa.

 Apresentações da área de Comunicação, Cinema e Audiovisual
Apresentações da área de Comunicação, Cinema e Audiovisual

 

Já para a profa. Thais Funcia, coordenadora de Internacionalização de Hotelaria e líder da Escola de Turismo e Hospitalidade, um importante diferencial do evento é a participação de acadêmicos de outras instituições de ensino superior. “Este tipo de encontro é bom para fomentar as atividades acadêmicas, sobretudo para aqueles que desejam continuar nessa área após a conclusão do curso”, diz.

 Comunicações coordenadas na área de Saúde e Bem-estar
Comunicações coordenadas na área de Saúde e Bem-estar

 

Segundo Marcos Brandão, aluno do Mestrado em Comunicação e coordenador das comunicações coordenadas da área de Comunicação, Cinema e Audiovisual, são difíceis a oportunidades de apresentar trabalhos científicos, sendo assim, o Encontro Científico e de Iniciação Científica é uma forma significativa de os alunos divulgarem suas investigações para o público.