Alunos dos cursos de Gastronomia e Confeitaria e Panificação vencem o Gourmet Show 2008

0h00

Alunos dos cursos de Gastronomia e Confeitaria e Panificação mostram muita criatividade e rigor na execução de suas receitas e vencem o Gourmet Show 2008, concurso inserido na Fispal Food Service, única feira da América Latina que atende a todos os segmentos do canal food service (restaurantes, padarias, bares, supermercados, lojas de conveniência, hospitais, escolas, hotéis, clubes, cozinhas industriais, instituições públicas, entre outros).

A equipe vencedora garantiu o direito de participar de um workshop de dois dias na Escola de Artes Culinárias do chef Laurent Suaudeau, promotor do evento. Além de todas as despesas pagas para o Gourmet Show de Recife, durante a Fispal Nordeste, em novembro.

O aluno de Gastronomia, Guilherme Tse Candido, conta que se sentiu bastante privilegiado por fazer parte da equipe que representou a Universidade. “Formamos um time bastante unido, que trabalhou muito para alcançar o resultado obtido. Além disso, nunca tinha passado por tamanha adrenalina”, diz.

Para ele os grandes diferenciais que levaram a equipe à vitória foram o espírito de equipe, tranqüilidade e treinamento. “Esse tipo de concurso ajuda a nos preparar profissionalmente, ensinando-nos a trabalhar sob pressão e estimulando a autoconfiança”, comenta.

Guilherme também participou individualmente da categoria Carnes, apresentando um rolê de fraldinha recheado com palmito pupunha e crosta de ervas, regado ao molho bernaise e servido com batata suflê e aspargos salteados. E revela que a Anhembi Morumbi oferece todo o apoio nas atividades extracurriculares, dando suporte material, estrutural e até mesmo moral aos seus alunos.

Já o ex-aluno de Confeitaria e Panificação, Jeferson Douglas da Costa, conquistou o primeiro lugar na categoria Sobremesa Profissional, representando o restaurante La Brasserie, de São Paulo. Ele conta que sua intenção inicial era apresentar um trabalho com boas técnicas e um pouco de ousadia, já que teria de representar uma das melhores casas francesas de São Paulo e que não contava com a premiação. “Ter ganhado esse prêmio foi, sem dúvida, um grande incentivo para que eu aprenda cada vez mais. Sem dúvidas, isso agrega muito valor ao meu currículo, traçando um importante início para a minha carreira”, diz.

Ele ganhou um curso de três semanas na Bélgica com a sua versão de dessert composta por dacquoise de amêndoas, crocante nougatine, cremoux de chocolate ao leite ao café, biscoito de chocolate sem farinha, massa choux, cremoux de chocolate amargo 53%, mousse de café caramelado e glaçagem, decorado todo com chocolate amargo. “Como todos os participantes teriam de apresentar uma torta de chocolate e café, a minha proposta foi tentar mostrar diversas texturas e um sabor delicado, onde os jurados conseguissem identificar o sabor suave de cada composição”, comenta.

Jeferson revela que deve grande parte de seu conhecimento à Universidade. “Tudo começou durante a minha graduação na Anhembi Morumbi, que contribuiu com a minha formação teórica e com os conhecimentos básicos em técnicas em confeitaria”.

Confira aqui os vencedores da Universidade nas categorias individuais.

Acesse aqui a página da Escola de Turismo e Hospitalidade e conheça as opções de cursos.