Alunos do Ensino Médio testam seus conhecimentos no Simuladão ENEM – Guia do Estudante

0h00

Estudantes de todo o estado de São Paulo compareceram, nos dias 23 e 24 de maio, aos campi da Universidade Anhembi Morumbi para aprimorar seus conhecimentos no Simuladão ENEM – Guia do Estudante 2009.

 Milhares de estudantes compareceram aos campi da Universidade
Milhares de estudantes compareceram aos campi da Universidade

 

A ação, realizada pelo Guia do Estudante em parceria com a Universidade Anhembi Morumbi, teve como objetivo preparar os jovens para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), uma prova que vem, a cada ano, ganhando mais importância dentro das instituições de ensino superior, as quais passam a utilizar o resultado da avaliação como complemento da nota dos processos seletivos.

Além da possibilidade de realizar a autoavaliação, os simulandos puderam ter o primeiro contato com as tendências do novo modelo do Enem, com 200 questões de múltipla escolha – divididas em linguagens e redação, ciências humanas, ciências da natureza e matemática – e por uma redação.

 Estudantes conhecem o novo modelo da prova do ENEM
Estudantes conhecem o novo modelo da prova do ENEM

 

Muitos jovens consideraram este modelo bastante cansativo, como conta a estudante Taisa Soares dos Santos, de 17 anos. “A prova foi bastante extensa, com enunciados muito grandes, mas acredito que será melhor para o sistema de avaliação, pois permite corrigir brechas que surgiram com os anos de ENEM. Afinal, muitas pessoas já conheciam os modelos de prova e conseguiam burlar o exame”.

A mesma opinião tem Felipe Costa e Silva, de 17 anos, que encontrou no Simuladão uma oportunidade de se preparar para os vestibulares e também de conhecer o ambiente e a infraestrutura universitária.

Enquanto os estudantes realizavam as provas, alguns pais esperavam ansiosos pela saída dos simulandos nos pátios dos campi, como Estelita Prazeres da Silva, mãe da jovem Caroline Silva de Matos, de 16 anos. Para ela, que sempre incentivou a filha a estudar, o Simuladão é apenas o começo de uma longa jornada acadêmica. “Espero que ela atinja uma boa classificação não somente nesta prova, como também no vestibular. Além disso, sei que a fase de estudos não acaba junto com o processo seletivo de uma universidade, tampouco com a conclusão do curso. Aperfeiçoamento profissional é necessário sempre, sobretudo na área que minha filha deseja atuar, que é Gastronomia”, conclui.

 Os pais aguardavam ansiosos pelo resultado do desempenho dos filhos
Os pais aguardavam ansiosos pelo resultado do desempenho dos filhos

 

Já para Benedita Isabel Gundes, mãe da estudante Viviane Gundes de Oliveira, de 17 anos, o simulado proporciona ao aluno desafios e a possibilidade de testar seus conhecimentos. “É uma fase que representa o amadurecimento de minha filha. Também achei interessante a universidade abrir suas portas para apresentar sua infraestrutura aos pais que esperavam por seus filhos. Eu, por exemplo, visitei os laboratórios, o SPA Anhembi Morumbi e o Centro de Gastronomia. Achei ótima essa experiência”, relata.

 Durante os intervalos das provas, os simulandos puderam participar de atividades especiais
Durante os intervalos das provas, os simulandos puderam participar de atividades especiais

 

Nos intervalos e término das provas, a Universidade Anhembi Morumbi também promoveu atividades de visitação e oficinas em seus espaços aos pais e aos simulandos, como nos laboratórios de engenharia e tecnologia, ateliês de moda, estúdios de comunicação, SPA, Centro de Gastronomia, simulador de voo, Centro de Treinamento em Hotelaria, entre outros.