Alunos do curso de Engenharia de Produção participam de aula espelho

17h36

No dia 26 de maio, durante uma das atividades da disciplina “Atividade de Engenharia”, ministrada pelo docente Luis Sousa, os alunos do curso de Engenharia de Produção tiveram a oportunidade de ultrapassar as fronteiras do conhecimento ao participarem de uma iniciativa inédita na Universidade:  uma aula espelho que reuniu estudantes de três câmpus diferentes, simultaneamente: São Paulo, Lima e Cajamarca, em uma única aula.

Na ocasião, o cônsul geral do Peru também esteve presente, e foi responsável pela abertura e encerramento dos trabalhos, relatando sua expectativa e destacando a importância de iniciativas como essas para os dois países, que dependem de fluxo de tecnologia externa.

A atividade reuniu 50 alunos da Anhembi Morumbi e 45 da Universidade Del norte – UPN, ambas integrantes da Rede Internacional de Universidades Laureate, para participarem de uma aula conjunta, com foco em “Inovação e Transferência de Tecnologia”.

Alunos e professores da Anhembi Morumbi participantes da aula espelho

 

Para participarem, os alunos foram organizados em grupos (peruanos + brasileiros) para, ao longo de 30 dias, identificar tecnologias que pudessem ser compartilhadas entre os dois países.

A apresentação dos trabalhos finais ocorreu no dia 23 de junho, com a exposição de três trabalhos, sendo dois de transferência de tecnologia do Brasil para o Peru e um do Peru para o Brasil.

Com essa iniciativa, os docentes envolvidos, tanto aqui no Brasil, como no Peru, demonstraram que é possível transpor as fronteiras dos países, ao intercalarem grupos para a apresentação entre estudantes brasileiros e peruanos, inclusive com a prática de outro idioma, tendo em vista que estudantes da Anhembi Morumbi, até falaram em espanhol.

 

Alunos participantes da aula espelho recebem certificação

 

Segundo a aluna Joyce Porta, a experiência com a aula espelho serviu para demonstrar que este tipo de atividade possibilita um maior aprofundamento do conteúdo estudado, proporcionando a oportunidade de vê-lo sob diferentes pontos de vista, com pessoas de vivência, cultura e, portanto, visões diferentes sobre o tema tratado.

“Essa experiência nos mostrou que somos capazes de enriquecer ainda mais o assunto ao abordá-lo a partir dos mais variados ângulos e ter exemplos da aplicação dele em situações de âmbito internacional”, complementa a aluna.

A aula espelho também viabilizou o contato de alunos e professores com a ferramenta Zoom, um aplicativo de vídeo conferência, que oferece altíssima qualidade de áudio e vídeo, possibilitando a aproximação dos dois países e permitindo a comunicação em tempo real.

Palestra Internacional

A palestra internacional ocorreu no dia 08 de junho e teve como tema a “Inovação no Modelo de Negócios com base no Business Model Generation”.

A metodologia contou com exposição conceitual, ilustração de exemplos reais com base em filmes documentários, metáforas e relatos, e durante toda atividade houve espaço para os alunos manifestarem ideias e interpretações.

É a Anhembi Morumbi fazendo os alunos vivenciarem na prática a internacionalidade.
Parabéns a todos os participantes!