Alunos do curso de Ciências Biológicas participam de curso sobre tubarões

10h40

Os alunos de Ciências Biológicas da Universidade Anhembi Morumbi participaram de um minicurso teórico e prático sobre tubarões, oferecido em parceria com o Instituto de Biologia Marinha e Meio Ambiente (IBIMM). Ministrada pelo professor, pesquisador e presidente do IBIMM, Edris Queiroz – especialista em Condrictes Marinhos (animais com esqueleto cartilaginoso), a aula teve duração de 8 horas.

Na primeira parte do curso, o profissional discorreu sobre morfologia, fisiologia e classificação dos tubarões, assim como aspectos ecológicos, como reprodução, comportamento e dieta. Em seguida, a atividade prática foi realizada com algumas amostras de tubarões doados por pescadores cadastrados em programa de recuperação de acordo com as normas do IBAMA. Os estudantes observaram as mandíbulas e os diferentes tipos de dentição. Pesaram, mediram, identificaram o gênero e a espécie dos animais, além de observarem os órgãos internos dos tubarões.

Dentro das ciências biológicas, a biologia marinha tende a acompanhar o desenvolvimento industrial e petroquímico, visto que é essencial que sejam feitos estudos, avaliações e proposições de medidas de compensação e impactos ambientais para o licenciamento que autoriza a implantação de plataformas ou atividades no mar.

Os alunos observaram os órgãos internos dos animais

Com a observação da mandíbula é possível identificar a espécie dos tubarões

Após identificarem a espécie, os estudantes pesaram e mediram os tubarões.