Alunos do Centro de Gastronomia participam de palestra sobre vinhos

0h00

O curso de Tecnologia em Bebidas da Anhembi Morumbi promoveu, em parceria com a World Wine, um encontro com dois dos mais conceituados produtores de vinho da Bourgogne (região da França bastante conhecida por seus vinhos), Marcel Lapierre e Phillipe Pacalet. O evento aconteceu no dia 25 de março de 2008, no campus Centro.

Os palestrantes explicaram aos alunos do Centro de Gastronomia todo o processo de produção de seus vinhos, passando pela colheita até o final da vinificação. Contaram também que esses rótulos possuem qualidade singular, por não sofrerem adição de produtos químicos. “Até 1960, 100% do vinho Beaujolais era feito assim, mas esse método foi abandonado e, em 1978, voltei a utilizar a técnica”, contou Lapierre.

Marcel Lapierre afirmou que seu vinho é bastante fácil de beber
Marcel Lapierre afirmou que seu vinho é bastante fácil de beber

 

Durante a explicação, os alunos tiveram a oportunidade de degustar alguns dos vinhos dos produtores. Dessa forma, entenderam o porquê do sabor, aroma, cor e textura dos rótulos apresentados.

Pacalet convidou os alunos para participarem de uma colheita. “Durante o outono, recebemos estudantes de todos os lugares do mundo para aprender sobre o processo de vinificação. É uma experiência maravilhosa”, disse.

Philippe Pacalet diz que o vinho possui o espírito jovem e traz coisas boas para a vida
Philippe Pacalet diz que o vinho possui o espírito jovem e traz coisas boas para a vida

 

Para Robson Jorge Bernardo, aluno do curso de Tecnologia em Bebidas, o encontro teve um significado bastante especial, pois pôde descobrir um novo caminho que pode seguir após sua graduação. “Esse contato com produtores é muito bom, porque nos mostra mais uma área de atuação de nossa carreira”, comentou.

Já Francisco José Borri, também do curso de Tecnologia em Bebidas, apreciou tomar conhecimento sobre essa técnica de produção do vinho natural: “Conhecer esse método, que não existe no Brasil e está presente em poucos lugares do mundo, foi uma oportunidade incrível. E também pude saber que esse tipo de desenvolvimento está crescendo cada vez mais”.

Susana Jhun, coordenadora do curso, contou que palestras como essa são fundamentais para que os alunos tenham contato direto com os produtores e conheçam as novidades do mercado. Além disso, eles podem participar da execução dos serviços de vinho. “Esses estudantes conseguiram ver de perto como é uma coletiva de imprensa, a organização na hora de servir, colocar as taças, a técnica de limpar o paladar”.

Alunos prestigiam palestra dos produtores
Alunos prestigiam palestra dos produtores

 

O prof. Mauricio Leme, sommelier da World Wine, ficou surpreso com o interesse e curiosidade dos alunos e contou que essa experiência que os estudantes tiveram foi de grande importância para suas vidas acadêmicas. “Aqui eles tiveram a oportunidade de perguntar e aprender curiosidades sobre o mundo dos vinhos. O que eles ouviram aqui, não teriam lido em livro nenhum”, disse satisfeito.