Alunos de Pós-graduação em Confeitaria e Panificação visitam produtor de frutas nativas

11h30

No dia 19 de novembro de 2016, os alunos do curso de Pós-graduação em Confeitaria e Panificação da Anhembi Morumbi, em companhia da docente Lucia Soares, tiveram mais uma experiência de aprendizado prático, ao visitarem o Vale da Fartura, Sítio do Bello, em Paraibuna, no Vale do Paraíba, São Paulo.

Recepcionados pelas turismólogas e monitoras Susanne Fauser e Larissa Nelli do Instituto H&H Fauser, o grupo de visitantes da Anhembi Morumbi puderam apreciar frutas exóticas e diferenciadas, além de conhecer seus potenciais sobre usos e questões relacionadas à sustentabilidade.

De acordo com o coordenador dos cursos de Pós-graduação em Gastronomia, Profº Luiz Araújo, a proposta dos cursos de Pós neste segmento é colocar, cada vez mais, o aluno em contato com o mercado, seja por meio de visitas técnicas a empresas, produtores, fornecedores, a fim de viabilizar o networking e o entendimento “in loco” do que é visto em sala de aula.

“Esta visita foi bastante produtiva para nossos alunos, pois acabou sendo uma extensão do que veem em sala de aula. Além de conhecerem as propriedades de frutas diferenciadas e que não são normalmente comercializadas em feiras livres e supermercados, eles tiveram contato com a produção, plantio, cultivo e colheita , entendendo também a manipulação e a utilização correta”, complementa o coordenador.

Alunos do curso de Confeitaria e Panificação atentos às explicações sobre frutas nativas

Alunos do curso de Confeitaria e Panificação atentos às explicações sobre frutas nativas

Os alunos tiveram uma verdadeira aula de natureza com o proprietário do sítio, Douglas Bello, que discursou sobre o Projeto implantado no Sítio e o seu desenvolvimento.

O Projeto do Sítio do Bello tem como objetivo incentivar e promover o consumo de produtos à base de frutas nativas do Brasil. Os produtos são oferecidos na forma de doces, geleias, polpas congeladas, sucos de frutas pouco conhecidas da maioria do público.

 

Alunos visitam o pomar de árvores frutíferas

Alunos visitam o pomar de árvores frutíferas

A visita ao Sitio teve início pelo viveiro de mudas. Em seguida, o grupo foi conhecer as árvores nativas da trilha da Sucupira, depois passaram pela Trilha Jaracatiá no Pomar de frutíferas onde puderam experimentar alguns frutos da época como Uvaia e Pitanga.

Após tanto aprendizado e tanto conhecimento, nada como uma pausa para um  merecido almoço. O cardápio? Não poderia ser diferente, bem diferente: um “delicioso fogado”, prato típico da região, acompanhado de um delicioso suco de frutas nativas.

Parabéns a todos os envolvidos pela valiosa iniciativa!