Alunos da Anhembi Morumbi embarcam para intercâmbio na Espanha

0h00

A tarde do dia 23 de janeiro foi marcada por muita emoção para cerca de 70 alunos da Universidade Anhembi Morumbi, que embarcaram no Aeroporto Internacional de Guarulhos rumo à Espanha, a fim de participarem de um intercâmbio internacional na Universidad Europea de Madrid.

 A aluna Priscila Alessandra Cardoso (ao centro), ao lado de seus familiares e amigos, minutos antes do embarque para a Espanha
A aluna Priscila Alessandra Cardoso (ao centro), ao lado de seus familiares e amigos, minutos antes do embarque para a Espanha

Este grupo, formado por alunos de vários cursos da Universidade, estudarão no exterior por um período de seis a doze meses e poderão validar no Brasil os créditos cursados na Espanha. Segundo a aluna do 5º período do curso de Negócios da Moda, Priscila Alessandra Cardoso dos Santos, essa viagem representa uma chance imperdível para adquirir conhecimento em diversas áreas. “Minhas expectativas são as melhores. Quero aprimorar o idioma e conhecer muitas pessoas. Enfim, adquirir novas experiências”, conta.

 A aluna Sandra Marta França Roque Ribeiro (segunda da esq.) e seus pais (ao lado) no saguão do Aeroporto Internacional de Guarulhos
A aluna Sandra Marta França Roque Ribeiro (segunda da esq.) e seus pais (ao lado) no saguão do Aeroporto Internacional de Guarulhos

A mesma expectativa tem a aluna do 3º semestre do curso de Negócios da Moda, Sandra Marta França Roque Ribeiro que, ao embarcar para a Espanha, tem por objetivo além de aperfeiçoar os seus estudos, conhecer outros países da Europa. “Acredito que essa vivência abrirá caminhos para a minha vida profissional.”

 A emoção e a alegria contagiaram os alunos que embarcaram para o intercâmbio internacional
A emoção e a alegria contagiaram os alunos que embarcaram para o intercâmbio internacional

Segundo Liliane Kafler, diretora do International Office, a vivência internacional, até há pouco tempo, era um diferencial no mercado de trabalho. “Hoje, esta experiência é pré-requisito para contratação de qualquer profissional. A vivência no exterior, certamente, proporciona aprendizado singular, como responsabilidade, pró-atividade, orientação frente às mudanças, entre outras características muito valorizadas no mercado de trabalho”, comenta.

Apoio e tranquilidade para estudar no exterior
A fim de esclarecer as principais dúvidas sobre o intercâmbio, o International Office realizou em 15 de janeiro, no auditório Theatro Casa do Ator, um encontro com os pais e os alunos que viajaram para estudar na Universidade Europea de Madrid. Durante o encontro, abordaram-se as características típicas da Espanha, como clima, política, sistemas de transportes, costumes, idioma, cultura local, entre outras questões para o dia-a-dia do estudante.

Na ocasião, Liliane Kafler, ressaltou a importância da responsabilidade que cada aluno deve ter em relação aos estudos e a convivência com os espanhóis. “Evitem formar ‘colônias’ de brasileiros no exterior. O ideal é que se integrem com as pessoas do país de destino e conheçam por completo seu idioma e cultura. Outro ponto muito importante é evitar estereótipos. É preciso entender que não somos nem melhores, nem piores; mas, sim, diferentes, e que a riqueza está na diversidade”, orienta.

 Pais e alunos durante a reunião de pré-embarque para a Espanha
Pais e alunos durante a reunião de pré-embarque para a Espanha

Já a coordenadora do International Office, Marta Iglesis, destacou pontos importantes para não comprometer a formação dos alunos durante o intercâmbio. “É preciso manter o foco nos estudos, mas, com planejamento, os alunos poderão viajar nos fins de semana e nas férias”. A mesma opinião tem Liliane ao afirmar que “é perfeitamente possível conciliar estudos, cultura e lazer”.

Para os pais Antônio e Márcia Regina Roque Ribeiro, este intercâmbio representa um privilégio e uma grande oportunidade. “Apesar de nossos corações estarem apertados, estamos tranquilos quanto à viagem de nossa filha [Sandra]”, comentam.

Segundo eles, participar da reunião foi de suma importância para o esclarecimento das dúvidas quanto à viagem. “O International Office fez toda a explanação sobre a organização e a estrutura do intercâmbio. Esclarecemos algumas dúvidas que nem sabíamos que tínhamos e os questionamentos de outros pais foram muito importantes para o esclarecimento geral. O nível de informação que recebemos foi muito satisfatório e estamos mais seguros. Agora temos a certeza de que tudo dará certo”, ressaltaram.

Os alunos interessados em participar do processo de seleção para o Programa de Intercâmbio Internacional – 2° semestre de 2009, podem entrar em contato com o International Office pelo telefone 0800 772 8776, pelo e-mail internacional@anhembi.br ou pelo chat online.