Alunas do México participam do Programa Clinical Rotation na Anhembi Morumbi

0h00

Confira aqui algumas fotos.

Durante o mês de abril, 17 alunas de Fisioterapia e Nutrição da Universidad del Valle del México (UVM) estiveram na cidade de São Paulo para realizar práticas clínicas nas áreas de Fisioterapia e Nutrição. A visita teve como objetivo o aprimoramento dos conhecimentos técnicos e teóricos das duas áreas.

Com o advento dos programas de intercâmbio, as coordenações dos cursos de Nutrição e Fisioterapia da Universidade Anhembi Morumbi e da UVM desenvolveram o programa Clinical Rotation, por meio do qual 17 alunos de cada uma das instituições estiveram, pelo período de um mês, atendendo pacientes, usufruindo das ofertas acadêmicas e fazendo aulas de língua estrangeira nestas duas universidades da Rede Laureate.

“Este é um programa-piloto desenvolvido em conjunto pelo International Office e pelas coordenações de curso para proporcionar aos nossos alunos e aos estudantes estrangeiros esta grande oportunidade de vivenciar, na prática, a profissão. Sem dúvida, a experiência abrirá muitas portas para os participantes”, declara a profa. Liliane Kafler, diretora do International Office.

 Programa Clinical Rotation traz alunas de Nutrição e Fisioterapia da UVM ao Brasil para um mês de práticas clínicas.
Programa Clinical Rotation traz alunas de Nutrição e Fisioterapia da UVM ao Brasil para um mês de práticas clínicas.

Para a profa. Marta Iglesis, coordenadora do International Office, “ambos os grupos (de alunas que vieram do México e dos brasileiros enviados pela Anhembi Morumbi) puderam contar com total apoio do departamento internacional, bem como das coordenações dos cursos de Nutrição e Fisioterapia. Estes esforços em conjunto contribuíram muito para o sucesso do programa”.
 
“A UVM escolheu este Programa porque a Anhembi Morumbi tem muito prestígio nestas áreas e uma oferta acadêmica completa”, afirma Mariana Block, aluna de Fisiotearpia da UVM, que se diz muito feliz com as instalações da Instituição e que isso possibilita ao estudante obter experiência e segurança no trato com os pacientes. “A Universidade oferece muita tecnologia e informação. Sob a supervisão dos professores e coordenadores, as atividades nas áreas clínicas ocorreram em vários hospitais, como Hospital Samaritano e Hospital do Coração”.

Para a Profa. Avany Bon, coordenadora de Nutrição, o curso foi muito proveitoso, pois ofereceu ações na área de Saúde Pública e, além disso, a participação em um mutirão multidisciplinar, que contou com mais de 200 idosos e a colaboração dos cursos da área da saúde da Anhembi Morumbi.

Dentre as várias atividades para as alunas de Fisioterapia, pode-se destacar o estágio de cinco dias no Hospital do Coração, com foco na prática clínica de fisioterapia respiratória e cardiovascular. A profa. Camila Sotello, coordenadora de Fisioterapia, ressalta que a troca de experiências foi muito importante para os dois países. “As mexicanas foram muito bem aceitas pelos alunos da Anhembi Morumbi e saíram muito satisfeitas com tudo que vivenciaram no Brasil”, diz.