Ações da pós-graduação em Planejamento e Produção em Eventos fomentam a doação de órgãos

0h00

Com o objetivo de conscientizar e arregimentar o máximo de doadores de órgãos, alunos do segundo período do curso da Especialização em Planejamento e Produção em Eventos da Universidade Anhembi Morumbi promovem, entre os dias 22 e 29 de junho, ações informativas e lúdicas no campus Vila Olímpia. A iniciativa, conhecida como Eventiz, é parte da disciplina de Logística do curso e acontece todos os anos.

 Teaser enviado a alunos e convidados busca aliciar comunidade acadêmica à doação de órgãos.
Teaser enviado a alunos e convidados busca aliciar comunidade acadêmica à doação de órgãos.

Trata-se de um laboratório criado pela coordenação do curso, que visa proporcionar aos alunos a possibilidade de elaborar e realizar um evento, bem como aproveitar um paralelo com o formato de programa de reality shows – traduzido em reality class –, trazendo como elemento a pressão que eles oferecem. Divididos em dois grupos, os alunos receberam o briefing no dia 8 de junho. As equipes atuam na forma de concorrência, e devem preparar o projeto de um evento. Cada grupo tem um padrinho ou madrinha, que auxilia os alunos no desenvolvimento do conceito do projeto.

No dia 15, os times apresentaram os projetos à coordenadora da Especialização em Planejamento e Produção de Eventos, profa. Líbia Macedo, ao coordenador de Responsabilidade Social da Universidade, Mauricio Homma, e ao gerente de Eventos da Nicomed, Ormene Dorneles.  A proposta foi adotada por todos os alunos, que começaram a colocá-la em prática.

As ações começaram no dia 22, quando os estudantes colocaram peças de comunicação nos elevadores. Já em 23 de junho, foi enviada uma imagem-teaser para todos os alunos e convite especial a padrinhos e autoridades. Em seguida, eles recepcionaram um mímico, que se pôs a circular pelo pátio no início das aulas e no intervalo, com a proposta de gerar curiosidade nos circulantes. “Este mímico colocou balões de pensamento sobre a cabeça das pessoas e, juntamente com este ator, nós demos suporte para esclarecer aos abordados informações sobre o evento”, conta a profa. Líbia. No mesmo dia, TVs nos 5º e 6º andares exibiam vídeos sobre doação e transplante de órgãos.

O grande dia, porém, será 29 de junho. Doutores Palhaços recepcionarão e abordarão os alunos nos 5º e 6º andares, das 18h às 19h30. Haverá ainda um carrinho distribuindo pipoca durante todo o período e uma equipe dando ímãs e cartões da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, parceira na ação. A ABTO ainda deverá coletar assinaturas de participantes que se interessarem em aceitar o cartão, como forma de comprovar a distribuição. Com as ações, os alunos buscam atingir o objetivo de conseguir 250 assinaturas. Por fim, o grupo Groove Samba também estará presente e fará um show das 21h às 21h30.