Na primeira semana de abril, a Prefeitura de São Paulo transferiu oficialmente para a Associação Brasileira de Desporto Educacional (ABRADE) – formada pelas principais universidades paulistas, entre elas a Anhembi Morumbi – a gestão de um terreno de 30 mil metros quadrados na zona norte da cidade. A área municipal, antiga sede da Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE), será administrada e ocupada a partir de maio, em parceria com a Secretaria de Esportes, com o objetivo de desenvolver o projeto Esporte Universitário.
|
Área na zona norte será gerida pela ABRADE |
No local, agora Centro Esportivo do Desporto Educacional (CEDE), funcionará um clube-escola mantido pela ABRADE e servirá às instituições de ensino como palco para atividades esportivas, treinamento e competições. Para Deborah Palma, diretora de Esportes da Anhembi Morumbi e vice-presidente da ABRADE, “as expectativas são de fomentar o esporte educacional, em especial o universitário, e de possibilitar aos alunos vivenciarem um grande projeto, que futuramente terá abrangência nacional”.
Deborah afirma que a Universidade Anhembi Morumbi terá um amplo trabalho no projeto, sendo provavelmente o primeiro passo com o curso de Nutrição. “Pretendemos atender centenas de crianças que participarão do clube-escola com acompanhamento e avaliação nutricional. Em breve envolveremos mais cursos, inclusive já iniciamos diálogo com o prof. Ricardo Prado, coordenador da graduação em Atividade Física e Esportes, para definir quais as possibilidades de atuação no local”, diz.
O projeto, segundo a diretora de Esportes da Anhembi Morumbi, proporciona ao aluno a vivência prática da formação e o engajamento em questões sociais. “Outro ponto fundamental é a reversão de valores sobre o esporte educacional, pois nosso País tem um eixo clubístico e o esporte educacional não tem o mesmo valor e apoio, muito embora esteja nas escolas a origem de tudo”, lembra Deborah, em relação à formação de atletas.
Além do compromisso com a gestão do CEDE, a ABRADE tem como metas, entre outras, fomentar a pesquisa do desporto educacional, normatizar o esporte e criar um selo de certificação para eventos esportivos e para instituições de ensino superior e escolas que trabalham com esporte. “Queremos ver os brasileiros investigando se seus filhos estão em eventos, escolas e universidades que têm o selo ABRADE, que apontará a diferença da qualidade do desporto educacional”, explica Deborah Palma.
ABRADE
A Associação Brasileira de Desporto Educacional (ABRADE) é uma entidade formada pelas universidades Anhembi Morumbi, USP, Uniban, Mackenzie, PUC, São Judas, UNIP e UniSant´anna e tem a missão de atuar sobre o desporto educacional, estreitando o relacionamento entre esporte escolar e universitário.