ABRADE será gestora do CEDE – Centro Esportivo do Desporto Educacional, na zona norte de São Paulo

0h00

Na primeira semana de abril, a Prefeitura de São Paulo transferiu oficialmente para a Associação Brasileira de Desporto Educacional (ABRADE) – formada pelas principais universidades paulistas, entre elas a Anhembi Morumbi – a gestão de um terreno de 30 mil metros quadrados na zona norte da cidade. A área municipal, antiga sede da Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE), será administrada e ocupada a partir de maio, em parceria com a Secretaria de Esportes, com o objetivo de desenvolver o projeto Esporte Universitário.

Área na zona norte será gerida pela ABRADE
Área na zona norte será gerida pela ABRADE

No local, agora Centro Esportivo do Desporto Educacional (CEDE), funcionará um clube-escola mantido pela ABRADE e servirá às instituições de ensino como palco para atividades esportivas, treinamento e competições. Para Deborah Palma, diretora de Esportes da Anhembi Morumbi e vice-presidente da ABRADE, “as expectativas são de fomentar o esporte educacional, em especial o universitário, e de possibilitar aos alunos vivenciarem um grande projeto, que futuramente terá abrangência nacional”.

Deborah afirma que a Universidade Anhembi Morumbi terá um amplo trabalho no projeto, sendo provavelmente o primeiro passo com o curso de Nutrição. “Pretendemos atender centenas de crianças que participarão do clube-escola com acompanhamento e avaliação nutricional. Em breve envolveremos mais cursos, inclusive já iniciamos diálogo com o prof. Ricardo Prado, coordenador da graduação em Atividade Física e Esportes, para definir quais as possibilidades de atuação no local”, diz.

O projeto, segundo a diretora de Esportes da Anhembi Morumbi, proporciona ao aluno a vivência prática da formação e o engajamento em questões sociais. “Outro ponto fundamental é a reversão de valores sobre o esporte educacional, pois nosso País tem um eixo clubístico e o esporte educacional não tem o mesmo valor e apoio, muito embora esteja nas escolas a origem de tudo”, lembra Deborah, em relação à formação de atletas.

Além do compromisso com a gestão do CEDE, a ABRADE tem como metas, entre outras, fomentar a pesquisa do desporto educacional, normatizar o esporte e criar um selo de certificação para eventos esportivos e para instituições de ensino superior e escolas que trabalham com esporte. “Queremos ver os brasileiros investigando se seus filhos estão em eventos, escolas e universidades que têm o selo ABRADE, que apontará a diferença da qualidade do desporto educacional”, explica Deborah Palma.

ABRADE
A Associação Brasileira de Desporto Educacional (ABRADE) é uma entidade formada pelas universidades Anhembi Morumbi, USP, Uniban, Mackenzie, PUC, São Judas, UNIP e UniSant´anna e tem a missão de atuar sobre o desporto educacional, estreitando o relacionamento entre esporte escolar e universitário.