Mulheres na Aviação Civil

10h39

O Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, “ganhou asas” com o Encontro Mulheres na Aviação, promovido pelo curso de Aviação Civil, em conjunto com o CAAC – Centro Acadêmico Aviação Civil, o Sindicato Nacional dos Aeronautas e à AMAB – Associação das Mulheres da Aviação do Brasil. Realizado no câmpus Vila Olímpia, o evento foi marcado pela presença de profissionais do setor, além de alunas e alunos do curso.

A programação contou com oito palestrantes que se revezaram contando suas experiências na Aviação – setor que apresenta crescente participação feminina. Entre os temas, houve falas de conscientização sobre os direitos das mulheres; gestação na aeronáutica; aerofobia – medo de voar; mulheres que pilotam balões; acrobacias aéreas feitas por mulheres; e mulheres que pilotam aviões agrícolas nos EUA.

A palestra de encerramento trouxe a Comandante Tereza Paz Parnes, referência por sua atuação precursora como piloto da extinta VARIG e que se mantém em operação até hoje no comando de Aviões Embraer 195, da Azul Linhas Aéreas.

“Nós, mulheres, precisamos quebrar o tabu de que a aviação é feita só por homens. Somos capazes de fazer tudo e qualquer coisa com excelência e, digo com toda certeza, a visão machista que ainda existe acabará em breve”, sentenciou Ana Letícia Vivanco, Vice-Presidente do Centro Acadêmico da Aviação Civil (CAAC), da Anhembi Morumbi.

O professor Edson Luiz Gaspar, Coordenador do curso de Aviação Civil e dos cursos de Pós-Graduação na área, destacou que iniciativas como esta devem ser incentivadas e cada vez mais frequentes. “O curso e os alunos ganham muito com a realização deste tipo de evento. A participação das mulheres no mercado da aviação tem aumentado bastante nos últimos anos”.

Parabéns a todas as mulheres que participaram deste evento incrível!