6º Congresso Nursing e 1º Congresso Internacional Interdisciplinar em Saúde movimentam campus Centro

0h00

A Universidade Anhembi Morumbi sediou, no campus Centro, a 6ª edição do Congresso Nursing e o 1º Congresso Internacional Interdisciplinar em Saúde, entre os dias 23 e 25 de abril, com o tema “A segurança do cliente e família nos diferentes Segmentos da Saúde”. Mais de 600 participantes estiveram no evento destinado à atualização de profissionais e estudantes de enfermagem.

A profa. Ariadne da Silva Fonseca, coordenadora do curso de Enfermagem da Anhembi Morumbi e diretora científica da revista Nursing, presidiu o Congresso que contou com palestras, mesas-redondas e conferências com os mais importantes profissionais da enfermagem brasileira apresentando novos estudos e técnicas, além de profundas discussões sobre importantes questões da enfermagem, de conceitos a procedimentos. Diversas empresas da área da saúde também aproveitaram a oportunidade para mostrarem seus produtos, em estandes montados em uma área para exposição.

No Pré-Congresso, realizado no primeiro dia, o tema “Atualidades em Imunização” atraiu participantes para sete palestras, que abordaram “Calendário de vacinas para crianças e adolescentes”, “Vacinação no dia-dia”, “Impacto e prevenção das doenças pneumocócicas”, “O programa estadual de hepatites virais B e C”, “Hepatite A”, “Pneumococo” e “Hoje você pode fazer mais pelo seu paciente: a vacina Quadrivalente contra o HPV”.

Com a conferência “A segurança do cliente: avanços e fragilidades no sistema de saúde do Brasil”, foram iniciadas as atividades do Congresso. Na seqüência, mais sete conferências e 15 mesas-redondas foram realizadas sobre temas diversos e com a participação dos mais renomados profissionais da área:

Conferências
“Terapias da beleza”
“O ambiente de trabalho na segurança do paciente”
“A importância da comunicação na segurança do cliente e da família”
“Tecnologia educacional em saúde: modelos de simulação”
“Espiritualidade”
“Construindo uma nova modalidade de cuidado: trabalho itinerante de saúde na floresta”
“Segurança do cliente na utilização de recursos em eletrotermofototerapias”

Mesas-redondas
“A segurança do cliente, família e profissionais nos serviços de saúde”
“Cenário atual da assistência na saúde mental: aspectos da segurança do usuário, família, comunidade e equipe interdisciplinar”
“Prevenção de eventos adversos em procedimentos de alta complexidade”
“A tecnologia e a segurança do cliente, família e profissionais da saúde”
“Eventos adversos na assistência à mulher”
“O assistir consciente no programa saúde da família”
“Gerenciamento de risco em saúde”
“A segurança na assistência ao paciente HIV positivo”
“O uso das terapias complementares na assistência”
“Envelhecimento saudável: acompanhamento comunitário na saúde pública”
“Biodireito e as questões relacionadas ao início e ao fim da vida”
“Eventos adversos à criança e ao adolescente”
“O desenvolvimento de pesquisa na segurança do paciente”
“O atendimento de emergência e a segurança do paciente”
“Avaliação de risco de lesão de pele e minimização de riscos”

Além das abordagens profissionais, mas de 276 trabalhos foram apresentados por estudantes e cinco simpósios-satélites, com estudos de casos, estratégias de atuação, técnicas e tratamentos, foram realizados paralelamente ao evento.

Ao final do Congresso, a profa. Ariadne Fonseca agradeceu aos participantes e deixou um questionamento para todos refletirem: “estamos realmente preocupados com a segurança do cliente e família?”