6ª Edição da Maratona de Eficiência Energética conta com a participação da Anhembi Morumbi em duas categorias

0h00

Com carros mais leves e concorrendo a duas categorias, a Universidade Anhembi Morumbi disputa, nos dias 5 e 7 de novembro, a 6ª Maratona de Eficiência Energética, na qual os alunos de Engenharia disputarão, pela quarta vez, ao primeiro lugar nas modalidades gasolina e elétrica.

Tendo conquistado o primeiro lugar na categoria gasolina em 2008, com o carro Errba 3 que atingiu o rendimento de 343,17km/litro, os alunos esperam repetir o bom desempenho do ano anterior, apesar do crescimento no número de participantes do evento. “Essa é uma oportunidade única para os nossos alunos aprimorarem os seus conhecimentos”, afirma o diretor da Escola de Engenharia e Tecnologia da Universidade, Fabiano do Prado Marques.

Na tentativa de potencializar o rendimento dos carros, os protótipos participantes estão com quase a metade do peso em relação às versões anteriores. O Errba 4 categoria gasolina, por exemplo, está 10 kilos mais leve em comparação ao modelo precedente, além de ter sofrido algumas alterações em sua estrutura. Na modalidade elétrica, os alunos conseguiram reduzir 12 kilos do modelo anterior e, ainda, reprojetaram o motor de acordo com a nova configuração da máquina.

E, para movimentar ainda mais essa sexta edição do evento, foi criada uma nova categoria, que será disputada paralelamente as demais provas. A categoria Etanol, inspirada no protótipo movido à gasolina da Anhembi Morumbi, permitirá que cada equipe nomeie um piloto para disputar nessa modalidade, que disponibilizará 3 modelos de carros equipados com motor adaptado para o uso do etanol.

A competição será realizada no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, e contará com a participação de 200 estudantes pertencentes a 21 instituições de ensino dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

SERVIÇO
Evento: 6ª Maratona Universitária da Eficiência Energética
Data: 5 a 7 de novembro
Local: Kartódromo Ayrton Senna
Endereço: Avenida Jangadeiro, 800, Interlagos