2º Concurso Anhembi Morumbi & Colavita define duplas finalistas

0h00

Na tarde do dia 24 de outubro, as 10 duplas semifinalistas do 2º Concurso Anhembi Morumbi & Colavita de gastronomia estiveram na Cozinha de Demonstração do campus Centro para apresentação dos trabalhos. Os alunos não pouparam criatividade para explicar cada receita de uma refeição completa – com entrada, prato principal e sobremesa – baseada na culinária italiana, utilizando até mesmo técnicas de interpretação, figurinos e vídeos para a exposição de cada produção.

Apresentação dos semifinalistas na Cozinha de Demonstraçaõ do campus Centro
Apresentação dos semifinalistas na Cozinha de Demonstraçaõ do campus Centro

Diversificados também foram os temas abordados nas produções, que tiveram como temas regiões italianas (Toscana, Veneto, Emiglia-Romagna, Sicília), a imigração e até mesmo ilustres personagens, como o tenor Luciano Pavarotti, o guerrilheiro Giuseppe Garibaldi e o escrito Pellegrino Artusi, considerado o pai da gastronomia italiana.

Banca avaliadora dos projetos - Professores Mário Oliveira, Rosana Freire, Lúcia Helena Soares, Daniel Pinto e Rogério Shimura
Banca avaliadora dos projetos – Professores Mário Oliveira, Rosana Freire, Lúcia Helena Soares, Daniel Pinto e Rogério Shimura

“Foi sensacional ver esses alunos apresentando esses trabalhos, da forma como apresentaram, e falando de história. Um aprendizado que não tem como pagar”, afirmou o prof. Daniel Pinto, um dos jurados que compuseram a banca avaliadora formada também pelo professores Mário Oliveira, Rosana Freire, Lúcia Helena Soares e Rogério Shimura.

Maria Elisa Leão e Maria Isabel Del Roy com o cardápio criado para o trabalho
Maria Elisa Leão e Maria Isabel Del Roy com o cardápio criado para o trabalho

Entre as duplas, Maurizio Spinelli e Paula de Moraes mais uma vez estiveram entre os semifinalistas do concurso, no qual já participaram da primeira edição. “É uma grande honra ter chegado à semifinal de novo. Buscamos exatamente desenvolver um trabalho completamente diferente da versão passada, quando focamos em uma região italiana. Desta vez falamos de uma figura histórica, o autor Pellegrino Artusi”, explicaram os alunos da pós-graduação em Padrões Gastronômicos.

Os alunos Maurizio Spinelli e Paula de Moraes apresentaram um trabalho baseado no escritor Pellegrino Artusi
Os alunos Maurizio Spinelli e Paula de Moraes apresentaram um trabalho baseado no escritor Pellegrino Artusi

A aluna de Gastronomia, Miriam Zapatta, que em parceria com Nathalia Crepaldi desenvolveu uma produção baseada na região da Toscana, participou pela primeira vez e considerou o concurso muito mais do que apenas uma competição. “Esta oportunidade é muito boa para nossa formação. O ganho é enorme. Nós pesquisamos, passamos noites sem dormir, brigamos, choramos, desistimos, continuamos e, no fim, o resultado foi super positivo. O que eu ganhei aqui tem muito valor para a minha vida”, disse.

A dupla Miriam Zapatta e Natália Crepaldi
A dupla Miriam Zapatta e Natália Crepaldi

Segundo a profa. Rosana Freire, o concurso estimula os alunos a pensarem na questão da pesquisa, desperta a curiosidade e faz com que se atentem ao estudo e ao aprimoramento e busquem a continuidade do aprendizado.

José Luiz, da Colavita, entregou lembranças a todos os semifinalistas
José Luiz, da Colavita, entregou lembranças a todos os semifinalistas

Confira as cinco duplas classificada para a final do 2º Concurso Anhembi Morumbi & Colavita:

• Maria Elisa Leão e Maria Isabel Del Roy
• Eleonora Stefanne e Cristiano Gonçalves
• Maurizio Spinelli e Paula de Moraes
• Miriam Zapatta e Natália Crepaldi
• Eliana Lenz e Regina Machine

A última etapa será realizada no dia 8 de novembro, nas cozinhas do Centro de Gastronomia do campus Centro.