24 a 28/06/08 – Alunos de Medicina participam de Congresso em Brasília

0h00

Os alunos da Escola de Medicina terão a oportunidade de representar a Anhembi Morumbi no I Congresso Brasileiro de Atenção às Urgências e no II Congresso Brasileiro da Rede Nacional SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que serão realizados de 24 a 28 de junho de 2008 em Brasília.

O evento é organizado pelo Ministério da Saúde e abordará temas relacionados à educação e à atuação em emergências.

Em atividades Pré-Congresso, o público leigo receberá treinamento para reconhecer a parada cardíaca e manter a vida por meio de manobras de massagem cardíaca e ventilação boca-a-boca. 

Dez alunos de Medicina atuarão como instrutores de BLS (Basic Life Supports) nos treinamentos supervisionados para o público leigo.

A escolha dos alunos para irem a Brasília como instrutores foi feita durante o curso de BLS Provider, realizado na Escola de Medicina para 46 alunos interessados. Destes, 24 alunos foram selecionados para fazerem o curso de instrução na Universidade. Em um segundo momento, dez alunos foram escolhidos a partir dos critérios: desempenho durante o curso de instrutor, não ter pendência com nota, falta, comportamento e ter bom envolvimento nas suas atividades na Anhembi Morumbi.

Os selecionados a instrutores também participarão como ouvintes no Congresso.

Outro grupo, com cinco alunos da Escola de Medicina, apresentará no Congresso o trabalho: A evolução das compressões torácicas nas diretrizes da American Heart Association de 1995 a 2005.

A iniciativa do trabalho partiu dos próprios alunos após aula e treinamento na simulação, ministrados no segundo bimestre deste ano. A profa. Ana Paula Quilici orientou-os em relação ao tema, levantamento bibliográfico, forma de execução, entre outros pontos.

Parabéns pela iniciativa!