24/11 – Lançamento do livro “Cinema de Bordas 2”

0h00

Com lançamento previsto para 24 de novembro de 2008, o livro “Cinema de Bordas 2” reúne os mais importantes trabalhos de um grupo de pesquisadores que investiga e aceita como legítimas certas práticas cinematográficas, costumeiramente consideradas periféricas ou marginais, quase sempre colocadas às bordas pelas entidades institucionais.

Essas práticas costumam adotar um estilo que incorpora o excesso ou a precariedade, estando muito próximas, também, da trivialização e repetição de códigos do som e da imagem, se apropriando de formas expressivas que são consideradas artefatos da “baixa” cultura e da cultura de massa, aproximando-se, assim, do que se costuma chamar de “paracinema”. 

Contando com a colaboração dos professores do Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi, a segunda edição da obra mostra um cinema que não se apresenta de maneira homogênea. Dessa forma, a organização, a visibilidade e a experiência, circunscritas a esse cinema tão peculiar estão, indissociavelmente, ligadas à noção de gêneros cinematográficos. Porém, acima de tudo, a voz desse cinema de bordas é aquela do entretenimento, no sentido dado por Niklas Luhmann: “entretenimento significa não procurar nem encontrar nenhum motivo para responder à comunicação com comunicação”.

Conheça aqui os autores da obra.

SERVIÇO
Lançamento do livro “Cinema de Bordas 2”
Data: 24/11/2008
Horário: 19h
Local: Itaú Cultural
Endereço: Avenida Paulista, 149 – Centro