1ª Feira de Carreiras reúne renomadas empresas e atrai os estudantes

0h00

Não faltaram oportunidades de estágio entre os dias 14 e 29 de abril, durante a 1ª Feira de Carreiras promovida pelo International Office, por meio do Global Career Center. Realizado nos campi Vila Olímpia, Centro e Morumbi da Universidade Anhembi Morumbi, o evento buscou integrar alunos e empresas de diversas áreas.

Com o objetivo de conciliar o conhecimento teórico adquirido em sala de aula com a realidade prática do mercado de trabalho, a Feira promoveu apresentações sobre as formas de trabalho das empresas e recrutamentos dentro da própria Universidade, aumentando, assim, as chances de ingresso do estudante no mercado de trabalho.

 Além dos estandes das empresas, os alunos contaram com palestras com reconhecidos profissionais do mercado
Além dos estandes das empresas, os alunos contaram com palestras com reconhecidos profissionais do mercado

Participaram deste evento renomadas empresas, tais como Volkswagen, Lew’LaraTBWA, Ericsson, TNG, CIEE, GE, Femsa/Coca-Cola, LG, Nube, Decathlon, McCann Erickson, Deloitte, IBM, entre outras.

No campus Vila Olímpia, o aluno do curso de Administração, Felipe Magrini, foi um dos estudantes que viram uma oportunidade de estágio durante o evento. No estande da Femsa/Coca-Cola, Felipe preencheu uma pesquisa sobre o seu conhecimento a respeito da empresa, deixou seu e-mail e espera agora receber da corporação um e-mail convidando-o a se candidatar a uma vaga. “Percebo que a Feira é um meio pelo qual a Universidade auxilia para os alunos ingressarem no mercado de trabalho”, concluiu.

Se por um lado houve estudantes ansiosos por um espaço, as corporações se mostraram ávidas em recebê-los. Victor Duarte, consultor sênior da Delloite, explica que a presença da empresa na Feira teve o objetivo de conhecer possíveis estagiários. “Viemos para manter um relacionamento com o aluno e recrutar colegas de trabalho”, afirma Victor, cuja empresa disponibiliza atualmente cerca de 500 vagas em todo o País.

 As dúvidas sobre as corporações e o processo seletivo para estágio e trainee foram sanadas pelos representantes de cada empresa
As dúvidas sobre as corporações e o processo seletivo para estágio e trainee foram sanadas pelos representantes de cada empresa

Márcia Veneroso, coordenadora de Recursos Humanos e seleção da Editora Abril, também apontou o desejo de a empresa conhecer novos talentos. Por isso, levou à Feira a notícia de que havia 30 vagas de estágio abertas para as mais variadas áreas, como Administração, Jornalismo, Publicidade, Economia, Design e Moda. “Na Feira, buscamos divulgar nosso interesse em receber inscrições para as oportunidades abertas”, disse.

Para Heitor Pinheiro, coordenador de Fomento Corporativo do Global Carrer Center, esse é um momento oportuno para a realização de parceiras entre a Universidade e grandes empresas. “A aproximação dos alunos com o mercado de trabalho é uma necessidade global e, aproveitando esse ensejo, o International Office da Universidade Anhembi Morumbi, por meio do Global Career Center, realizou a Feira de Profissões. Todas as Escolas da Universidade estão sendo assistidas por empresas multinacionais, a fim de gerar oportunidades a todos, independente da área de estudo”.

Campus Centro
Durante os dias 22 e 23, no campus Centro, os alunos contaram com a presença de expositores de empresas ligadas a área de Saúde, Comunicação e Medicina Veterinária. Na ocasião, eles realizaram cadastros e tiraram dúvidas a respeito do processo seletivo de marcas como Bayer, TAM Viagens, Editora Abril, TV Cultura, Wunderman, Royan Canin, Procter&Gamble, entre outras.

 Os alunos do campus Morumbi participaram da palestra oferecida pela McCann Erickson
Os alunos do campus Morumbi participaram da palestra oferecida pela McCann Erickson

Para Liliane Kafler, diretora do International Office, o evento foi uma excelente oportunidade para o estreitamento de laços entre as empresas e os alunos. “Tivemos a ideia de trazer as empresas para dentro dos campi, para que o aluno tenha o contato direto com os diretores de Recursos Humanos de grandes empresas de diferentes segmentos. Assim, os estudantes ficam a par quanto aos requisitos, habilidades e preparação necessários para ser contratado. Os alunos que realizaram cadastros com as empresas durante o evento passarão a integrar o banco de dados das corporações para futuras contratações, estágios e programas de trainee”.

Campus Morumbi
No dia 28, os alunos do campus Morumbi participaram de uma palestra ministrada por profissionais da McCann Erickson, em que o tema “Ideia” foi abordado. A aluna de Negócios da Moda, Sara Tovazzi, assistiu a palestra e gostou dos cases apresentados. Para ela, observar o sucesso de uma campanha ajuda a ilustrar os obstáculos e superações a serem enfrentados no dia a dia da profissão.

A analista de Recursos Humanos da TNG, Aline Soares, orientou os alunos quanto à trajetória da marca e o novo programa de estágio que será implantado na empresa e disponibilizará vagas para estudantes de Moda e Design. “Nós estamos analisando as fichas cadastrais dos inscritos e já observei potencial em vários alunos que poderão integrar a nossa equipe. O nosso programa de estágio está em fase de conclusão de formulação e será aplicado, no máximo, em dois meses”.

 Durante a Feira, os alunos preencheram fichas cadastrais para os bancos de dados das empresas
Durante a Feira, os alunos preencheram fichas cadastrais para os bancos de dados das empresas

Ana Letícia Camargo, aluna de Design de Moda, viu na Feira uma ótima oportunidade para fazer contatos e conhecer melhor as empresas. “Durante o evento, eu pude conhecer melhor algumas empresas e me informar a respeito dos programas de estágio e trainee que cada uma oferece”. A aluna, que acabou de voltar de um semestre de intercâmbio na Universidad Europea de Madri, na Espanha, está à procura de uma oportunidade de estágio. “Acho que eventos como esse nos ajudam a conseguir excelentes oportunidades de estágio”.