10 anos de Afeto – Projeto Pérola Byington

18h07

Em 2020 o Desfile da Primavera comemora 10 anos e para lembrar a primeira década da parceria que transformou pacientes em modelos, foi lançado um mini documentário chamado “10 anos de Afeto – Projeto Pérola Byington”, produzido pelos profissionais dos cursos de Moda.

O desfile é uma ação voluntária, realizada em parceria com o centro de Oncologia do Hospital Pérola Byington, da qual professores e alunos dos cursos de Moda colaboram desde 2011. Uma das principais motivações do evento é o resgate da autoestima e da qualidade de vida dessas mulheres, que estão passando por um tratamento difícil e lutando todos os dias para continuarem sua jornada.

“Nestes 10 anos de parceria nós conhecemos e nos conectamos com pessoas e histórias maravilhosas que merecem ser contadas e admiradas. Para nós, como instituição de ensino, promover o senso social e humanitário é parte da nossa missão. Enquanto profissional, a moda de inclusão é a tradução da importância do nosso trabalho. Tenho muito orgulho de fazer parte desse projeto”, completa o Prof. Geraldo Lima, coordenador dos cursos de Design de Moda e Negócios da Moda.

 Confira o mini documentário:

A primeira edição do projeto Desfile da Primavera | Transformando e colorindo a vida, em 2011, partiu de uma proposta de reciclagem de peças das pacientes, com a ideia de recriar a partir do que já existia. Mas já neste primeiro ano o processo de criação foi se transformando enquanto acontecia. E movidos pelo espirito de união em favor da transformação, peças de roupas de todos os envolvidos foram agregadas ao projeto que misturou tudo, resultando em vestes únicas e originais, que propuseram uma nova maneira de criar e consumir, reutilizando o que já existe, estimulando os envolvidos a repensar o ideal do belo e transformar a vida de todos, partindo da transformação de cada um.

Nos anos seguintes o Desfile da Primavera abordou diversos temas. Em 2012 foi “Um Jogo de Damas”; em 2013 foi a vez do “O Bordado do Improviso”; em 2014 a produção ‘cultivou’ “O Jardim Resiliente”; em 2015 as flores se mantiveram no tema “Perola Pétala”; em 2016 os envolvidos no projeto contaram um nova história com o tema “Se tenho Asas……….. a história de Eufrides”; em 2017 foi o ano de lembrar “Os Bons dias”; em 2018 o desfile ficou mais conceitual com o tema “!NCOM1” (Incomum) e em 2019 foi o momento de questionar e celebrar o presente com o tema “E Agora?”.