Sobre o programa
A engenharia biomédica é uma área em crescente evolução que integra a biologia, medicina e engenharia visando desenvolver sistemas e dispositivos para melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecido ao cidadão. Com uma tradição de excelência e um quadro de professores com experiência internacional, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica da Anhembi Morumbi-PPGEBM, com Mestrado e Doutorado, foi formulado para transformar estudantes em profissionais referências de suas áreas.
O PPGEBM é ofertado nas dependências do Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos – PIT.
Navegue pelas seções abaixo para conhecer mais sobre o Programa.
Click here to enter the English website.

Saiba tudo sobre
Mestrado e Doutorado Acadêmico em Engenharia Biomédica
Programa
Objetivo
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica da Universidade Anhembi Morumbi é de caráter interdisciplinar combinando uma sólida base na área em questão com pesquisa específica em engenharia biomédica. Este programa capacita profissionais para atuarem na interface engenharia-saúde, desenvolvendo novas metodologias, técnicas e sistemas para o diagnóstico, tratamento e reabilitação de doenças humanas.
Público-alvo
O Mestrado e Doutorado em Engenharia Biomédica destina-se à profissionais com diferentes formações, oriundos das áreas da saúde e das ciências exatas.
Estrutura do Programa/Exigências
Mestrado e Doutorado em Engenharia Biomédica
Duração Mestrado: 2 anos
Duração Doutorado: 4 anos
Campus: CITÉ/Parque Tecnológico de São José dos Campos
Turno: IntegralMestrado e Doutorado recomendados pela CAPES em março/2017 (Portaria nº 128, MEC, 20/02/2018, DOU de 21/02/2018)
O programa consiste em um conjunto de disciplinas obrigatórias e optativas. No início do programa o estudante seleciona um campo da engenharia biomédica e o professor da pós graduação da Universidade Anhembi Morumbi responsável pela respectiva área. Em comum acordo com o referido professor, o estudante fará o desenvolvimento do seu projeto de pesquisa. Ao final do programa, a tese/dissertação baseada no projeto de pesquisa será analisada por uma banca de especialistas na área visando outorgar o título de mestre ou doutor ao postulante.
Ao longo do programa, os alunos são suportados por uma rede de supervisores experientes que integram o corpo docente. A sua localização no Parque Tecnológico de São José dos Campos permite que o programa ofereça aos estudantes acesso a vários grupos industriais, acadêmicos e governamentais residentes no Parque Tecnológico. O programa mantém também estreitas relações de trabalho com o maior complexo hospitalar da América Latina, a região metropolitana de São Paulo e também do Vale do Paraíba.
Área de Concentração e Linhas de Pesquisa
A pesquisa interdisciplinar desenvolvida pelo programa é ofertada em duas áreas de concentração, a saber:
Área de concentração 1 – Sistemas e Procedimentos Terapêuticos: Esta área combina as linhas de pesquisa que visam auxiliar no tratamento de diferentes patologias, desenvolvendo sistemas ópticos, drogas terapêuticas fotoativadas, medicamentos para doenças cardíacas, fitoterápicos, ozônio, ultra-som, entre outros. Inclui também o estudo da biomecânica, equilíbrio e reabilitação, e o desenvolvimento de instrumentação clínica e hospitalar.
Linhas de Pesquisa associadas a esta área:
Biomecânica e Reabilitação: Esta linha de pesquisa agrega projetos voltados para o estudo e determinação das respostas biomecânicas produzidas por diferentes tipos de estímulos, e avaliados utilizando diferentes técnicas de medida. Os projetos também visam determinar disfunções no equilíbrio motor a partir de parâmetros estabilométricos e baropodométricos principalmente em idosos. Além disso, propõe e avalia técnicas e ferramentas voltadas à reabilitação de pessoas acometidas por algum tipo de disfunção.
Instrumentação Hospitalar: Esta linha de pesquisa propõe projetos voltados para o desenvolvimento de novos dispositivos, instrumentos e equipamentos médico-odonto-hospitalares, clínicos, laboratoriais, e de reabilitação, incluindo a otimização da ergonomia e usabilidade desses equipamentos.
Medicina Translacional: Os projetos relacionados à medicina translacional envolvem a transferência do conhecimento adquirido com as ciências básicas para a sua aplicação na prática/clínica e da comunidade. A pesquisa translacional e composta por quatro fases: T1, que transfere o conhecimento da pesquisa pré-clínica para os seres humanos, T2, para os pacientes, T3, para a prática clínica e T4, para a população. O objetivo destas pesquisas é contribuir para todas as fases deste processo com uma abordagem multidisciplinar e multifásica.
Procedimentos Terapêuticos Utilizando Radiação Não-Ionizante: Esta linha reúne projetos que utilizam laseres, LEDs e ultrassom de baixa e média potência para o tratamento de diferentes doenças de maneira minimamente invasiva, utilizando inclusive compostos fotoativos.
Produtos Terapêuticos: Esta linha agrega projetos utilizando diferentes técnicas para o desenvolvimento e caracterização de novos fármacos, fotoativados ou não, e de novas técnicas e dispositivos, tais como: tratamento com fitoterápicos, estudo de corantes oxazínicos e porfirínicos (PDT), bem como o uso do ozônio.Produtos Terapêuticos: Esta linha agrega projetos utilizando diferentes técnicas para o desenvolvimento e caracterização de novos fármacos, fotoativados ou não, e de novas técnicas e dispositivos, tais como: tratamento com fitoterápicos, estudo de corantes oxazínicos e porfirínicos (PDT), bem como o uso do ozônio.
Area de concentração 2 – Sistemas e Processos para Diagnósticos: Esta área de concentração reúne linhas de pesquisa focadas no desenvolvimento de sistemas e processos, que visam auxiliar na obtenção de informações sobre tecidos biológicos de forma minimamente ou não invasiva, através de espectroscopia óptica, termografia, IA e análise biológica de sinais.
Linhas de Pesquisa associadas à esta área:
Desenvolvimento de Técnicas e sistemas para diagnósticos: Esta linha de pesquisa reúne os projetos que tem como eixo principal o desenvolvimento de técnicas e sistemas ópticos voltados para o diagnóstico de alterações patológicas em tecidos e fluidos biológicos, tais como espectroscopia de fluorescência, refletância difusa e espalhamento Raman. São utilizadas ferramentas matemáticas baseadas em estatística multivariada, tais como análise de componentes principais (PCA), regressão por mínimos quadrados parciais (PLS), e IA.
Ferramentas de Informação em Saúde Pública: A área da Saúde Pública exige o desenvolvimento multidisciplinar de modelos matemáticos, estatísticos e computacionais, bem como desenvolvimento de sistemas informatizados voltados para a análise de dados e melhoramento de processos, visando tomada de decisão estratégica no uso dos recursos do SUS. Os dados são disponibilizados através de hospitais, secretarias de saúde, Ministério da Saúde, organizações governamentais e não-governamentais, e busca-se avaliar estatisticamente dados destes organismos, desenvolver ferramentas (softwares/IA) para gerenciamento e controle da informação além de tomadas de decisão.
Processamento e Análise de Sinais Biológicos: Nesta linha de pesquisa estão envolvidos projetos com foco em técnicas de processamento de sinais elétricos que permitem obter informação de diagnóstico sobre diversas doenças que acometem o ser humano, particularmente sinais mioelétricos, eletrocardiográficos e eletromiográficos. Objetiva-se estudar doenças músculo-esqueléticas, arritmias, cardioproteção, variabilidade da frequência cardíaca, estudos estes que orientarão na escolha das terapias mais adequadas.
Disciplinas
Disciplinas Obrigatórias
– PRINCÍPIOS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (para alunos da área de ciências biológicas e saúde).
Docente: LEANDRO PROCOPIO ALVES– PRINCÍPIOS DE FISIOLOGIA APLICADA ÀS CIÊNCIAS EXATAS (para alunos da área de exatas).
Docentes: OVIDIU CONSTANTIN BALTATU, LUCIANA APARECIDA CAMPOS BALTATU– PROPRIEDADES ÓPTICAS DE TECIDOS BIOLÓGICOS.
Docentes: RENATO AMARO ZANGARO, LANDULFO SILVEIRA JUNIOR– UC CORE: CIÊNCIA E PESQUISA.
Docentes: LÍVIA HELENA MOREIRA DA SILVA MÉLO, MARCOS TADEU TAVARES PACHECO– UC ÁREA: GESTÃO E TECNOLOGIA DA INOVAÇÃO.
Docente: LEANDRO PROCÓPIO ALVES– DESENVOLVIMENTO DE FÁRMACOS, FITOFÁRMACOS E FOTOFÁRMACOS: OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO
Disciplinas Optativas
– ANÁLISE E PROCESSAMENTO DE SINAIS BIOMÉDICOS
– CARACTERIZAÇÃO ESPECTROSCÓPICA MOLECULAR.
Docentes: ADJACI UCHOA FERNANDES– COMUNICAÇÃO PROFISSIONAL.
Docentes: OVIDIU CONSTANTIN BALTATU, LUCIANA APARECIDA CAMPOS BALTATU– ELUCIDAÇÃO MOLECULAR POR RMN.
Docentes: ADJACI UCHOA FERNANDES– EPIDEMIOLOGIA EM SAÚDE PÚBLICA.
Docentes: LIVIA HELENA MOREIRA DA SILVA MÉLO– ESPECTROSCOPIA MOLECULAR.
Docentes: ADJACI UCHOA FERNANDES– FIBRAS E CATETERES ÓPTICOS.
Docentes: CARLOS JOSÉ DE LIMA– FUNDAMENTOS DA BIOTECNOLOGIA MÉDICA – P & D & I.
Docentes: LUCIANA APARECIDA CAMPOS BALTATU, OVIDIU CONSTANTIN BALTATU– HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO PROFISSIONAL EM INGLÊS.
Docentes: OVIDIU CONSTANTIN BALTATU, LUCIANA APARECIDA CAMPOS BALTATU– INTRODUÇÃO A BIOMECÂNICA.
Docentes: OSMAR PINTO NETO– INTRODUÇÃO A FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO.
Docentes: OSMAR PINTO NETO– LASER DIAGNÓSTICO.
Docentes: LANDULFO SILVEIRA JUNIOR, MARCOS TADEU TAVARES PACHECO– OZÔNIO: TEORIA E APLICAÇÕES.
Docentes: ADRIANA BARRINHA FERNANDES MORETTI, CARLOS JOSÉ DE LIMA, LIVIA HELENA MOREIRA DA SILVA MELO– PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES DE ESPECTROSCOPIA RAMAN.
Docentes: LANDULFO SILVEIRA JUNIOR, MARCOS TADEU TAVARES PACHECO– SENSORES E TRANSDUTORES.
Docentes: CARLOS JOSÉ DE LIMA, LEANDRO PROCOPIO ALVES– TECNOLOGIAS APLICADAS A REABILITAÇÃO E DESEMPENHO ESPORTIVO.
Docentes: OSMAR PINTO NETO– TERAPIA CELULAR E MOLECULAR.
Docentes: ADRIANA BARRINHA FERNANDES MORETTI, LÍVIA HELENA MOREIRA DA SILVA MÉLO– TERAPIA FOTODINÂMICA.
Docentes: ADJACI UCHOA FERNANDES– TERMOGRAFIA APLICADA EM SAÚDE.
Docentes: LEANDRO PROCÓPIO ALVES, RENATO AMARO ZÂNGARO– ULTRASSOM: USOS E APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS.
Docentes: ADRIANA BARRINHA FERNANDES MORETTI, CARLOS JOSE DE LIMA, LIVIA HELENA MOREIRA DA SILVA MELODocentes
O corpo docente permanente do Programa em Engenharia Biomédica é composto por 12 docentes doutores, em regime de tempo integral de 40 horas, sendo 7 deles com pós-doutorado no exterior e 1 no Brasil, conforme abaixo explicitado.
Prof. Dr. Adjaci Uchoa Fernandes – Currículo Lattes
e-mail: adjaci.fernandes@animaeducacao.com.br
Regime de Trabalho: 40Hrs
Formação: Química
Doutorado: Universidade de São Paulo – 2007 / Pós-Doc: University of AARHUS Dinamarca – 2010 – Química Orgânica;Profa. Dra. Adriana Barrinha F. Moretti – Currículo Lattes
e-mail: adriana.morett@animaeducacao.com.br
Regime de Trabalho: 40h
Formação: Farmácia e Bioquímica
Doutorado: Universidade Federal de São Paulo – 2005 / Pós-Doc: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – 2010 – Microbiologia;Prof. Dr. Carlos José de Lima – Currículo Lattes
e-mail: carlos.j.limma@animaeducacao.com.br
Regime de Trabalho: 40h
Formação: Engenharia Elétrica
Doutorado: Universidade do Vale do Paraíba – 2008 – Engenharia Biomédica;Prof. Dr. Egberto Munin – Currículo Lattes
e-mail: egberto.munin@animaeducacao.com.br
Regime de Trabalho: 40h
Formação: Física
Doutorado: Universidade Estadual de Campinas – 1994 / Pos-Doc: Instituto de Física da Universidade Estadual de Campinas (IF-UNICAMP) – 1996 – Física;Prof. Dr. Landulfo Silveira Júnior – Currículo Lattes
e-mail: landulfo.junior@animaeducacao.com.br
Regime de Trabalho: 40h
Formação: Engenharia Elétrica
Doutorado: Universidade de São Paulo/FMUSP – 2001 – Medicina;Prof. Dr. Leandro Procópio Alves – Currículo Lattes
e-mail: leandro.procopio@animaeducacao.com.br
Regime de Trabalho: 40h
Formação: Engenharia Elétrica
Doutorado: Universidade Camilo Castelo Branco – UNICASTELO – 2014 – Engenharia Biomédica;Profa. Dra. Lívia Helena Moreira da Silva Melo – Currículo Lattes
e-mail: livia.mel@animaeducacao.com.br
Regime de Trabalho: 40h
Doutorado: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – 2009 – Ciências Veterinária / Pós-Doc: Universidade Camilo Castelo Branco – 2016 – Engenharia Biomédica;Profa. Dra. Luciana Aparecida Campos Baltatu – Currículo Lattes
e-mail: luciana.baltatu@animaeducacao.com.br
Regime de Trabalho: 40h
Formação: Enfermagem
Doutorado: Universidade de São Paulo – 2001 / Pós-Doc: Max-Delbruck Center for Molecular Medicine, Alemanha – 2004 – Fisiologia Geral;Prof. Dr. Marcos Tadeu Tavares Pacheco – Currículo Lattes
e-mail: marcos.pacheco@animaeducacao.com.br
Regime de Trabalho: 40h
Formação: Engenharia Eletrônica
Doutorado: The University of Southampton, Inglaterra – 1986 / Pós-Doc: Massachusetts Institute of Technology (MIT) USA – 1995 – Física;Prof. Dr. Osmar Pinto Neto – Currículo Lattes
e-mail: osmar.neto@animaeducacao.com.br
Regime de Trabalho: 40h
Formação: Matemática Aplicada e Educação Física
Doutorado: Universidade do Vale do Paraíba – 2007 / Pós-Doc: Texas A&M University, TEXAS A&M – USA – 2009 – Fisiologia Neuromuscular;Prof. Dr. Ovidiu Constantin Baltatu – Currículo Lattes
e-mail: ovidiu.baltatu@animaeducacao.com.br
Regime de Trabalho: 40h
Formação: Medicina
Doutorado: Gr.T Popa Universidade de Medicina, Romênia – 1998 / Pós-Doc: Max Delbruck Centrum Fur Molekulare Medizin, Alemanha – 1999 – Fisiologia Médica;Prof. Dr. Renato Amaro Zângaro – Coordenador do Programa – Currículo Lattes
e-mail: renato.zangaro@animaeducacao.com.br
Regime de Trabalho: 40h
Formação: Engenharia Elétrica
Doutorado: Université des Sciences et Techiniques du Languedoc, França – 1988 / Pós-Doc: Massachusetts Institute of Technology (MIT) USA – 1995/01 ano/ Engenharia Biomédica.Credenciamento, Recredenciamento e Descredenciamento de Docentes
Autoavaliação e Avaliação do Programa
Confira nossa autoavaliação e avaliação PPGEBM
Planejamento Estratégico
Confira o nosso planejamento estratégico PPGEBM
Portarias
Portaria Nº 1 2025 – Comissão Doutorado Sanduíche 2025
Portaria Nº 1 2024 – Comissão Avaliação Melhor Tese 2023
Portaria Nº 2 2024 – Comissão Doutorado Sanduiche 2024
Portaria Nº 3 2024 – Banca Examinadora Professor Doutor
Portaria Nº 4 2024 – Comissão Ferramentas de IA para Dissertações e Teses
Portaria Nº 1 2023 – Comissão Bolsas CAPES/PROSUP
Portaria Nº 2 2023 – Coordenação Estágio Docente
Portaria Nº 3 2023 – Avaliadores Exames de Proficiência – espanhol e inglês
Portaria Nº 4 2023 – Comissão Regimento do Programa
Portaria Nº 5 2023 – Comissão de Planejamento Estratégico
Portaria Nº 1 2022 – Comissão Credenciamento, Recredenciamento e Descredenciamento Docentes
Portaria Nº 1 2021 – Comissão Critérios Exames de Proficiência
Regimento
Confira o Regimento do PPG EBM
PDI - UAM