Relações Públicas

Guia do estudante:
Reconhecido pelo MEC
Confira as portarias
Autorização/Criação
  • Resolução Consun n° 20, de 14 de setembro de 2010
Reconhecimento do curso
  • Portaria de Reconhecimento 613, de 30 de outubro de 2014.

Sobre o curso

Modalidade
Presencial
Tipo de Curso
Bacharelado
Duração
8 semestres

Horário e Mensalidade

Escolha a localização e o período para visualizar

Por que na Anhembi

Atenta ao cenário profissional e às constantes evoluções da comunicação, a Universidade Anhembi Morumbi desenvolveu o curso de Relações Públicas.

A graduação oferece todas as ferramentas para que você desenvolva a capacidade de formular diagnósticos, com refinado pensamento estratégico, bem como planejar e implantar diretrizes e políticas que promovam a construção e a valorização da imagem da cadeia produtiva brasileira, com abordagens internacionais.

Para formar profissionais completos na área de Relações Públicas, o curso oferece:

  • Disciplinas de Planejamento em Relações Públicas que propiciam contato com fundamentos de administração de empresas, visto que, para propor ações de relacionamento, deve-se conhecer a natureza do negócio em seus diferentes níveis de detalhes;
  • Estudo da língua portuguesa e sua aplicação no discurso argumentativo, recurso essencial para as comunicações produzidas por um Relações Públicas, têm uma sequência ao longo de todo o curso.
  • As disciplinas estão encadeadas em uma abordagem de complexidade crescente ao longo dos períodos; Disciplinas que desenvolvem a percepção estratégica por meio da análise e interpretação de dados/informações de pesquisas primárias, secundárias e de diferentes tipologias.

Carreira

As mudanças na sociedade contemporânea acontecem de forma cada vez mais acelerada e exigem profissionais capazes de se adaptar a diversas situações, de evoluir e de provocar transformações.

Nesse contexto, o profissional de Relações Públicas tem sido responsável pelos processos de sustentabilidade empresarial e institucional na gestão da comunicação e nos relacionamentos das organizações com seus diferentes públicos de interesse.

Por isso, esse profissional deve estar preparado para desenvolver e coordenar atividades voltadas à gestão da comunicação integrada – mercadológica, interna, administrativa e institucional – otimizando os esforços de uma organização na construção de relacionamentos transparentes e confiáveis com seus públicos de interesse.

Ao optar pela carreira de Relações Públicas, você seguirá uma profissão regulamentada pela Lei nº 53377/67.

Ao final do curso, você estará apto a:

  • Privilegiar o pensamento estratégico com interação ao conhecimento, à criatividade e ao compromisso ético e social;
  • Adequar o planejamento da comunicação às características administrativa, econômica e cultural das diversas organizações;
  • Aplicar novas tecnologias nos planejamentos elaborados;
  • Instigar a discussão e execução de projetos em multimeios;
  • Estimular a transparência e democratização das mensagens nos ambientes organizacionais;
  • Explorar novas possibilidades de expressão artística e cultural, por meio de técnicas e linguagens da comunicação.

Infraestrutura

Para complementar seu aprendizado, a Universidade coloca à disposição uma infraestrutura completa e atualizada, bem como corpo docente formado por profissionais de destaque no mercado, em sua maioria mestres e doutores; além de bibliotecas certificadas com ISO 9001 e acervo com mais de 360 mil itens.

Grade curricular

COMUNICAÇÃO (EAD)
TEORIAS DE RELAÇÕES PÚBLICAS
COMUNICAÇÃO VISUAL
HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO E DAS RELAÇÕES PÚBLICAS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RELAÇÕES PÚBLICAS I
METODOLOGIA CIENTÍFICA (EAD)
TÉCNICAS DE RELAÇÕES PÚBLICAS
LINGUAGEM AUDIOVISUAL
TEORIAS ORGANIZACIONAIS, ÉTICA E LEGISLAÇÃO EM RP
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RELAÇÕES PÚBLICAS II
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA (EAD)
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
ESTATÍSTICA E PESQUISA DE OPINIÃO
CONVERGÊNCIA DE MÍDIAS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RELAÇÕES PÚBLICAS III
DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL (EAD)
FUNDAMENTOS DE MARKETING
LINGUAGEM E DISCURSO
REDAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS I
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RELAÇÕES PÚBLICAS IV
OPTATIVA I (INCLUI LIBRAS)
RELACIONAMENTO COM A MÍDIA E GESTÃO DE CRISES
ARTE, CULTURA E ESTÉTICA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RELAÇÕES PÚBLICAS V
OPTATIVA – TRILHA 1
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS (EAD)
GESTÃO DE CRISES E RISCO
FOTOGRAFIA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RELAÇÕES PÚBLICAS VI
OPTATIVA – TRILHA 2
OPTATIVA II
COMPORTAMENTO, CERIMONIAL E PROTOCOLO
ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
GESTÃO DE IDENTIDADE E MARCA EM RELAÇÕES PÚBLICAS
PRODUÇÃO EM MULTIMEIOS
Métricas em Comunicação
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ATIVIDADES COMPLEMENTARES

A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Sobre a coordenação e corpo docente

Clique aqui e confira o corpo docente

  • Coordenadora

    Nádia Lebedev

    Doutora pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação Social - Interações Midiáticas, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011). Possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008). Participante dos projetos de pesquisa Digit-M-Ed Project na Freie Universitat Berlin, FUB, Alemanha e da Constituição do Arquivo Vilém Flusser SP (2012-2016). Tradução Collected Papers de Charles Sanders Peirce (2011 - atual).

Disponível nos seguintes câmpus

  • Vila Olímpia

    Rua Casa do Ator, 275 - Vila Olímpia
    CEP: 04546-001 - São Paulo - SP

  • Paulista I

    Avenida Paulista, 2000 - Bela Vista
    CEP: 01310-200 - São Paulo - SP

Sobre o intercâmbio

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte de uma rede internacional de universidades: a Laureate International Universities. Com mais de 80 instituições inovadoras ao redor do mundo, a Rede Laureate provê, a mais de 1 milhão de alunos, acesso a um ensino de qualidade por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Confira os programas e destinos disponíveis:

Semestral

Instituição País Investimento Idioma Detalhes Documento

Instituto Profesional AIEP

Fundado em 1960, o Instituto Profesional AIEP prepara jovens e adultos para o mercado de trabalho global. O AIEP, instituição de ensino superior com forte atuação nos cursos técnicos e profissionalizantes, tem mais de 80.000 estudantes matriculados em 24 campi no país.

CHILE Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad Latina de Costa Rica (Ulatina)

A Universidad Latina, fundada em 1979, e a Universidad Interamericana de Costa Rica, fundada em 1986, juntaram-se em 2010 para se tornar a Universidad Latina de Costa Rica (ULATINA), uma instituição que combina os pontos fortes e as especialidades de suas antecessoras. A ULATINA é a maior universidade privada da Costa Rica, de acordo com o Estado de la Educación en Costa Rica, com mais de 35.400 estudantes matriculados.

COSTA RICA Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Universidad del Valle de México (UVM)

Fundada em 1960, Universidad del Valle de México (UVM) é uma das 10 melhores instituições de ensino superior do México. Com 125.000 alunos matriculados em 36 campi, espalhados por 18 estados, também é a maior universidade privada do país.

MÉXICO Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) ESPANHOL Exigido o teste de proficiência não oficial de espanhol - nível mínimo B2. Necessário visto de estudos para curso com duração superior a 6 meses. Apresentação

Universidad Europea Miguel de Cervantes (UEMC)

Fundada em 2002, a Universidad Europea Miguel de Cervantes é uma universidade privada, jovem e dinâmica que desenvolve uma educação de qualidade voltada para o aluno, apoiada por atendimento personalizado, pequenos grupos e práticas de negócios. Da mesma forma, o trabalho de pesquisa concentra seus esforços na materialização dos avanços científicos, socioeconômicos e ambientais.

ESPANHA 2.000 euros (por semestre acadêmico). ESPANHOL Necessário visto de estudos. Apresentação

Stamford International University (SIU)

A Stamford International University foi fundada em 1995 e tem estudantes provenientes de mais de 68 países. Primeira universidade na Tailândia a receber a credencial da Assembléia Internacional para Educação Colegial de Negócios (IACBE) pelos programas oferecidos em sua Faculdade de Tecnologia e Negócios.

TAILÂNDIA Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). Acrescido o valor de matrícula exigido pela imigração da Tailândia sob estudantes internacionais - 5.000 Baht - válido para um semestre. Em caso de extensão (+1 semestre) o valor para renovação de matrícula é de 1.900 Baht. INGLÊS Exigido o teste de proficiência oficial de inglês - nível mínimo B2. Histórico escolar oficial e carta de motivação (traduzidos em inglês). Necessário visto de estudos.

Torrens University Australia (TUA)

A Torrens University Australia é a primeira nova universidade privada que foi aberta na Austrália nos últimos 20 anos. Com campi em Adelaide, Brisbane, Melbourne e Sydney, possui aulas online e presenciais. A Torrens estimula um grande network entre seus estudantes de diferentes nacionalidades, bem como com profissionais atuantes do mercado.

AUSTRÁLIA Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos). Condição válida excepcionalmente ao intake 2019/2, com limite de 20 vagas, divididas entre as quatro Escolas elegíveis (5 vagas por Escola), das quais os alunos postulantes serão selecionados por meritocracia acadêmica (análise de coeficiênte geral). INGLÊS Exigido o teste de proficiência oficial de inglês - nível mínimo B2. Histórico escolar oficial (traduzido em inglês). Necessário visto de estudos.

Saiba mais

Inscreva-se

Português (Brasil)
English Português (Brasil)