Moda

Avaliação do MEC 4/5
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Sobre o curso

Modalidade
Presencial
Tipo de Curso
Bacharelado
Duração
8 semestres

Na Anhembi Morumbi, o curso de bacharelado em Design de Moda tem ênfase em pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos e imagens da área têxtil e de confecção e estimula a evolução do repertório cultural do aluno, por entender a Moda como uma expressão rica e particular do Design.

Graças a uma arquitetura curricular única e de padrão internacional, o futuro profissional desta área conquistará um repertório abrangente e um olhar apurado sobre moda nacional e internacional. Além disso, atualmente, a criação em moda trabalha dois lados para uma atuação com base na excelência profissional: o artístico – a moda como expressão de um artista; e o produtivo – de criar produtos e imagens de moda, atendendo a prazos e outras exigências do mercado.

O estudante passará por vários projetos de pesquisa – do público ao tema, criação, desenvolvimento e apresentação de coleções, sejam elas mais autorais ou de larga distribuição. Os estudos estarão voltados a desenvolver capacidades de entendimento sobre a Moda, alcançando diferentes atuações.

Ao se formar, você será um Designer de Moda capaz de criar e produzir coleções de vestuário de moda, bem como criar imagens de moda, como fotografias e desfiles como o fio condutor do processo de criação à comunicação do produto.

Na Anhembi Morumbi, você terá aulas com os melhores professores do País, formados por universidades renomadas do Brasil e do exterior. Todos eles estão inseridos no mercado da moda e envolvidos com esse universo o tempo todo. Além disso, muitos professores também possuem experiência internacional como estilistas, docentes e pesquisadores.

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Atos Autorizativos

MORUMBI: CC: 4 (2011) | CPC: 3 (2012) | ENADE: 2 (2012)


Carreira

Há grande crescimento de mercado para o designer de moda, uma vez que a demanda por produtos relacionados ao mundo da moda cresceu progressivamente nos últimos anos. Apesar de suas experiências pessoais servirem como referências para suas criações, esses profissionais devem transpor os limites do mundo fashion e se aprofundar em pesquisas nas mais variadas áreas, de maneira globalizada.

As competências do profissional de Design de Moda

Entre as competências do profissional de Design de Moda estão:

  • Criação;
  • Planejamento,
  • Desenvolvimento de projetos
  • Desenvolvimento de imagem de moda;
  • Pesquisa de tendências;
  • Produção de desfiles;

As áreas de atuação no mercado da Moda são bastante abrangentes e incluem:

  • Indústrias têxteis (indústrias de matérias-primas, insumos, tecelagens e confecções), atuando nos departamentos de pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos;
  • Comércio (varejo de moda), atuando em departamentos de pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos;
  • Escritórios de consultoria em moda, atuando como consultor e como ilustrador, na área de criação de produtos e na criação de imagens para catálogos e revistas ou na assessoria de criação de imagem pessoal;
  • Departamentos de criação de agências de comunicação ou de publicidade, atuando com a criação e a ilustração de imagem de moda;
  • Editoras de jornais e revistas, atuando com criação e ilustração de imagens de moda e produção de figurino;
  • Produtoras de vídeo e cinema, atuando com criação de imagens, que englobam a pesquisa e a construção de cenário e figurinos;
  • E também atuar no mercado como autônomo com sua própria marca.

Ao final do curso, você estará apto a:

  • Atuar na criação, no planejamento e desenvolvimento de produto dos mais diferentes segmentos e em todos os elos da cadeia têxtil e de moda, nas indústrias de fios, corantes e outros suprimentos das empresas têxteis (como aviamentos e beneficiamentos), nos ateliês e confecções;
  • Responder pelo projeto de criação das imagens de moda em catálogos, desfiles, vídeos e sites;
  • Participar da criação de projetos em diferentes setores da indústria, do design de objetos até as indústrias de automóvel, além das mídias tradicionais e digitais;
  • Atuar como pesquisador, ilustrador e consultor de criação no varejo.

Infraestrutura

No câmpus Morumbi, o estímulo à interdisciplinaridade é constante, o que favorece a produção criativa, a busca pela inovação e a capacidade de trabalho em equipes multiprofissionais. A Biblioteca do câmpus está totalmente preparada para os estudos na área de moda com livros e revistas nacionais e internacionais do segmento. Junto à biblioteca funciona a Teciteca, onde os estudantes poderão conhecer os desenvolvimentos das principais indústrias têxteis do País. O câmpus ainda conta com oficinas de modelagem e design, ateliês, estúdios, laboratórios digitais, além de uma área destinada a desfiles, exposições e concursos.

Grade curricular

Confira a matriz curricular

A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Sobre a coordenação e corpo docente

  • Fale com o Coordenador:

    Prof. Dr. Geraldo Coelho Lima Júnior

    Doutor e Mestre em Design, pela Universidade Anhembi Morumbi, onde também concluiu a Pós-Graduação Latu Senso em Neurociência aplicada à Educação (2016) e em Moda, Arte e Cultura. Designer de moda e figurino, graduado em Desenho Industrial pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Em 2002 iniciou pesquisa a respeito da relação entre as pessoas com deficiência visual e a moda. Outro campo de atuação se liga às artes cênicas com a criação de figurinos para espetáculos de teatro, dança e shows musicais e, também, a relação entre moda, arte e tecnologia. Professor dos cursos Design de Moda e Negócios da Moda da Universidade Anhembi Morumbi. Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi. Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais.  

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