Engenharia Mecânica

Guia do estudante:
Avaliação do MEC
4
Reconhecido pelo MEC
Confira as portarias
Autorização/Criação
  • Resolução Consun nº 10, de 03 de agosto de 2009
Renovação de Conhecimento
  • PORTARIA Nº 1.095, DE 24 DE DEZEMBRO DE 2015

Sobre o curso

Modalidade
Presencial
Tipo de Curso
Bacharelado
Duração
10 semestres

Horário e Mensalidade

Escolha a localização e o período para visualizar

Por que na Anhembi

Governos e empresas têm se preocupado em utilizar energias e tecnologias alternativas que não prejudiquem o meio ambiente, além de gerarem benefícios socioeconômicos. Esse é o seu momento. Estudo Engenharia Mecânica na Anhembi Morumbi e se prepare para entrar em um mercado promissor, desenvolvendo e aplicando tecnologias energéticas adequadas ao desenvolvimento sustentável.

Aqui você contará com uma infraestrutura repleta de laboratórios de ponta, como os de Eficiência Energética, Metrologia, Usinagem, Vibrações – todos disponíveis para aulas práticas em uma formação voltada à elaboração de projetos que envolvam a criação de novos produtos, processos e sistemas. Ao concluir o curso, você poderá desenvolver e aplicar tecnologias energéticas adequadas ao desenvolvimento sustentável do País.

Carreira

  • Aplicar as ciências básicas na concepção, construção, análise, manutenção e operação de sistemas mecânicos, enfrentando os aspectos multidisciplinares e multifuncionais dos problemas de engenharia, de seus aspectos técnicos às implicações econômicas, sociais e ambientais;
  • Coordenar e supervisionar equipes de trabalho focadas em energias renováveis, como consultor, colaborador em empresas de grande porte ou em ONGs;
  • Realizar avaliações, emitindo laudos e pareceres técnicos.

Infraestrutura

O curso permite, desde o início, a realização de iniciação científica e a participação na resolução de problemas reais, por meio do Núcleo de Estudos em Produção mais Limpa, resultado de uma parceria com a FIESP.

Além disso, você colocará em prática o aprendizado adquirido em sala de aula em uma infraestrutura de alto nível composta por laboratórios de Eficiência Energética, CAE/CAD/CAM , Ensaios Mecânicos, Metrologia, Usinagem, Informática, Metalografia, Vibrações, Tratamento Térmico e Ensaios Destrutivos, entre outros.

Grade curricular

FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS EXATAS (MATEMÁTICA + FÍSICA MECÂNICA)
EXPRESSÃO GRÁFICA
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA
QUÍMICA GERAL
ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO
COMUNICAÇÃO
CÁLCULO I
FÍSICA ELETRICIDADE
GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR
PROJETOS DE ENGENHARIA
SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO
GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES
CÁLCULO II
MECÂNICA CLÁSSICA
CIÊNCIA DOS MATERIAIS
FÍSICA ONDAS E CALOR
MECÂNICA DOS SÓLIDOS
ANTROPOLOGIA E CULTURA
CÁLCULO III
CÁLCULO NUMÉRICO
FENÔMENOS DE TRANSPORTE
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS
SELEÇÃO DE MATERIAIS MECÂNICOS
PRÁTICAS INDUSTRIAIS
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
MATERIAIS PARA ENGENHARIA MECÂNICA
PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO MECÂNICA
METROLOGIA
MECÂNICA DOS FLUIDOS
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
MÁQUINAS HIDRÁULICAS
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS APLICADA
TERMODINÂMICA
ELEMENTOS DE MÁQUINAS
DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL
SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS
MANUFATURA ASSISTIDA POR COMPUTADOR
MECÂNICA VIBRATÓRIA
ELEMENTOS DE MECANISMOS
TECNOLOGIAS VEICULARES
REFRIGERAÇÃO E AR CONDICIONADO
SISTEMAS TÉRMICOS
GESTÃO DA PRODUÇÃO E QUALIDADE
PROJETO DE MECANISMO
MÁQUINAS TÉRMICAS
ENGENHARIA ASSISTIDA POR COMPUTADOR
OPTATIVA I
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
ESTÁGIO
MANUTENÇÃO E INSPEÇÃO
AUTOMAÇÃO E CONTROLE
OPTATIVA II
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
ATIVIDADES COMPLEMENTARES

A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Sobre a coordenação e corpo docente

Clique aqui e confira o corpo docente

  • Fale com a coordenação

    Prof. Ricardo de Almeida Pinto

    Possui Mestrado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP, com ênfase em Microeletrônica. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, Elétrica e Física da Matéria Condensada, com ênfase em Materiais Vítreos Para Optoeletrônica e Fotônica, atuando principalmente nos seguintes temas: produção e caracterização de materiais vítreos de óxidos de metais pesados com íons de terras-raras contendo nanoestruturas metálicas. É docente da Universidade Anhembi Morumbi desde 2013.

Disponível nos seguintes câmpus

  • Vila Olímpia

    Rua Casa do Ator, 275 - Vila Olímpia
    CEP: 04546-001 - São Paulo - SP

Sobre o intercâmbio

 

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte da Laureate International Universities, rede internacional de universidades inovadoras. Com mais de 30 instituições de ensino ao redor do mundo, a Laureate reúne em sua comunidade acadêmica mais de 850 mil estudantes em 10 países por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Confira os programas e destinos disponíveis:

Semestral

Instituição País Investimento Idioma Detalhes Documento

Universidad del Valle de México (UVM)

Fundada em 1960, Universidad del Valle de México (UVM) é uma das 10 melhores instituições de ensino superior do México. Com 125.000 alunos matriculados em 36 campi, espalhados por 18 estados, também é a maior universidade privada do país.

MÉXICO Continua a pagar o mesmo valor de mensalidade (preço de edital/ sem bolsas e descontos) ESPANHOL Exigido o teste de proficiência não oficial de espanhol - nível mínimo B2. Necessário visto de estudos para curso com duração superior a 6 meses. Apresentação

University of California, Riverside (UCR)

A UCR é uma das instituições mais diversas e inclusivas do prestigioso sistema de 10 universidades da Califórnia, a UCR serve como uma incubadora de novos conhecimentos, um mecanismo de mobilidade social e uma potência econômica.
As três faculdades da UCR oferecem uma ampla gama de disciplinas acadêmicas e de pesquisa: A Faculdade de Engenharia Marlan e Rosemary Bourns, com nove departamentos; A Faculdade de Humanidades, Artes e Ciências Sociais, com 20 departamentos; e a Faculdade de Ciências Naturais e Agrícolas, com 13 departamentos. A UCR é o lar de quatro escolas profissionais: Escola de Negócios, Escola de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Medicina e Escola de Políticas Públicas, bem como 23 centros de pesquisa interdisciplinares.

ESTADOS UNIDOS 4.800 dólares (por ciclo acadêmico norte americano = 3 meses de estudos com limite de créditos a serem cursados). Acrescido o valor de matrícula + seguro internacional + seguro adicional obrigatório UCR. INGLÊS Exigido o teste de proficiência oficial de inglês - nível mínimo B2 (IELTS 6.5 ou TOEFL 80). Histórico escolar oficial (traduzido em inglês). Necessário visto de estudos. Obrigatória a aquisição de dois seguros-médicos, tanto o internacional - adquirido no Brasil - quanto o americano (pagamento remetido à UCR durante o processo de aceitação). Apresentação

Saiba mais

Inscreva-se

Português (Brasil)
English Português (Brasil)