Ciência dos Dados

Sobre o curso

Modalidade
Presencial
Tipo de Curso
Bacharelado
Duração
8 semestres

Receba mais informações

Atenção: Este curso não está sendo ofertado neste semestre. Clique aqui e receba informações sobre a abertura de novas turmas.

Por que na Anhembi

Com o desenvolvimento crescente da tecnologia, o volume de dados gerado em nossas ações no meio virtual é enorme. Para se ter uma ideia, a cada 10 minutos, o volume de dados gerados no mundo todo é maior do que o volume de dados gerados desde a pré-história até 2003. Novos conceitos surgiram e a análise dessas informações, bem como o desenvolvimento de ferramentas para a leitura desses elementos necessita, cada vez mais, de profissionais especializados, os analistas de doados ou cientistas de dados, que estejam atualizados sobre as inovações tecnológicas e seus desdobramentos.

Nesse contexto é que se apresenta a graduação em Ciência de Dados (o Data Science), que também é considera como uma versão mais recente do Business Intelligence. Data Science alia Big Data e Machine Learning, além de técnicas de outras áreas interdisciplinares como estatística, economia, engenharia e campos da computação, como: banco de dados e análise de agrupamentos.

O Curso de Bacharelado em Ciência de Dados da Universidade Anhembi Morumbi foi concebido para suprir a demanda de um novo tipo de profissional, especializado na extração de resultados mediante construção e análise de dados e preparado para tomada de decisão nas organizações. O curso prepara os estudantes para armazenar e analisar grandes quantidades de dados através de métodos estatísticos, ferramentas de Data Science e Big Data e modelos de aprendizado de máquina (Machine Learning), bem como apresentar os conhecimentos adquiridos pelas analises através de técnicas de visualização de dados.

Foca em disciplinas das áreas de probabilidade/estatística, computação, desenvolvimento de software, aprendizado de Data Science, Machine Learning e Big Data, por meio de uma aprendizagem totalmente integrada, proporcionando avanço e aprofundamento dos conhecimentos gradativamente.

Por que na Anhembi:

Na Anhembi Morumbi, além da internacionalização, corpo docente qualificado e da infraestrutura, os alunos são preparados para adquirirem competências técnicas e pessoais da área de Data Science e para atuarem no tratamento e análise dos dados de forma atualizada e inovadora, estando qualificados a realizar as funções requisitadas pelo mercado como analista de dados, ou cientista de dados.

Carreira

A demanda pelo cientista de dados, ou analista de dados – o profissional de Ciências de Dados – tem crescido a cada ano. A carreira de cientista de dados é com certeza uma das mais promissoras e bem remuneradas nos tempos atuais. Cada vez mais, profissionais de áreas correlatas como por exemplo Ciências da Computação, Business Intelligence e Estatística têm migrado para área de Data Science. A demanda de profissionais cientistas de dados é alta devido à falta de mão de obra qualificada e multidisciplinar nas áreas de estatística, aprendizado de máquina, visualização de dados, data science e big data.

O profissional em Data Science deve ser capaz de auxiliar os interessados ou tomadores de decisão através de informações extraídas dos dados utilizando análises descritivas, diagnósticas, preditivas e prescritivas para a tomada de decisões estratégicas.

Infraestrutura

Para complementar seu aprendizado, a Universidade coloca à disposição uma infraestrutura completa e atualizada, bem como corpo docente formado por profissionais de destaque no mercado, em sua maioria mestres e doutores; além de bibliotecas certificadas com ISO 9001 e acervo com mais de 360 mil itens para realização de trabalhos e desenvolvimento de pesquisas.

Grade curricular

 

Disciplinas Carga Horária

1º Semestre
Estatística Descritiva 66
Fundamentos de Big Data 66
Estatística e Probabilidade Aplicada 66
Algoritmos e Programação 66
Comunicação 88

2º Semestre
Laboratório de Matemática e Física 66
Arquitetura e Organização de Computadores 66
Banco de Dados 66
Técnicas de Programação 66
Desenvolvimento Humano e Social 88

3º Semestre
Programação Orientada a Objetos 66
Distribuições de Probabilidade 66
Estrutura de Dados 66
Cálculo Aplicado – Uma Variável 66
Estatística Aplicada ao Data Science 88

4º Semestre
 
Programação para Ciência de Dados 66
Engenharia de Software 66
Álgebra Linear Computacional 66
Frameworks para Big Data 66
Antropologia e Cultura Brasileira 88

5º Semestre
Cálculo Aplicado – Várias Variáveis 66
Introdução a Programação em Big Data 66
Banco de Dados Aplicado a Big Data 66
Gestão de Projetos 88

6º Semestre 
Inferência Bayesiana 66
Aprendizado de Máquina Supervisionado 66
Engenharia de Dados 66
Desenvolvimento de Software para Web 66

7º Semestre 
Computação para Dispositivos Móveis 66
Aprendizado de Máquina Não Supervisionado 66
Métodos e Ferramentas para Visualização de Dados 66
Optativa I 66

8º Semestre
Aprendizado de Máquina Avançado 66
Análise Bayesiana de Dados 66
Laboratório de Software e Projetos 66
Estágio 310
Optativa II 66
Atividades Complementares 240

 

A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Sobre a coordenação e corpo docente

  • Fale com a coordenação

    Prof. Augusto Mendes Gomes Júnior

    Doutor e Mestre em Engenharia Elétrica com ênfase em Computação pela Escola Politécnica da USP. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá. Atuou em projetos, de Processamento de Alto Desempenho e Sistemas Distribuídos, vinculados à Petrobras. Professor da Universidade Anhembi Morumbi desde 2004.

Sobre o intercâmbio

A Universidade Anhembi Morumbi faz parte da Rede Laureate de Universidades, a maior rede de ensino superior do mundo, com mais de 1 milhão de alunos, em 80 instituições de ensino, nos 28 países em que atua.

Dessa forma, oferece aos seus alunos a possibilidade de participar de programas de intercâmbio no exterior e trocar conhecimentos com pessoas das mais diversas nacionalidades, voltando ao Brasil com fluência em outra língua e um certificado internacional.

Nossos estudantes ainda contam com benefícios exclusivos, como:

  • Câmpus multicultural, com estudantes de diversas nacionalidades;
  • Conteúdos curriculares e materiais didáticos de outras universidades da Rede Laureate;
  • Fóruns internacionais para trocar experiências com estudantes e professores de outros países;
  • Feiras internacionais com a presença de representantes das universidades estrangeiras;
  • Oportunidade de Bolsas para cursos e eventos no exterior.

PROGRAMAS INTERNACIONAIS

INTERCÂMBIOS SEMESTRAIS PARA GRADUAÇÃO PRESENCIAL
Com duração de 6 meses e possibilidade de ampliar para 1 ano, os intercâmbios internacionais possibilitam o aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior pagando a mesma mensalidade* da Anhembi Morumbi. Podem participar estudantes de bacharelado e licenciatura, sendo obrigatório cursar o primeiro e o último ano do curso no Brasil.

INTERCÂMBIOS SEMESTRAIS PARA GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA
Duração de 6 meses, com aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior, pagando a mesma mensalidade* da Anhembi Morumbi. Podem participar estudantes de Graduação Tecnológica (presenciais e semipresenciais), sendo obrigatório cursar o primeiro e o último semestre do curso no Brasil.

DUPLA TITULAÇÃO
O aluno realiza uma parte do curso na Universidade Anhembi Morumbi e outra parte em uma universidade da Rede Laureate no exterior, obtendo, ao término do curso, dois diplomas válidos em seus respectivos países e mercados de trabalho.

PROGRAMAS DE FÉRIAS OU CURTA DURAÇÃO
Fazem parte do catálogo de programas internacionais da Rede Laureate e Universidades parceiras, e são oferecidos, normalmente, nos períodos de janeiro e julho. Estes programas são abertos a todos os estudantes e egressos dos cursos presenciais, semipresenciais e a distância.

APOIO AO 1ALUNO
O International Office, departamento internacional da Anhembi Morumbi, é responsável por oferecer aos estudantes as melhores oportunidades de intercâmbio entre as universidades parceiras. Além disso, proporciona todo o suporte para que os estudantes viajem com tranquilidade para seus estudos no exterior, oferecendo:

  • Suporte para organizar documentação e demais requisitos para o intercâmbio;
  • Sessões informativas com pais e estudantes antes do embarque;
  • Manuais de intercâmbio com informações sobre o país de destino;
  • Organização para que os estudantes viajem em um único grupo.

*Confira no International Office quais são as instituições que oferecem esta opção.

Mais Informações

Português (Brasil)
English Português (Brasil)