Como funciona
Com nosso programa de Iniciação Científica, você, que é aluno de graduação, pode receber um fomento mensal para desenvolver pesquisas acadêmicas pela Universidade Anhembi Morumbi, dependendo do edital em que em que for inscrito. O projeto pode durar até 12 meses, durante os quais você trabalhará diretamente com a supervisão de um dos nossos pesquisadores experientes.
Você pode optar por três modalidades diferentes, para ficar com aquela que é melhor para os seus objetivos. Mas independente de escolher uma opção com bolsa ou sem, é certo que você aprenderá muito ao participar ativamente da construção de conhecimento no universo acadêmico.
Três caminhos para você escolher
PRÓ-CIÊNCIA - Programa Ânima de Iniciação Científica
O Programa Ânima de Iniciação Científica – PROCIÊNCIA tem como objetivo estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da iniciação à pesquisa por meio da participação de estudantes de graduação em atividades de pesquisa, sob a orientação de um professor pesquisador.
Podem ser submetidos projetos embasados em metodologia científica, a serem desenvolvidos por alunos e propostos por orientadores integrantes de grupos de pesquisa da Universidade Anhembi Morumbi.Quer saber mais? Clique aqui para acessar o edital.
PIBIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), financiado pelo CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, busca despertar a vocação científica e incentivar potenciais talentos entre estudantes de graduação através da participação em projetos de pesquisa, sob orientação de professores pesquisadores.
A Universidade Anhembi Morumbi possui uma quota de bolsas junto ao programa PIBIC/CNPq. Para participação do Programa, os pesquisadores são selecionados por meio de editais.Objetivos gerais
Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa.
Contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional.
Contribuir para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.Objetivos Específicos
Em relação às instituições:
Incentivar as instituições à formulação de uma política de iniciação científica.
Possibilitar maior interação entre a graduação e a pós-graduação.
Qualificar alunos para os programas de pós-graduação.
Em relação aos orientadores:
Estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades científica, tecnológica, profissional e artístico-cultural.
Em relação aos bolsistas:
Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.Quer saber mais? Clique aqui para acessar o edital.
PIBITI – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), financiado pelo CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, é voltado à formação e ao envolvimento de estudantes do ensino técnico e superior em atividades de pesquisa, práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.
A Universidade Anhembi Morumbi possui uma cota de bolsas para estudantes de graduação junto ao PIBITI/CNPq. Para participar do Programa, os pesquisadores são selecionados por meio de editais.Objetivos gerais
Contribuir para a formação de recursos humanos para atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.
Contribuir para o engajamento de recursos humanos em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.
Contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País.Objetivos específicos
Em relação às instituições:
Incentivar as instituições à formulação de uma política de iniciação em atividades de desenvolvimento tecnológico e inovação.
Possibilitar maior interação entre atividades de desenvolvimento tecnológico e inovação desenvolvida na graduação e na pós-graduação.
Em relação aos orientadores:
Estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos da Graduação, do Mestrado e do Doutorado em atividades de desenvolvimento tecnológico e inovação.
Em relação aos bolsistas:
Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa tecnológica, bem como estimular o desenvolvimento do pensar tecnológico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.Quer saber mais? Clique aqui para acessar o edital.