Vocação profissional é a atração que uma pessoa sente por determinadas atividades que geram dinheiro. Mas as experiências que se adquire podem mudar as afinidades. Já percebeu como há pessoas que parecem ter, de fato, nascido para determinada função? Enquanto outras, parecem ter a habilidade de ser dar bem em áreas muito diversas.
Há uma comparação interessante quando observamos a forma como as abelhas “escolhem” as suas profissões. Elas desempenham todas as funções na colmeia, exceto a da rainha, ao longo da vida. Nos primeiros momentos de vida, quando jovens, fazem trabalhos internos. Mais velhas, exercem funções externas. Você não é uma abelha, mas pode se identificar com mais de um tipo de trabalho, concorda?
Neste post, selecionamos pontos principais para facilitar o entendimento sobre um tema que gera tantas dúvidas. Após a leitura, você saberá, de modo simples e direto, o que é vocação profissional e os motivos para seguir essas afinidades. Ainda, entenderá como descobrir qual profissão seguir . Acompanhe!
O que é vocação profissional?
É muito natural termos um amplo repertório de interesses. Mas há aqueles que podemos desenvolver de forma mais profissional e outros que separamos como um hobby.
Por exemplo, o uso de redes sociais, para a maioria das pessoas, é um passatempo. No entanto, há especialistas que pensam a comunicação de empresas, influencers e criação de novas ferramentas no Instagram e no Tiktok.
Ter essa inclinação é se imaginar em uma relação de trabalho estimulante. Isso não quer dizer que se idealiza uma profissão em que não haverá estresse.
A identificação com uma carreira acontece pela soma de alguns contextos. Para tanto, é preciso considerar as experiências com as quais você cresceu, as necessidades do presente e o que planeja para curto, médio e longo prazo.
Nessa equação, que pode ser um pouco complexa, há alguns pontos de atenção exemplificados em questões, como:
- Será preciso ajudar financeiramente a família?
- Planejo ter filhos, casar ou viver de um modo mais independente?
- Morar longe do seu lar seria algo que poderia bancar?
- Qual a prioridade: conquistar a independência financeira rápido ou abdicar disso para conseguir se especializar?
- Vejo-me trabalhando em uma profissão home office ou presencial?
A vocação profissional é influenciada por muitas dessas respostas. Basicamente, é preciso encontrar um equilíbrio entre a realidade desafiadora e os sonhos.
Aliado a isso, depositar expectativas para o futuro está aliado a atitudes mais práticas que o presente exige. A entrada na faculdade é um divisor de águas. Por isso, você deve aprender a dividir as prioridades e escolher o curso que melhor se adéqua às aptidões.
Por que seguir a vocação profissional?
Entenda que ao identificar aquilo que você realmente sabe fazer bem, fica mais fácil progredir na carreira. Por isso, seguir a vocação profissional é uma forma de antecipar uma boa situação de vida.
O autoconhecimento é uma peça-chave para essa descoberta e pode levar você a atingir níveis que até então eram impensáveis. Fazer um intercâmbio de trabalho, por exemplo, pode ser um desafio e um sonho distante. No entanto, ao descobrir aquilo que você realmente tem como “natural” pode levar você a pleitear boas vagas.
Além disso, a facilidade com idiomas abre portas para um trabalho voluntário em algum lugar fora do país. Adicionalmente, a tranquilidade para conhecer pessoas de diversas culturas pode ser um indício de vocação para o turismo, por exemplo.
Se gosta de números, por exemplo, optar por programação de softwares também é uma possibilidade. Acredite que o que já está dentro de você pode alavancar sua vida de formas inimagináveis.
Em muitos momentos da vida, não damos o devido crédito às nossas conquistas e achamos que estamos paralisados. O resultado é o medo de não ser capaz de acompanhar os conteúdos da faculdade e progredir na carreira.
No entanto, lembre-se que momentos de dificuldade acontecem, mas podem ser minimizados ao encontrar uma habilidade possível. Isso significa que você pode escalar, aos poucos, seus objetivos .
Se quer tentar um concurso de juiz, uma solução para conciliar e respeitar o seu ritmo é iniciar no curso Tecnólogo de Direito. Após entender melhor a área, parta para a graduação online e prossiga na carreira.
Como descobrir a vocação profissional?
Há quem opte por escolher algumas jornadas específicas de autoconhecimento. A terapia com psicólogo é uma delas. Não há uma fórmula mágica. Você pode descobrir sua vocação profissional ao pesquisar bastante sobre os cursos, entender os seus gostos e conversar com pessoas de confiança. Esteja ciente que a resposta requer tempo e não é, exatamente, apenas uma.
Busque identificar características pessoais
Aqui, já falamos sobre o autoconhecimento . Ele é fundamental para entender quais são as características que mais se destacam em alguém. Além disso, temos inquietações que podem ser um indício para a vocação profissional. Uma forma de descobrir é conversar muito com amigos sobre motivações e pesquisar carreiras.
Nessa hora, faça perguntas básicas:
- Você gosta de humanas, exatas ou biológicas?
- O que definitivamente não gostaria de fazer?
- Prefere trabalhar em grupo ou sozinho?
Entenda que praticar o autoconhecimento significa observar as qualidades e defeitos.
Esteja perto de pessoas que exercem cargos que você admira
Conversar com profissionais das áreas que você acha que tem afinidade também é uma opção interessante. Assim, você inclui nessa estratégia um estudo mais amplo das carreiras.
Ademais, será possível descobrir quais os salários, como é o cotidiano de trabalho, quais os perigos e riscos envolvidos etc. Dessa forma, poderá fazer comparações consigo mesmo e encontrar o seu perfil profissional .
Faça previsões sobre profissões-tendência
Adicionado a isso, observe o mercado de trabalho. Quais são as profissões que têm crescido, inovado tecnologicamente e inaugurado até novos hábitos de consumo? Com isso, conseguirá fazer previsões e depositar expectativas realistas para se posicionar bem ao finalizar o curso.
Por aqui, você conferiu alguns caminhos para responder à pergunta: qual a minha vocação profissional? Viu que o assunto é mais complexo do que se imagina, não é mesmo? Para alguns, a afinidade com algumas profissões já é evidente ainda na infância. Outras pessoas, semelhante às abelhas, exercem muitas funções ao longo da vida.
O importante é experimentar formas de autoconhecimento e começar a entender o cotidiano de um trabalho. Ao dar início à trilha da própria jornada, você terá mais segurança para descobrir suas aptidões.
Gostou do conteúdo e quer ficar mais próximo de descobrir qual a sua vocação profissional? Faça o teste para saber a profissão que combina com você !