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Teorias da Administração: quais são e para que servem?

Teorias da Administração: confira conceitos indispensáveis para a formação de um profissional da área!
teorias da administração
6 min de leitura - há 3 dias

Quem está se preparando para ser um administrador, provavelmente observou a grade curricular do curso e notou que existem algumas matérias com conteúdos conceituais. É durante essas aulas que os alunos aprendem as principais teorias da Administração e entendem os impactos que elas têm na atuação prática.

A verdade é que não existe apenas uma forma de gerenciar um negócio. Inclusive, para cada modelo de empresa e demandas do mercado, há diferentes tipos de gestão ideal . Por essa razão, entender como contribuir para diferentes estruturas organizacionais faz parte da formação de um administrador.

Neste artigo, saiba quais são os principais conceitos administrativos e por que eles são tão importantes para a criação de uma nova geração de profissionais!

O que são as teorias da Administração?

Ao longo do tempo, diversos pesquisadores e administradores chegaram a conclusões importantes sobre como gerenciar equipes, setores ou a organização como um todo. As ideias desses estudiosos são passadas até hoje durante os cursos, o que ajuda na formação de novos profissionais capacitados.

As teorias da Administração reúnem métodos de trabalho com foco em produtividade, eficiência e melhor uso dos recursos disponíveis. Assim, permitem o aperfeiçoamento do trabalho dos setores e ajudam na coordenação das operações.

Em diversas matérias do curso de Administração são vistos conteúdos teóricos sobre a área. Desse modo, os alunos aprendem, a partir desses conceitos, a desenvolver planejamentos estratégicos para resolução de problemas e desenvolvimento de negócios.

Quais são as principais teorias da Administração?

É importante ter em mente que os conteúdos estudados durante a faculdade podem ser adaptados para as mais variadas áreas de atuação . Dessa forma, é possível perceber a importância do curso superior para a preparação de profissionais qualificados.

Enquanto avançam na graduação, os alunos descobrem que existem teorias para os mais diversos tipos de Administração . A seguir, confira alguns exemplos clássicos.

Administração Científica

A partir de experimentos e pesquisas, foram desenvolvidos métodos comprovados que auxiliam no aumento da produtividade dos colaboradores. Geralmente, são baseados em padrões que devem ser aplicados sistematicamente em um ambiente de trabalho.

O setor industrial, por exemplo, encontra mais vantagens na Administração Científica, pois essa teoria ajuda na padronização das etapas de produção . Desse modo, os colaboradores conhecem as tarefas que precisam executar estritamente, tal como os prazos e processos indispensáveis.

Esse conceito teórico é baseado no Taylorismo, desenvolvido por Frederick Taylor, no século XIX, e por Henry Ford, no século XX. De início, as ideias desses inovadores era a otimização da produção de carros.

Atualmente, o mercado da Administração consegue transpor esses métodos para obter resultados positivos em produtividade nos mais variados setores e segmentos de atuação. O papel do gestor, nesse caso, é acompanhar os processos e garantir que ocorram dentro do esperado.

Administração Clássica

No século XX, surgiu uma teoria desenvolvida por Henri Fayol, que traz o foco para a definição das funções e dos cargos dos colaboradores, com o objetivo de promover a hierarquização dos setores, com remuneração proporcional a cada conjunto de atribuições.

Com isso, é possível determinar os responsáveis por cada tarefa por meio de um padrão vertical. A Teoria Clássica, ou Administração Clássica, menciona a existência de apenas uma unidade de comando. Por isso, a hierarquia é a principal característica para reconhecê-la.

Teoria Estruturalista

Com um outro ponto de vista, esse conceito explora a abordagem múltipla das funções dentro de uma organização. Dessa forma, trabalha com um sistema aberto , no qual os colaboradores e a empresa podem se relacionar com os fatores externos à organização para a produção de resultados promissores.

Nesse contexto, as ideias fixas de hierarquização não continuam na Teoria Estruturalista. Essa nova abordagem traz uma visão mais inovadora, integrando fundamentos de diversos outros conceitos da Administração, com foco em interatividade, comunicação e conexão.

Teoria Contingencial

A ideia de que para cada modelo de negócio existe uma ou mais formas ideais de administrar vem dos conceitos estudados por pesquisadores como Alfred D. Chandler. Nessa premissa, a organização é um sistema aberto, mas admite mais de uma forma de gerenciamento.

A Teoria Contingencial da Administração defende a importância da adaptação da estrutura de gestão da empresa , conforme o cenário e o perfil de negócio. A partir dessa interpretação, multinacionais aprenderam a incorporar o tipo de cultura de cada país nas estratégias administrativas , a fim de se moldar ao perfil de diferentes públicos.

Teoria das Relações Humanas

Anos depois de a Administração Clássica se tornar uma tendência no mercado, novos experimentos foram realizados no ambiente de trabalho com foco em estudos sociológicos e psicológicos dos colaboradores.

Foi assim que surgiu a Teoria das Relações Humanas. O que se aprende, a partir desse conceito, é que a organização dos cargos não deve ficar restrita à hierarquização ou às habilidades técnicas dos profissionais. Na verdade, é importante observar as competências socioemocionais , como liderança, capacidade de trabalho em grupo e organização, para a atribuição de funções.

Com essa ideia, foi observado também que a recompensa salarial não era a única motivação dos funcionários. A importância dos treinamentos se destacou com a popularização dessa teoria, da mesma maneira que a ideia de ter líderes em cada equipe se tornou mais valorizada.

Como essas teorias influenciam a atuação do profissional?

Conhecer os conceitos básicos da área de trabalho é uma maneira de preparar o indivíduo para a atuação no mercado. No caso da Administração, saber como aplicar diferentes métodos, conforme o contexto de cada organização, traz uma maior capacitação e qualificação para atuar em diferentes setores e com soluções empresariais inovadoras.

Isso quer dizer que as teorias administrativas influenciam na performance do profissional, uma vez que existe a construção de uma base sólida de conhecimentos essenciais para todas as pessoas que seguem a profissão. Com isso, os processos organizacionais podem receber um direcionamento mais estratégico e a gestão da empresa se tornar cada vez mais eficiente.

Como escolher a faculdade de Administração?

Contar com uma Instituição de Ensino Superior (IES) que oferece uma formação completa, com os conteúdos mais relevantes para a profissão, vai ajudar muito na construção de uma carreira de sucesso. Por isso, é importante tirar um tempo para fazer uma boa escolha de onde estudar.

Uma faculdade de Administração de qualidade precisa ser avaliada de acordo com alguns elementos, como:

  • grade curricular ;
  • qualificação do corpo docente;
  • metodologia de ensino;
  • aprovação pelo Ministério da Educação (MEC);
  • nota do Enade ;
  • avaliação de alunos e ex-alunos.

O que não se pode deixar de lado é a importância de aprender as principais teorias da Administração para entender melhor a área e o papel que o profissional assume no mercado. Com isso, é possível dominar diferentes métodos de gestão e conduzir os negócios com excelência.

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