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5 soft skills em Administração: saiba como desenvolver

Descubra quais são as principais soft skills para quem deseja atuar com Administração e como desenvolver essas habilidades.
soft skills em administração
6 min de leitura - há 3 dias

O conhecimento técnico é indispensável para quem deseja ocupar cargos de gestão. No entanto, ele deixou de ser o único parâmetro considerado pelas empresas na hora de selecionar talentos. Agora, é esperado que os profissionais desenvolvam soft skills em Administração.

Essas habilidades são fundamentais por conta da dinâmica em que o mercado se encontra. Também não podemos deixar de citar a maneira como as equipes vêm sendo organizadas e a forma como acontecem as relações no ambiente de trabalho e no mundo dos negócios. Ou seja, se você pretende atuar no ramo administrativo, precisa desenvolver soft skills .

Quer descobrir como? Continue lendo este artigo, produzido com a colaboração de Macir Bernardo , Coordenador dos cursos de Marketing, Gestão Comercial e Inovação na Universidade Anhembi Morumbi. Descubra quais habilidades são fundamentais para a alta gestão e de que maneira elas podem ser trabalhadas.

O que são soft skills?

São as habilidades sociocomportamentais de uma pessoa , ou seja, a maneira como ela reage a diferentes situações e interage com os indivíduos com quem convive, inclusive no ambiente de trabalho.

É por isso que existem soft skills em Administração que são muito valorizadas. Elas fazem com que o profissional tenha as características e o perfil que se encaixa em uma vaga ou em um cargo. Também garantem a postura adequada para lidar com os desafios vivenciados no ramo.

Quais são as habilidades da alta gestão em Administração?

Segundo Macir Bernardo , os gestores enfrentam uma série de desafios, incluindo aspectos relacionados à gestão de equipes, à implementação de novas práticas, à adaptação às mudanças e à tomada estratégica de decisões.

Por isso, para o especialista, algumas soft skills em Administração precisam ser desenvolvidas por profissionais de todas as áreas .

“As habilidades mais valorizadas em um profissional, atualmente, incluem pensamento crítico, habilidades de liderança, competência digital, capacidade de inovação, habilidades interpessoais e uma forte compreensão dos princípios de ética e responsabilidade social”.

Para aqueles que atuam na alta gestão, algumas soft skills em Administração merecem ainda mais destaque. Elas são fundamentais para uma atuação competente, precisa e vantajosa para todas as partes interessadas.

A seguir, falamos sobre essas habilidades que devem ser desenvolvidas pelo profissional.

1. Resolução de conflitos

Nas relações humanas, é natural que ocorram situações de divergência de pensamentos. No mundo dos negócios, o gestor precisa estar pronto para intervir de forma inteligente e estratégica , lidando da melhor forma com as equipes e indivíduos para resolver conflitos.

“A gestão de pessoas é fundamental para o desempenho e a produtividade das organizações, pois envolve atração, retenção e desenvolvimento de talentos, bem como a criação de um ambiente de trabalho positivo e inclusivo”, ressalta Macir.

2. Tomada de decisão

Esse é um aspecto que faz parte do dia a dia dos profissionais de Administração, já que é essencial estar pronto para analisar as situações de maneira racional . Assim, é possível tomar decisões considerando os cenários possíveis e identificando o mais vantajoso.

Macir vai além e ressalta a importância de associar dois princípios às tomadas de decisão.

“A ética e a responsabilidade social são integradas às práticas de gestão ao garantir que as decisões e ações da organização sejam conduzidas de maneira justa, transparente e responsável, considerando o impacto nos stakeholders e no meio ambiente”.

3. Solução de problemas

Nem sempre os cenários são favoráveis nos negócios. Por isso, os profissionais precisam desenvolver soft skills em Administração que possibilitem lidar com as variáveis que surgem pelo caminho.

A capacidade de solucionar problemas é indispensável e se soma à tomada de decisões para uma atuação competente do especialista. Aqui, podemos citar, ainda, a importância de desenvolver, também, a inteligência emocional .

Ela permitirá manter o controle das próprias emoções nos momentos desafiadores. Com isso, mesmo os problemas mais complicados poderão ser solucionados com eficiência e de uma forma estratégica.

4. Pensamento crítico-analítico

Essa é uma das soft skills em Administração mais importantes porque influencia a atuação do profissional de diversas formas. Essa habilidade permite identificar pontos e aspectos relevantes de processos, projetos, pessoas, da equipe, da empresa, do mercado , e assim por diante.

Quando o profissional consegue ter essa visão completa, ele é capaz de tomar as melhores decisões e elaborar estratégias para alcançar excelentes resultados. Além disso, percebe aquilo que poderia trazer consequências negativas ou prejuízos, reconhecendo os caminhos que precisam ser evitados.

5. Gestão do tempo

O dia a dia de quem trabalha na gestão e áreas relacionadas costuma ser muito dinâmico. É preciso lidar com prazos, diferentes demandas, tarefas e compromissos. Logo, saber gerenciar o tempo também está entre as principais soft skills em Administração.

Mas não se trata de fazer o máximo de atividades o mais rápido possível, e sim de saber aproveitar as horas do dia de forma inteligente . Também é preciso organizar a rotina de maneira estratégica para administrar todas as demandas sem se sobrecarregar e atendendo a todos os prazos e metas.

Essa é uma habilidade que contribui para a produtividade da equipe. Isso porque garante que o tempo dedicado está sendo muito bem aproveitado e que os talentos não estão gastando energia a mais do que o necessário.

Como desenvolver soft skills em Administração?

Um dos grandes desafios dessa tarefa é o fato de que estamos falando de habilidades que não podem ser aprendidas. Não se trata, por exemplo, de alguém ensinar como um programa funciona e você reproduzir passos para chegar ao mesmo resultado.

As soft skills em Administração são desenvolvidas em âmbito pessoal . É preciso que cada um busque autoconhecimento para compreender suas forças e fraquezas. Assim, elas podem ser devidamente trabalhadas e equilibradas.

Também é necessário praticar a autoanálise com crítica construtiva . O objetivo é observar o próprio comportamento, a postura e as reações diante de diferentes situações. Desse modo, é possível modificar aquilo que ainda está inadequado.

A graduação ajuda nesse processo, e existem cursos que ensinam algumas técnicas para aprimorar as soft skills em Administração. Você realiza exercícios práticos para promover mudanças positivas e significativas no seu próprio comportamento para treinar as habilidades que gostaria de desenvolver.

Também vale recorrer a leituras, mentorias e assistir a palestras. É interessante conhecer o seu próprio perfil comportamental . Isso ajuda bastante no aprimoramento das qualidades e a lidar da melhor forma com possíveis dificuldades ou limitações.

Associar as soft skills em Administração aos conhecimentos e competências técnicas é indispensável para ter sucesso na carreira. Não se esqueça de que as empresas de hoje buscam profissionais cada vez mais completos. Então, além de um excelente currículo, você precisa ter as características que compõem o bom gestor.

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