#Cursos livres

8 dicas de como ser uma pessoa melhor

Já se perguntou como pode ser uma pessoa melhor durante os seus momentos de estudos e trabalho? Entenda, agora! …
8 dicas de como ser uma pessoa melhor
5 min de leitura - há 20 dias

Já pensou em como ser uma pessoa melhor? O questionamento pode aparecer no cotidiano de trabalho, durante uma leitura ou até no momento de se deitar na cama. O desejo pelo autoconhecimento facilita o acerto nas escolhas profissionais e pessoais.

Embora o autoconhecimento não possa ser inserido como experiência ou formação no currículo, ela pode ser expressa durante uma entrevista, no exercício de trabalho ou em algum outro episódio corriqueiro. Quem busca ser uma pessoa melhor toma algumas atitudes capazes de ajudar colegas, familiares e amigos a progredirem juntos.

Gostou do assunto e quer saber mais detalhes? Selecionamos 8 dicas de como se tornar uma pessoa melhor. Após a leitura deste texto, você saberá como diagnosticar valores, fugir do superficial, desenvolver a empatia e investir em educação.

Além disso, entenderá a importância de nunca parar de aprender, colocar as mãos na massa, manter-se alerta e solucionar erros rapidamente. Boa leitura!

1. Diagnostique seus valores

Todo ser humano tem formas de se comunicar com o outro a partir de algumas áreas de afinidade — condutas profissionais, familiares, religiosas e estéticas. São maneiras de interpretar o mundo. Logo, identificar quais são as mais importantes para você vai ajudar a aprender a lidar melhor com os pontos de vista de outras pessoas.

Isso porque ao observar de que lugares partem os seus valores, você começa a entender melhor quais são os do outro. Assim, pode encontrar formas de resolver conflitos. Muitas vezes, discussões são prolongadas porque as pessoas falam “idiomas diferentes”.

Por exemplo, tentar entender uma música pop a partir de uma referência de música clássica pode gerar conflitos. Se na discussão ambas as pessoas entendem de onde partem as motivações e valores de cada um, fica mais fácil conciliar as opiniões e até “concordar em discordar”.

Além disso, lembre-se de que cada pessoa apresenta qualidades diferentes. Algumas, podem ter a empatia como principal qualidade, enquanto outras, o senso de justiça. Pergunte-se quais são as características que se destacam em você. Após fazer esse diagnóstico, trabalhe para melhorar esses valores e, assim, ampliar seu magnetismo pessoal e profissional .

2. Fuja do que é superficial e performático

De fato, sabemos a importância de tentar ser uma pessoa agradável. No entanto, forçar a barra, em uma performance daquilo que não se é, pode afastar você de ser uma pessoa melhor. Logo, se é identificado falsidade na sua conduta, oportunidades podem ser perdidas em processos seletivos e na progressão de carreira.

Ser genuinamente simpático, por exemplo, é diferente de se esforçar para ser receptivo. Os dois modos de atitude são válidos e devem ser respeitados. Não adianta forçar um sorriso quando você é mais fechado. Aprenda a comunicar a sua verdade.

3. Desenvolva a empatia

Você realmente sabe escutar as outras pessoas? Esse é um ponto-chave para se conectar com alguém e, assim, desenvolver o sentimento de imaginar o que o outro sente, por mais diferente que seja. Dessa forma, você consegue entender as pessoas, mesmo que tenha uma visão oposta. Para isso, treine a sua escuta, não interrompa as pessoas.

Utilize a linguagem corporal para se conectar com o outro e elabore perguntas que demonstrem interesse genuíno no assunto. Isso não quer dizer estar sempre disponível. Pelo contrário, selecione momentos e seja intenso nessa troca. As pessoas sentem a diferença.

4. Invista em educação

O aprendizado permite estabelecer novas relações. Investir em educação significa ampliar o repertório e conseguir encontrar soluções mais criativas para o trabalho e o cotidiano geral, sem se esquecer do quanto isso pode contar no momento de descobrir oportunidades profissionais.

Investir significa colher frutos diante do planejamento financeiro e pessoal produzido. Adquira livros e outros objetos que sejam do seu interesse para ampliar suas formas de ver o mundo.

Você pode se matricular em aulas de atividades que nunca pensou em fazer. Até conversar com pessoas de campos muito diferentes do seu pode ser uma forma de investir em educação, sabia? Nessas trocas, pode aparecer um curso, um livro, um passeio ou uma viagem que estimule a absorver mais conhecimento.

5. Nunca pare de aprender

Mesmo que o ensino regular seja finalizado e você obtenha os diplomas de ensino médio, graduação e pós- graduação , o processo de aprendizagem continua. Ele faz parte da própria vida, pois é dessa forma que mantemos o cérebro funcionando. Até uma conversa, por exemplo, pode facilitar a aquisição de um novo conhecimento.

6. Coloque as mãos na massa

Um dos principais segredos para se tornar uma pessoa melhor é não deixar que os erros paralisem o seu processo. É natural julgarmos nossas ações ao cometer algum deslize.

Por exemplo, muitos deslizes podem acontecer no momento de recém-formado . No entanto, é preciso observar com mais tolerância para que possamos permanecer tentando e avançar.

Isso significa colocar as mãos na massa e se parabenizar pelos pequenos progressos. Eles ajudarão a não abandonar a jornada para ser uma pessoa melhor.

Por isso, se você tem receio de iniciar uma nova atividade, pedir perdão ou se abrir com alguém, mesmo assim, enfrente isso. Aos poucos, perceberá que é melhor tomar alguma atitude e aprender com ela do que ficar parado.

7. Mantenha-se alerta

Vigiar as próprias ações é uma forma de ter mais cuidado e prevenir possíveis erros. Você pode conseguir isso ao cultivar um pouco do silêncio perante situações e perguntas. Dessa forma, é exercitado o alerta para pensar antes de falar e produzir resultados mais favoráveis para o crescimento pessoal.

8. Corrija-se rapidamente

Entenda os erros como algo natural no processo de se tornar uma pessoa melhor. Ao ter consciência disso, você consegue ter um desenvolvimento pessoal mais otimizado. Há um poema de Arnaldo Antunes, cantor e compositor paulista, que diz: “perder liberta”.

Dessa forma, podemos interpretar o processo de se corrigir como um tipo de liberdade. Isso porque quando aceitamos perder algo por conta de um erro, temos mais agilidade para corrigir.

As dicas de como ser uma pessoa melhor são boas ferramentas para descobrir oportunidades para uma vida com mais desejos e conquistas. Investir em autoconhecimento ajuda a entender aquilo que quer e o que não necessita. Afinal, há oportunidades que parecem irrecusáveis e que, no entanto, não resultariam em reais ganhos para o seu plano de metas.

Escolha encontrar o seu melhor! Caso queira uma dica dos astros, descubra qual graduação combina com você!