Tem vontade de conquistar mais oportunidades de emprego e desfrutar de melhores benefícios de carreira? Esse é o desejo de diversas pessoas que estão inseridas no mercado. No entanto, nem todas elas conhecem as possibilidades disponíveis para ir em busca dessas mudanças. E você? Já ouviu falar de recolocação profissional?
Essa é uma alternativa muito vantajosa para quem sente que precisa passar por novos caminhos na carreira para alcançar os principais objetivos. Afinal, trata-se da iniciativa de procurar por melhores chances no mercado para obter o crescimento profissional desejado.
Neste post, vamos explicar mais sobre como é o processo de recolocação profissional e quais estratégias você pode adotar para conquistar o tão sonhado sucesso na carreira. Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe nosso guia!
O que é recolocação profissional?
Muitas vezes, por mais que um emprego seja bom e ofereça vantagens, alguns profissionais sentem a necessidade de ir além. Para alcançar esse objetivo, é possível passar por diversos processos, como:
- tentativa de conquistar uma vaga no mercado;
- busca pela promoção no trabalho ;
- procura por novas oportunidades;
- iniciativa de montar o próprio negócio, e por aí vai.
Todos esses são exemplos de recolocação profissional. Isso porque, esse conceito diz respeito ao interesse e à decisão de aceitar novos desafios na carreira para ter o desenvolvimento esperado.
Em outras palavras, trata-se da atitude de buscar e aproveitar outras oportunidades que podem surgir pelo caminho. Para quem está desempregado, é a chance de conseguir um trabalho de acordo com suas preferências. Para os profissionais já contratados, é a atitude de continuar se desenvolvendo.
Isso não significa necessariamente que a pessoa estará mudando de profissão ou fazendo uma transição de carreira. Na verdade, quer dizer apenas que está dando passos para atingir a posição que tanto sonhou ou para conquistar uma melhor posição no mercado, que oferece mais benefícios e crescimento profissional.
Por que buscar por uma recolocação profissional?
Está pensando que esse processo pode ser muito complicado, arriscado e com poucos benefícios? Então, saiba, desde já, que é possível passar por uma recolocação na carreira de forma prática, segura e vantajosa. No entanto, para isso, é preciso contar com um bom planejamento e organização das escolhas.
Mas, antes disso, que tal entender melhor o que um profissional ganha ao apostar em uma recolocação? A seguir, confira a lista dos principais benefícios!
Melhora do posicionamento
Conseguir um cargo mais alto no lugar em que você trabalha ou encontrar uma oportunidade de emprego que oferece um maior retorno é um objetivo interessante, não é mesmo?
Ir atrás de melhores posições no mercado não é um problema. Muito pelo contrário! Isso mostra que você tem metas de crescimento bem definidas e que pode se dedicar para alcançá-las, atraindo ainda mais os olhares dos líderes e recrutadores.
Maiores salários
Muitas vezes, a recolocação profissional representa também um aumento na remuneração mensal. Por mais que esse possa não ser o seu principal objetivo, ter acesso a salários mais altos é uma grande vantagem para a organização financeira e planejamento pessoal.
Mais estabilidade
Conquistar novos espaços no mercado pode oferecer também uma maior estabilidade de carreira. Afinal, cargos mais altos costumam ser mais sólidos e contam com uma menor rotatividade de funcionários.
Inclusive, essa vantagem é ótima para quem está querendo tomar novas decisões na vida pessoal , como montar uma família, comprar uma casa, entre outros tipos de planos.
Como conseguir uma recolocação profissional no mercado de trabalho atual?
Por outro lado, infelizmente, as oportunidades nem sempre baterão na porta, sem nenhuma iniciativa. Sendo assim, é importante fazer alguns esforços para encontrar algumas chances de realizar a recolocação profissional.
No mercado de trabalho atual, algumas características fazem com que um profissional se destaque. Entretanto, antes de falarmos sobre elas, é interessante ressaltar o contexto que estamos vivendo no momento.
Já ouviu falar sobre Transformação Digital? Esse é o processo de intenso desenvolvimento tecnológico que a sociedade está passando desde o início do século XXI. Por conta disso, não parece que tudo está mais acelerado?
Esse é um efeito que está presente também no mercado de trabalho. Tendências vêm e vão em uma rápida velocidade e ter a preparação adequada para se adaptar a essas novidades é fundamental para qualquer pessoa que busca uma carreira de sucesso .
Sendo assim, já dá para notar qual é um dos principais segredos para conseguir uma boa recolocação no mercado de trabalho atual, não é mesmo? A palavra-chave é: ser um profissional do futuro.
O que o mercado de trabalho do futuro vai buscar?
Para entender o que fazer para se destacar e ter acesso a boas oportunidades de emprego, é preciso saber o que os recrutadores estão procurando com mais frequência ultimamente. Desse modo, confira, a seguir, algumas características essenciais que o profissional do futuro precisa ter para atender às novas demandas do mercado!
Vontade de aprender
A cada dia surge uma nova ferramenta ou estratégia que se torna valiosa para diversos setores do mercado. Sendo assim, não importa o quão profunda seja a sua formação e quantos cursos você já tenha feito, sempre será necessário aprender algo novo para se manter em constante atualização.
Portanto, uma das características indispensáveis do profissional do futuro é a vontade de aprender sobre novos assuntos, mesmo que não estejam diretamente relacionados à área de atuação.
Iniciativa
Outro traço importante no perfil do profissional que se destaca no mercado atual é a proatividade. Tomar a iniciativa diante de situações que estão ao seu alcance faz com que os líderes e gestores valorizem mais o trabalho que você faz.
Esse comportamento pode ser adotado em várias ocasiões em que é possível resolver os problemas sem precisar recorrer aos supervisores. Além disso, oferecer apoio aos colegas de trabalho, sempre que possível, é outra atitude de destaque.
Resiliência
O termo “resiliência” é muito utilizado na Física para se referir aos materiais que conseguem voltar ao estado original, mesmo depois de passar por um processo de deformação. O que isso tem a ver com recolocação profissional?
Como você viu, o mercado tende a mudar rapidamente e isso faz com que novos desafios surjam com frequência. Uma pessoa, por mais capacitada que seja, mas que não consegue se adaptar aos novos contextos, nem passar por situações desafiadoras sem perder o profissionalismo, dificilmente consegue permanecer em posições de prestígio.
Por outro lado, quem busca um desenvolvimento pessoal e profissional de sucesso tem o interesse em aprender a se adaptar e a ser mais resiliente, mesmo nos momentos mais adversos. Não é à toa que essa é uma característica muito procurada nos processos de recrutamento e seleção de novos colaboradores em diversos locais.
Liderança
O que significa liderança para você? Para muitas pessoas, o conceito diz respeito à autoridade e delegação de tarefas, o que, de fato, está certo. No entanto, essa ideia não precisa ser aplicada apenas em um grupo, no qual existe um líder e diversos liderados.
Afinal, é possível tomar a liderança de sua carreira ao definir metas, organizá-las para saírem do papel, ter o controle do plano de ação e tomar decisões que sejam benéficas para os objetivos profissionais que tiver.
A liderança envolve também um conjunto de outras habilidades socioemocionais , como a resiliência, proatividade, inteligência emocional e responsabilidade. Sendo assim, é possível se tornar um bom líder da própria carreira, ainda que esse não seja o cargo dos seus sonhos.
Comunicação assertiva
Saber se comunicar faz toda a diferença no mercado de trabalho. É por meio de um bom diálogo e expressão das ideias que você consegue criar um networking, contribuir com opiniões, fazer um bom marketing pessoal, entre várias outras tarefas que abrem portas.
Por esse motivo, vale a pena também trabalhar as habilidades interpessoais para desenvolver uma comunicação assertiva. Ao se expressar de forma clara e empática, é possível colher ótimos frutos na vida profissional.
Quais são os segredos para uma recolocação profissional de sucesso?
Conquistar um bom espaço no mercado de trabalho nem sempre é uma tarefa fácil, mas é totalmente possível com algumas estratégias. Quer saber como fazer um bom planejamento de recolocação profissional? Então, dê uma olhadinha nas dicas a seguir!
Defina novos objetivos profissionais
O primeiro passo é saber o lugar em que pretende chegar. Definir os principais objetivos dessa nova jornada, construindo um guia da carreira , além de trazer mais motivação, vai permitir a criação de um plano de ação mais realista.
Ao definir bem as metas a serem alcançadas, é muito mais fácil concluir o processo de recolocação com sucesso. Por esse motivo, tire o tempo que precisar para refletir sobre o que espera dos próximos anos na vida profissional e pense nas suas maiores aspirações.
Amplie o seu networking
Ter uma boa base de contatos profissionais traz uma série de vantagens para a carreira, principalmente quando você está buscando novas oportunidades. Construir um networking amplo e sólido oferece a possibilidade de:
- receber indicações;
- ter acesso a propostas de emprego;
- conquistar uma promoção no trabalho;
- encontrar parceiros para montar um negócio;
- entre muitos outros benefícios.
Aposte nas redes sociais
Prepare-se para as entrevistas
É durante as entrevistas que você poderá causar uma boa impressão e deixar os recrutadores curiosos para conhecer mais do seu trabalho. No entanto, para arrasar nessa etapa, é preciso ter uma boa preparação.
Primeiramente, vale ressaltar que processos seletivos deixam qualquer pessoa mais ansiosa, podendo comprometer o desempenho. Afinal, uma coisa é demonstrar competência ao realizar as tarefas e outra totalmente diferente é saber que todas as suas habilidades podem estar sendo avaliadas em um curto intervalo de tempo.
Por esse motivo, controlar as emoções é um bom passo para se preparar para as entrevistas. Adotar técnicas para driblar o nervosismo, como respiração pausada, pensamentos positivos e meditação focada no aqui e agora, é uma excelente estratégia.
Além disso, saiba como fazer um bom currículo e garanta que ele apresente atrativos para que você chegue a essa fase nos processos de seleção de talentos. No entanto, lembre-se de colocar apenas informações verdadeiras e atualizadas.
Atualize seus conhecimentos
Outra maneira de se preparar para os desafios da recolocação profissional é apostando na educação. Manter os conhecimentos atualizados, principalmente sobre a área de interesse, é fundamental para oferecer um trabalho de qualidade.
Nesse contexto, a pós-graduação EAD , por exemplo, se destaca como uma excelente opção. Por meio de uma especialização, você não apenas tem a oportunidade de aprender mais sobre um determinado nicho do conhecimento, como também pode desenvolver habilidades muito procuradas pelo mercado atual.
Não é à toa que pessoas que concluíram a pós-graduação conseguem ter acesso a melhores vagas de emprego , justamente por apresentarem conhecimento e qualidades profissionais específicas para ocupar determinados cargos.
Consequentemente, outras vantagens estão associadas aos pós-graduados, como o aumento do salário, uma maior estabilidade financeira e mais reconhecimento na carreira.
Como a educação digital pode apoiar a sua recolocação profissional?
Conciliar o trabalho com os estudos pode ser um desafio para muitas pessoas, principalmente por falta de tempo. Com rotinas corridas e repletas de compromissos, iniciar uma pós presencial pode não ser viável para vários profissionais durante esse processo de recolocação.
No entanto, isso não significa que é necessário deixar os estudos de lado por esses motivos. A educação digital está aí para trazer mais flexibilidade e praticidade para todas as pessoas que desejam dar continuidade à formação.
Os cursos livres, de graduação e de pós-graduação podem ser facilmente encontrados na modalidade de ensino a distância (EAD), favorecendo a organização da rotina para incluir os estudos e se preparar para o mercado de trabalho do futuro.
Além disso, por meio da educação digital, é possível ter economia de custos, junto de todas essas vantagens. Afinal, não é necessário ter despesas de transporte e alimentação para ir ao campus diariamente. Além disso, as mensalidades dos cursos costumam ter preço mais acessível.
E aí, já sente que tem o que precisa para dar início à uma nova etapa da carreira? Começar a planejar a recolocação profissional é o primeiro passo para conquistar o tão esperado sucesso e desfrutar de muitos benefícios que o mercado tem a oferecer.
Este guia inspirou você a ir em busca do sucesso profissional? Então, prepare-se para investir em educação de qualidade para ter os melhores resultados de carreira. Para isso, conheça mais sobre os nossos cursos !