#Graduação

Publicidade e Propaganda: saiba quantos anos dura essa faculdade

Você tem vontade de seguir carreira na área de Publicidade e Propaganda? Saiba quantos anos é preciso para se formar e o que você aprende nessa faculdade! …
publicidade-e-propaganda-quantos-anos
6 min de leitura - há 22 dias

Publicidade e Propaganda é uma das áreas mais importantes para o mercado . Afinal, não adianta ter o melhor produto do mundo, com o melhor preço, se ninguém sabe disso.

E os profissionais da área estão cada vez mais valorizados em uma era de digitalização dos relacionamentos e poder da informação.

Quer fazer parte desse setor tão dinâmico e inovador que está se reinventando a todo momento? Se comunicação, criatividade e tecnologia fazem parte do seu perfil, confira a seguir tudo sobre o curso de Publicidade e Propaganda!

Introdução à Publicidade e Propaganda

As áreas de Publicidade e Propaganda são r esponsáveis por estratégias, técnicas e processos que criam visibilidade para marcas e produtos , além de conectar empresas com seu público consumidor ideal.

Quando as pessoas não têm muito contato com esse assunto, pensam muito em publicidade como apenas a criação de peças comerciais e divulgação em redes sociais.

No entanto, trata-se de uma ciência . Profissionais da área são preparados para pesquisar tendências de mercado, perfis de público e oportunidades de nichos, combinando tudo isso em mensagens que atingem as pessoas mais propícias, para que estas venham a se tornar clientes fiéis da marca.

Na era das redes sociais , esse trabalho é ainda mais importante. Enquanto antigamente bastava investir em comerciais nas mídias de massa, ter sucesso hoje é encontrar o cliente e fazer parte da vida dele. São estratégias voltadas para dados, linguagem visual e relacionamento digital.

O estudante de Publicidade e Propaganda é preparado para desempenhar exatamente esse papel. Essa é uma profissão para quem gosta de estudar o comportamento humano e aplicar seus conhecimentos para aproximar pessoas e marcas .

Estrutura e duração do curso de Publicidade e Propaganda

O curso de graduação em Publicidade e Propaganda oferece uma estrutura similar à maioria dos bacharelados, seja presencial, seja EAD. Para entender melhor como funciona, vamos usar o exemplo do curso da Anhembi Morumbi .

O currículo é estruturado em 8 semestres (4 anos), nos quais o estudante imerge e aprende sobre todas as definições teóricas e práticas ligadas à profissão.

A abordagem passa por noções de comunicação escrita e visual, incluindo o estudo da história desses temas. Além da base acadêmica, o aluno entra em contato direto com a profissão por meio de disciplinas práticas.

O objetivo do curso de Publicidade e Propaganda é formar profissionais com as seguintes habilidades:

  • criatividade multimídia;
  • senso estético (teoria das cores, composição, arquitetura da informação etc.);
  • desenvolvimento de conteúdo em texto (redação publicitária);
  • conhecimento de práticas para planejamento e execução de campanhas de marketing ;
  • olhar analítico para indicadores comerciais, tendências de mercado e perfis de público.

Ou seja, quem faz Publicidade e Propaganda sai da universidade com um diploma valorizado e todas as ferramentas de que precisa para atuar em qualquer função dentro do setor.

Disciplinas e especializações

Publicidade e Propaganda é uma das áreas mais diversas do mercado, tanto na quantidade de especializações a serem buscadas como na variedade de posições para o profissional atuar dentro de estratégias de comunicação.

Dentro do curso, você terá contato com toda essa abrangência de oportunidades, incluindo disciplinas que preparam para qualquer caminho que você busque seguir na carreira. Alguns exemplos são:

  • comunicação publicitária;
  • criação de campanhas comerciais;
  • criação e uso de mídia;
  • branding (desenvolvimento e gerenciamento de marcas);
  • pesquisa de mercado;
  • planejamento de conteúdo;
  • relacionamento digital;
  • comunicação automatizada; entre outros.

Outro ponto interessante a ser levantado é que existem muitos cursos de especialização para quem quer aprimorar ainda mais suas habilidades na pós-graduação.

Essas especializações focam em funções distintas como, Comunicação Empresarial, Marketing Digital e Gestão de Projetos.

Oportunidades de estágio e projetos práticos

Além do conhecimento teórico sobre arte, comunicação e planejamento, o curso de Publicidade e Propaganda oferece experiência prática para que formados saiam preparados para o mercado de trabalho.

Alguns exemplos de projetos praticados dentro da universidade são:

  • elaboração de planos de comunicação;
  • criação e gerenciamento de marca;
  • utilização de softwares profissionais;
  • criação e utilização de briefings;
  • trabalho em equipe;
  • simulação de projetos reais de mercado etc.

Além disso, claro, há a oportunidade de realizar estágios ainda cursando Publicidade e Propaganda em diversas funções profissionais: dentro de estúdios, como parte do time interno de empresas, entre outras.

Assim, quem se forma no curso já sai dele com a carreira encaminhada, incluindo a experiência que empresas valorizam tanto no setor.

Mercado de trabalho para profissionais de Publicidade e Propaganda

Como já citamos anteriormente, a comunicação comercial mudou muito nos últimos anos. Enquanto a publicidade era mais focada para peças em TV, rádio e revistas, hoje ela está disseminada em todas as interações digitais com o público.

A consequência disso é uma valorização cada vez maior do profissional de Publicidade e Propaganda. Segundo o site Quero Bolsa , o salário médio para quem está começando varia em torno dos 3 mil reais.

Porém, há um aumento considerável nessa média para cargos de maior responsabilidade no setor. Quem cresce na carreira até posições de direção e gestão de marketing pode receber acima dos R$20mil por mês!

Outro chamariz para a profissão é a quantidade de oportunidades e a possibilidade de mudar de especialização com o tempo, conforme novas tendências e tecnologias.

Preparação para a carreira em Publicidade e Propaganda

O que o mercado de Publicidade e Propaganda nos mostra é que dinamismo e criatividade valem muito para quem quer se consolidar na carreira . Por isso, você já pode começar a se preparar antes mesmo de começar o curso.

Primeiro, veja se você tem o perfil para a profissão. Pessoas que atuam na publicidade são dinâmicas, curiosas e gostam de se comunicar. São entusiastas de tecnologia e se sentem à vontade em ambientes digitais.

Além disso, claro, precisam ser pessoas que sabem usar a criatividade com objetividade, para fins comerciais. O profissional mais valorizado é aquele que sabe transmitir uma mensagem clara, que cative e faça o público se identificar com uma marca.

Portanto, comece desde já. Busque referências, vídeos e livros sobre o tema. Inspire-se estudando campanhas de marketing de sucesso e tente entender o que faz uma marca se tornar conhecida.

Se você alinhar esse interesse à base acadêmica de uma boa universidade, tem tudo para se destacar cedo no mercado.

Escolha da instituição para cursar Publicidade e Propaganda

A última pergunta que precisamos responder é: qual é o melhor lugar para estudar e garantir uma carreira de sucesso?

A melhor instituição para cursar Publicidade e Propaganda é aquele que se adapta ao que você precisa. Além de ter um currículo de qualidade, é preciso apresentar o conteúdo de maneira dinâmica e é flexível, tanto no ensino presencial quanto no EAD.

Afinal, se você veio entender quantos anos dura o curso de Publicidade e Propaganda é porque valoriza o seu tempo. A instituição ideal é aquela que entrega o currículo mais eficiente, moderno e que prepara você para o sucesso desde o primeiro dia de profissão.

Que tal conhecer mais sobre o curso perfeito para você? Saiba mais sobre Publicidade e Propaganda na Anhembi Morumbi !