
Para conhecer realmente o que uma graduação oferece, precisamos ir além do nome. Um exemplo é a pergunta: Publicidade e Propaganda: o que estuda? Qual é a diferença entre os dois conceitos e como eles se unem no dia a dia do profissional?
Neste post, vamos mostrar um panorama geral dessa graduação. Também apresentaremos as diferenças em relação ao Marketing, já que muitas vezes os dois campos costumam ser vistos como um só, e as dicas para se preparar para a formação. Boa leitura!
O que é Publicidade e Propaganda?
É uma graduação que proporciona que empresas, organizações e indivíduos promovam produtos, ideias, serviços ou causas . Mas você pode se perguntar: os dois nomes significam a mesma coisa?
Na verdade, a Publicidade é direcionada à promoção comercial, enquanto a Propaganda envolve atividades mais amplas. A primeira desperta o desejo de compra em relação a um determinado produto ou serviço, enquanto a segunda influencia atitudes e comportamentos das pessoas.
Esse curso forma profissionais que cuidam do desenvolvimento de campanhas e peças publicitárias, entre outras atividades de divulgação. O graduado trabalha para apresentar um produto ou serviço a consumidores em potencial, promove as vendas e ainda garante a boa reputação da marca junto ao público.
Diferenças em relação ao Marketing
Hoje em dia, os dois campos costumam ser confundidos — já que ambos trabalham com divulgação de produtos e fortalecimento de marca. Além disso, geram muitas vagas e não é incomum que os profissionais dos dois setores trabalhem juntos. Confira um resumo das principais diferenças:
- Marketing — define as estratégias gerais de uma empresa e os objetivos de mercado .
- Publicidade e Propaganda — executa campanhas de divulgação mais específicas.
A Publicidade costuma se concentrar na criação e distribuição de mensagens e campanhas persuasivas, direcionadas a um público-alvo específico. Junto a ela, temos a Propaganda, que se concentra na difusão de uma ideia ou opinião.
Já o Marketing é um conceito mais abrangente e engloba todas as estratégias para melhorar o posicionamento de uma empresa no mercado.
Caso o objetivo seja apenas divulgar um produto específico, a Publicidade e Propaganda é acionada. Contudo, se a meta for trabalhar todo o posicionamento de uma marca no mercado, mostrar a missão e valores e trabalhar o portfólio, os profissionais de Marketing entram em ação.
O que faz parte do curso?
Essa graduação aborda estratégias de comunicação, desenvolvimento de ações de divulgação, gerenciamento de mídia, branding (fortalecimento de marca), planejamento de conteúdos e pesquisa de marca.
Com todo esse repertório, dá para dizer que Publicidade e Propaganda é a opção ideal para estudantes que se animam com a ideia de trabalhar com a promoção de serviços, produtos e marcas. É possível buscar emprego em uma agência ou trabalhar por conta própria , como freelancer ou abrindo o próprio negócio.
Além disso, a graduação atrai pessoas criativas e dispostas a inovar. Afinal, quem nunca ficou admirado com algum comercial na televisão ou propaganda na internet, por exemplo? É possível utilizar o humor, o drama e outras maneiras de despertar emoções nas pessoas.
Com a popularização da internet de banda larga e os smartphones, a Publicidade e Propaganda ganhou um campo a mais para se desenvolver . Assim, a divulgação de produtos e serviços nos meios digitais, como redes sociais e sites, é outra competência que os graduandos desenvolvem durante a formação.
O que se estuda em Publicidade e Propaganda?
A grade curricular desse curso é dinâmica e corresponde à evolução constante da indústria de comunicação em geral. As Unidades Curriculares unem a teoria à prática, fornecendo uma base sólida em princípios de Marketing e divulgação de produtos e serviços, junto com habilidades técnicas necessárias para gerar campanhas eficazes.
A graduação é iniciada com Unidades Curriculares que introduzem os fundamentos básicos de Publicidade e Propaganda. Isso serve para que os alunos se familiarizem com assuntos relacionados à psicologia do consumidor e à teoria da comunicação, por exemplo.
Conforme os alunos avançam, será possível se aprofundar em alguns ramos específicos: redação publicitária, pesquisas de mercado , planejamento de mídia, entre outros.
Confira algumas Unidades Curriculares específicas do Projeto Pedagógico de Publicidade e Propaganda da Anhembi Morumbi:
- Comunicação Integrada;
- Linguagens e Relações Estéticas;
- Negócios da Comunicação;
- Análise de Dados e Big Data;
- Narrativas e Produção Transmídia;
- Gestão de Marketing;
- Imagem e Identidade Visual;
- Comportamento, Consumo e Tendências;
- Audiovisual Publicitário;
- Branding.
Conheça a nossa matriz curricular completa e o Projeto Pedagógico da graduação em Publicidade de Propaganda , com diretrizes específicas da faculdade.
Como se preparar para o curso?
Como vimos até aqui, o estudante ideal de Publicidade e Propaganda reúne algumas características específicas: o desejo de exercer a criatividade , o interesse em divulgação de produtos e serviços e a capacidade de utilizar a internet para despertar a atenção do público.
Vale notar que a carreira em Publicidade e Propaganda exige curiosidade, vontade de aprender, disposição para inovar e ler muito. O profissional precisa adotar uma mentalidade de estudo contínuo, já que todo dia surgem novas formas de divulgar produtos e serviços. Um fenômeno recente são os reels, por exemplo.
Uma maneira de se preparar para o dia a dia na sala de aula é procurar conteúdos de redação publicitária, que ajudam a melhorar a capacidade de se expressar. Observar as campanhas de divulgação com um olhar mais crítico também vai ajudar a ter insights valiosos, que poderão ser compartilhados com os colegas de faculdade posteriormente.
Caso o estudante tenha essa mentalidade, e ainda se interesse pela oportunidade de trabalhar em equipe, essa faculdade é uma excelente escolha. Por falar nisso, há outra decisão que precisa ser tomada: a definição da Instituição de Ensino Superior .
A Anhembi entende que o ambiente deve promover a criatividade dos estudantes que optam por nossa faculdade. É por isso que oferecemos salas de aula modernas e envolventes, nas quais as ideias ganham vida.
O corpo docente é qualificado, com a presença de diversos mestres e doutores. Também oferecemos o modelo UC Dual, no qual as empresas firmam parcerias com a Anhembi Morumbi para proporcionar desafios reais para os estudantes — e prepará-los para o mercado de trabalho.
Publicidade e Propaganda: o que se estuda, afinal? Depois da leitura deste post, descobrimos que essa área explica todo o modo com que empresas e indivíduos usam ferramentas para divulgar os produtos, serviços e apresentar missões e valores. Os estudantes da área são criativos e inovadores — o que torna as aulas e os debates ainda mais divertidos.
Visite a página oficial do curso da Anhembi para conhecer melhor os diferenciais da graduação!