“Não fiz o Enem, posso entrar na faculdade ainda?” Se essa é uma pergunta que você está se fazendo, saiba, desde já, que a resposta é: sim! Quando o período de inscrição para o exame acaba, é comum que o desespero bata por não ter se candidatado para a realização das provas. No entanto, não se preocupe, pois existe solução!
Atrasar para a prova, decidir se inscrever quando já se encerrou o prazo, escolher voltar a estudar mais para o fim do ano, estar em dúvida se vale a pena fazer faculdade : são várias razões que podem fazer com que uma pessoa perca o Enem ou não conquiste um bom desempenho na prova.
O importante é saber que isso não significa que ela não poderá entrar na faculdade. Afinal, há diversas alternativas ao exame e você vai perceber que nem sempre é necessário passar por essa avaliação para ter acesso a boas oportunidades de ingressar no Ensino Superior.
Quer saber o que fazer se você perder o Enem? Então, acompanhe este post e confira ótimas soluções!
O Enem é obrigatório?
Chega o fim do ano e bate aquela sensação de que todo mundo só fala sobre o mesmo assunto: o Enem. Isso também acontece com você? Quando esse tema vem à tona, é comum se convencer de que é preciso fazer o exame a todo custo.
No entanto, o Enem não tem caráter obrigatório. Apesar de oferecer várias vantagens para quem o realiza, o exame é exigido apenas para alguns processos seletivos que ajudam a ingressar na universidade ou concorrer a bolsas de estudo.
Por exemplo, se você se interessa por uma instituição de ensino pública e gostaria de utilizar o Sisu para entrar, ou caso pretenda receber descontos integrais ou parciais na mensalidade, por meio do ProUni, é necessário ter feito a edição mais recente e ter uma nota do Enem satisfatória.
No entanto, se esse não é o seu caso, é possível se acalmar, pois não há a obrigatoriedade de se candidatar. Tanto é que a inscrição no exame é facultativa e você pode fazê-la apenas quando sentir que há preparação para encarar as avaliações. Inclusive, se escolher nunca realizá-las, seja por falta de vontade de estudar para o Enem , seja por vários outros motivos, também não há problema nenhum.
Perdi o Enem, e agora?
Agora que você já sabe que o Enem não é obrigatório, consegue sentir mais tranquilidade por ter perdido a última edição? Para ajudar a não se desesperar, separamos algumas dicas em que você pode apostar quando não realizar o exame. A seguir, veja algumas medidas viáveis para quem perdeu o Enem!
Pesquise por vestibulares tradicionais
O Enem não é a única forma de ingresso no Ensino Superior, sabia disso? Diversas instituições de ensino, sejam elas públicas, sejam privadas, optam por realizar os seus próprios vestibulares ou contar com bancas especializadas para montar o processo de seleção.
Desse modo, não fez o Enem, mas ainda quer se candidatar a uma vaga no Ensino Superior? É possível procurar por vestibulares tradicionais. Essas provas ocorrem em vários períodos do ano, e é possível se informar e se preparar para realizá-las assim que for possível.
Justifique a ausência, se possível
E quando o candidato se inscreve no Enem, mas acaba não conseguindo comparecer ao exame em algum dos dias programados? Nesse caso, existem outras soluções. Uma delas é justificar a ausência, para não comprometer a sua participação nas próximas edições.
Inclusive, para quem pediu isenção da taxa de inscrição do Enem e gostaria de solicitá-la novamente no próximo ano, a justificativa de ausência é obrigatória. Para isso, é preciso acompanhar os prazos determinados pelo Ministério da Educação e acessar a página do participante , no site do Inep, realizando os procedimentos indicados para explicar o motivo da falta.
Prepare-se para o próximo Enem
Outra opção é começar a se preparar para a próxima edição do Enem. Lembrando que quanto mais cedo você começar a estudar, mais fácil será a organização para revisar e aprender o conteúdo necessário. Desse modo, é possível chegar ao exame se sentindo muito mais confiante e ter um melhor desempenho.
Como entrar na faculdade particular sem o Enem?
Não fez o Enem, mas quer entrar agora em uma faculdade particular? Há ótimas alternativas para esse caso também. Listamos três possibilidades que você, provavelmente, vai gostar. Confira!
Invista no vestibular próprio
A primeira e mais indicada opção é fazer o vestibular próprio da instituição de ensino. Entretanto, tenha em mente que cada faculdade pode ter um formato de prova diferente. Dessa forma, é preciso se informar sobre o processo seletivo do local em que você pretende estudar.
Opte pelo FIES
O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é uma grande vantagem para quem busca um financiamento estudantil mais acessível e com baixas taxas de juros. Para muitos alunos, é esse programa que ajuda a seguir com o curso superior e conquistar o diploma.
Se você perdeu o Enem desse ano, mas já fez uma edição passada, é possível aproveitar a nota obtida no exame anterior para concorrer a uma vaga no FIES. Isso porque o programa aceita as pontuações das versões realizadas a partir do ano de 2010.
Venha para a Anhembi
Quer mais uma opção muito interessante para começar a sua faculdade, mesmo sem o Enem? Venha para a Anhembi Morumbi! Aqui, você pode dar início ao seu curso das mais variadas maneiras.
Por exemplo, se já começou um curso superior anteriormente, existem duas opções. Caso você queira mudar de formação ou de instituição de ensino, é só solicitar a transferência externa e pedir o aproveitamento das matérias que já fez. Contudo, se já tem o diploma, mas quer fazer uma segunda graduação , é possível se inscrever, aproveitar as disciplinas já cursadas e, até mesmo, concorrer a bolsas de estudo.
Além disso, a Anhembi tem o seu próprio vestibular, que pode ser feito, inclusive, no modo digital. Nesse caso, você tem a chance de concorrer a benefícios que fazem a diferença na experiência universitária, como uma bolsa de estudo .
Agora, quando você pensar “não fiz o Enem, posso entrar na faculdade?”, já sabe qual será a resposta para a sua pergunta, não é mesmo? Existem várias maneiras de ir em busca do diploma e conquistar o diferencial competitivo de que você precisa para ter uma carreira de sucesso. Por isso, vale a pena apostar nas alternativas e não perder o foco no desenvolvimento profissional.
Gostou da ideia? Então, para inspirar ainda mais, veja por que você deveria começar uma faculdade agora !