Já pensou em mudar de profissão? Às vezes, a área em que você está atuando no momento não desperta mais o interesse de antes ou, então, chegou a hora de ampliar os horizontes. Nesses casos, é comum bater aquela vontade de apostar em novos rumos profissionais.
Vale destacar, inclusive, que mudar de profissão não é necessariamente a mesma coisa que trocar de carreira. Enquanto no primeiro caso, o que você procura é uma nova área de estudo, no outro, o intuito é reajustar a trajetória profissional com as suas novas expectativas.
Independentemente do que você busca no momento, sempre que há o interesse por mudanças, é preciso levar alguns pontos em consideração. Principalmente, quando se trata da vida profissional. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para ajudar você a se organizar para mudar de profissão. Acompanhe e saiba mais!
Saiba que não existe idade para mudar de profissão
A primeira coisa que você precisa ter em mente é que pode mudar de profissão em qualquer momento da sua vida. Pode surgir aquele medo de se arriscar depois de anos de experiência em uma área? É claro! Mas isso não significa que acabaram as suas chances de testar novas vivências profissionais.
Inclusive, é comum fazer faculdade depois dos 40 , e cada vez mais pessoas têm procurado o curso superior nessa faixa etária, pelos mais variados motivos. Sendo assim, a idade não deve ser algo que limite você a ir atrás dos seus objetivos.
Além disso, como visto, o interesse pela mudança de profissão pode surgir por conta de diversos fatores. É possível até notar alguns sinais que indicam o desejo por seguir uma nova carreira, como falta de reconhecimento, perda da vontade de crescer na área atual, desvalorização do mercado, entre outros.
Sendo assim, não importa se você tem 20, 30, 40, 50 ou mais anos: se surge o desejo de investir em novos caminhos para sua vida profissional, vale a pena pesquisar as possibilidades e começar a se planejar para dar esse passo.
Observe o mercado antes de mudar de profissão
Uma das primeiras atitudes a se tomar, na hora de fazer a mudança de profissão, é a análise do mercado de trabalho — tanto o que você está no momento quanto o que deseja entrar futuramente.
Ao tomar essa decisão, você consegue identificar as áreas correlatas à atuação do momento, permitindo ter ideias para aproveitar os relacionamentos profissionais que já tem. Assim, basta criar estratégias para potencializar o currículo, como realizar uma pós-graduação e investir em qualificação.
Outra vantagem de estudar o mercado de trabalho é que isso permite a você avaliar e identificar as tendências das áreas. Dessa forma, é possível observar os nichos de atuação que mais se destacam no momento, e apostar neles para ter um maior crescimento na nova carreira.
Além disso, conhecer o mercado dá a chance de entender o que ele espera dos profissionais. Desse modo, você pode trabalhar para atender aos requisitos, apresentar diferenciais competitivos e reforçar suas qualidades. Tudo isso é fundamental para montar um plano de ação bem-estruturado e estratégico.
Entenda a importância dos estudos nessa fase
Como você pôde notar, voltar a estudar vai dar a oportunidade de ter uma transição de profissão mais tranquila e bem-sucedida. Afinal, o que você estará fazendo, na prática, é investir em novos conhecimentos e no desenvolvimento de habilidades essenciais para o mercado de trabalho em que vai entrar.
Uma especialização, para quem já tem formação superior, é uma grande aliada. No entanto, para isso, é preciso saber como escolher uma pós-graduação corretamente, a fim de tomar decisões que estejam alinhadas com suas novas expectativas.
Isso só será possível após um bom estudo do mercado. Contudo, vale a pena também avaliar as possibilidades de cursos, seja de pós-graduação, seja de graduação. Inclusive, conhecer as opções de ensino faz toda a diferença.
Afinal, atualmente, existem várias modalidades que ajudam a encaixar os estudos na rotina de maneira mais prática. Um exemplo disso é o Ensino a Distância (EAD) , que permite estudar de forma mais flexível, autônoma e econômica, sem deixar a qualidade do aprendizado de lado.
Não é à toa que essa é uma das modalidades de ensino favoritas das pessoas que precisam conciliar trabalho com estudo , ou que têm pouca disponibilidade de horários no dia a dia. Ou seja, tudo de bom para fazer uma boa mudança de profissão.
Veja como se destacar com seus conhecimentos e experiências
Quer mais dicas para mandar bem ao seguir a jornada de mudança de profissão? Então, veja o que fazer para se destacar no novo mercado, apresentando os conhecimentos e valorizando ainda mais as experiências!
Busque áreas correlacionadas
Uma maneira de aproveitar tudo o que você já aprendeu trabalhando é ir em busca de uma área de atuação que está relacionada com a do momento. Com isso, a experiência profissional será ainda mais apreciada pelos recrutadores, é possível conhecer mais pessoas no núcleo e já existem conhecimentos sólidos sobre o mercado atual.
Use o networking
Mudar de profissão também é muito mais fácil quando você já tem contatos. É essa a importância do networking para a carreira , independentemente dos seus objetivos. Sendo assim, aproveite a rede de profissionais desenvolvida ao longo de toda a sua jornada e veja como ela pode ajudar a conseguir boas oportunidades na nova trajetória.
Pesquise pós-graduações
Por fim, lembre-se de que a pós-graduação vai abrir muitos caminhos para mudar de profissão. É por esse motivo que pesquisar cursos que atendam aos seus objetivos com a transição é fundamental.
Não apenas a escolha do curso é importante, como também, da instituição de ensino. Ter o apoio de um espaço construtivo e que ajuda a obter melhores oportunidades também faz toda a diferença. Nesse contexto, saiba que a Anhembi Morumbi está sempre de portas abertas para apoiar os alunos.
Viu só como mudar de profissão não tem nada a ver com idade, mas sim com boas estratégias? Ao fazer um plano de ação eficiente e escolher as melhores opções, é possível embarcar em uma nova jornada profissional com organização, segurança e ótimas conquistas.
Quer dar o primeiro passo para mudar de profissão e voltar a estudar? Então, conheça a Universidade Anhembi Morumbi e veja como os nossos cursos podem ajudar nessa missão!